Irlanda: Exposição “THIS IS NOT A HOUSE”, de Edgar Martins, em Dublin

Publicado em quarta-feira, 06 fevereiro 2013 14:50

A exposição de fotografia “THIS IS NOT A HOUSE”, de Edgar Martins, vai estar patente de 14 de fevereiro a 17 de março de 2013 na Galllery of Photography, em Dublin. Esta mostra resulta de um convite feito ao artista pela "New York Times Magazine” para realizar um projeto fotográfico sobre o colapso do setor imobiliário nos EUA.

A inauguração em Dublin insere-se num ciclo de itinerância previsto para este projeto, que se prolongará ao longo do ano por galerias e museus em Inglaterra, Irlanda e País de Gales, com o apoio do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, IP.

Ao longo de 21 dias, Edgar Martins viajou por oito estados e 19 cidades norte-americanas para captar imagens sobre os efeitos da crise económica naquele país. Desse périplo resultaram as mais de cem fotografias que integram o trabalho “THIS IS NOT A HOUSE” (“ISTO NÃO É UMA CASA”).

Nas fotografias imperam imagens de casas inacabadas e cenários de vazio e destruição deixados para trás por famílias e empresas norte-americanas arruinadas. Trata-se de um projeto que vai além da formal investigação e documentação, e que ao mesmo tempo reflete, catalisa e reúne novas experiências sobre futuros rumos da arquitetura americana.

Em 2012, esta exposição foi apresentada na galeria britânica Wapping Project Bankside. O artista estará presente em Dublin a partir do dia 11 de Fevereiro e fará uma palestra no dia 14. A cerimónia de inauguração está marcada para a véspera, quarta-feira dia 13.

Edgar Martins nasceu em 1977 em Évora, cresceu em Macau (China) e vive no Reino Unido desde 1996, onde estudou no Royal College of Art. Recentemente expôs na 54ª Bienal de Veneza, no MoMA, em Nova York,  na Photographers’ Gallery, em Londres, no Centro Cultural de Belém, Museu do Oriente e Museu da Eletricidade, em Lisboa e no Centro Cultural Hélio Oiticia, no Rio de Janeiro.

O seu trabalho foi já por diversas vezes distinguido, tendo nomeadamente obtido o primeiro prémio em 2010 no concurso “The International Photography Awards”. Obras suas estão representadas em inúmeras coleções públicas e privadas, como por exemplo no Museu Victoria e Albert e no National Media Museum  (Reino Unido), no Museu de Arte de Dallas  (EUA), na Fundação Calouste Gulbenkian (Portugal) e na Fundação Carmignac (França).