Maputo: Participação de Cristina Taquelim na Feira do Livro de Maputo

日历
Camões, I.P.
Date
24.10.2020
Location
Maputo, Moçambique

Description

A convite do Camões - Centro Cultural Português em Maputo, Cristina Taquelim participará  na 6ª edição da Feira do Livro de Maputo, que decorre entre os dias 22 a 24 de outubro de 2020.

Este ano, a Feira tem como tema (re) pensar a criação literária em tempos da pandemia” e homenageia a escritora Paulina Chiziane, a primeira romancista moçambicana. Presente, desta vez, no espaço virtual, reúne autores, editores, jornalistas, investigadores e críticos de 8 países. 

No dia 24 de outubro, às 15h30, Cristina Taquelim irá participar na Mesa 4, subordinada ao tema "Formação de novos leitores a partir da animação de leitura". A sessão será transmitida online através da plataforma Zoom (ID: 5057647942 // PASSCODE: BZEug7) e do site oficial e página de Facebook da Feira do Livro de Maputo. 

 

Nota biográfica da Cristina Taquelim:

Natural de Lagos (Portugal), Cristina Taquelim, licenciada em Psicologia Educacional e pós-graduada em Ciências Documentais, é Mediadora de Leitura desde 1988. Desenvolve atividade enquanto narradora oral desde 1995 e, nessa qualidade, tem percorrido escolas, bibliotecas, cidades, aldeias, ruas e participado em festivais e encontros Nacionais e Internacionais. Tem experiência no desenho e execução de programas de projetos de literacia familiar, de mediação com diferentes tipologias de público e comunidades. Desde 2010, desenvolve ações de mediação cultural com adultos em situação de exclusão ou isolamento social, e junto de públicos sénior, pequenos trabalhos de recolha. Presta assessoria no desenho de projetos de promoção da leitura para Bibliotecas acompanhamento técnico das equipas. Tem apresentado diversas comunicações em colóquios, congressos e dinamizado ações de formação para outros mediadores e agentes educativos. Integrou a equipa do projeto Gulbenkian Casa da Leitura e colabora com a Universidade Católica na Pós-Graduação de Livro Infantil. Publicou, em Portugal, “Avó do Coração”, “Na Minha Casa Somos Sete” e “Uma Casa na Lua”; e, no Brasil. “Malaquias” e Corrupio”.

Até agosto de 2017, exerceu funções na Biblioteca Municipal de Beja José Saramago, onde, desde 1990, coordenou as equipas do Serviço de Mediação da Leitura, a 14ª edição do "Festival Palavras Andarilhas" e a 1.ª edição do "Contar: Festival de Contos do Mundo".