Paris: Jornada de estudos: “Ai! Ou como gozar em português”

日历
Camões, I.P.
Date
28.11.2022
Location
Paris, França

Description

Terá lugar no dia 28 de novembro de 2022, entre 9h15 às 17h00, na sala Athena da Maison de la Recherche da Universidade Sorbonne Nouvelle, em Paris, França, a jornada de estudos “Ai! Ou como gozar em português”, organizada por Fernando Curopos e Egídia Souto (Crepal), com o apoio do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P.

Sinopse:

A literatura em língua portuguesa nascida com o lirismo trovadoresco surge já permeada por um certo erotismo nas cantigas de amigo, revestindo-se de contornos pornográficos ou obscenos nas cantigas de escárnio e de maldizer. Embora “imorais”, essas cantigas integram o cânone literário, legitimadas pela academia e pelo discurso crítico. Ora, se esse mesmo discurso académico reconhece o episódio da “Ilha dos Amores” (Os Lusíadas) como um texto erótico de relevo, muitos outros, escritos na época e nos séculos seguintes, terão sido descartados, esquecidos ou mesmo apagados por vários mecanismos de censura ou de autocensura, uma censura que também atingiu a arte portuguesa. No entanto, vale lembrar que algumas práticas obscenas vindas de tempos remotos nem sempre foram censuradas e continuam ainda vivas na cultura popular.

A jornada de estudos “Ai! Ou como gozar em português” tem como objetivo resgatar textos, obras, autores, artistas, discursos e práticas culturais em que o sexo é dito, visto, “inter-dito” ou “maldito”.

Consulte o programa, aqui.