Programa de Apoio ao Reforço do Ensino Secundário em Angola – Saber Mais
Angola
Setor: Educação
Parceiros do Camões, I.P.: Ministério da Educação da República de Angola; Ministérios da Educação e Ciência de Portugal; Direções Provinciais de Educação de Benguela, Namibe, Cabinda e Malange; Escola de Formação de Professores e Fundação Calouste Gulbenkian.
Orçamento/duração: EUR 5.1 milhões/48 meses
Objetivo da intervenção
Apoiar o setor do ensino, atuando como agente impulsionador do processo de reforma do Sistema de ensino da Republica de Angola e do Plano Nacional de Formação de Quadros.
O projeto promove a qualidade pedagógica no ensino e valoriza os recursos humanos, através da formação de professores e dos quadros técnicos do Ministério da Educação de Angola (MED), com o apoio de formadores portugueses, colocados em estabelecimentos de formação, junto das Direções Provinciais ou dos serviços centrais do MED.
Está em curso o segundo ciclo do Programa, o qual abrange desde o Ensino Pré-escolar à 13ª classe, passando pelo Ensino Profissional.
O Saber Mais atua nas províncias de Benguela, Namibe, Cabinda e, desde o início de 2016, Malanje, tendo já abrangido cerca de 2000 formandos.