Cuba

Atividades desenvolvidas pela Rede Camões em Cuba.

 

2016

 

Artes Visuais

HAVANA | Casa de Obra Pia | 17-03-2016

Exposição de Pintura “Trascendencia” de Eurico Borges

Realizou-se no dia 17 de março de 2016 na Casa de Obra Pia, em Havana, a inauguração da exposição Trascendencia, do pintor português Eurico Borges.

Eurico Borges nasceu em Chaves, em 1950. Realizou a sua primeira exposição individual em Portugal aos 22 anos e três anos depois viajou por Espanha, depois Holanda e finalmente Alemanha, regressando a Portugal em 1983.

Fixou-se definitivamente em Cuba em 2011.

Apoios: Camões, I.P. e Embaixada de Portugal em Havana

HAVANA | Fábrica de Arte Cubana | 02-06-2016 — 26-06-2016

Exposição de fotografia “Poema Azul”, de Luísa Ferreira

Foi inaugurada em Havana, no dia 02 de junho de 2016, uma exposição de fotografia intitulada «Poema Azul», da artista portuguesa Luísa Ferreira, organizada pela Fábrica de Arte Cubana, espaço cultural de grande relevância em Havana, que acolheu a exposição até 26 de junho. Trata-se de uma viagem que tem como ponto de partida o arquivo da fotógrafa, através da seleção de negativos e diapositivos e de fotografias digitais realizadas entre 1991 e 2014.

Durante a sua permanência, Luísa Ferreira participou em diversas atividades: encontro no Instituto Superior de Artes com alunos da Cátedra de Fotografia coordenada pelo conhecido artista cubano Ossain Raggi González; artista convidada na Escola de Fotografia Criativa de Havana, dirigida pelo conhecido mestre e fotógrafo Tomas Inda; saída experimental pela cidade com estudantes de fotografia e visita à Fototeca Nacional de Cuba.

Organização: Fábrica de Arte Cubana

Apoios: Camões, I.P. e Embaixada de Portugal em Havana

HAVANA | Fábrica de Arte Cubana | 09-10-2016

Projeto «Filigrana Hoje»

Com o apoio da Embaixada de Portugal em Havana e do Camões, I.P., teve início no dia 9 de outubro de 2016, o programa desenvolvido para o projeto «Filigrana Hoje» pela designer portuguesa Sofia Marques de Aguiar, da Fábrica de Arte Cubana, em colaboração com a Associação de Ourivesaria Contemporânea (PIN) de Portugal. O início das atividades é marcado pela inauguração da exposição com o mesmo nome na Fábrica de Arte Cubana.

Apoios: Camões, I.P. e Embaixada de Portugal em Havana

Música

HAVANA | Teatro do Museu Nacional de Belas Artes | 09-06-2016

Concerto de Música Multimédia pelo grupo Rumus Ensemble

No âmbito das celebrações em Cuba do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, apresentou-se pela primeira vez em Havana, no Teatro do Museu Nacional de Belas Artes, o grupo Rumus Ensemble.

“Tocando Portugal – Recital quase um Doc” é o nome de um projeto musical multimédia de êxito internacional.

Apoios: Embaixada de Portugal em Havana, Camões, I.P. e Fundação Leo Brouwer

HAVANA | Basílica Menor de San Francisco de Asís | 29-07-2016

Concerto «Fados de Portugal»

Foi apresentado na Basílica Menor de San Francisco de Asís, em Havana, o concerto “Fados de Portugal” com jovens e destacados solistas cubanos a interpretarem conhecidos fados portugueses, na língua de Camões. As partituras foram cedidas pelo Museu do Fado, em Lisboa.

Entre os títulos escolhidos para este espetáculo, destaque para “Lágrima”, “Medo”, “Lisboa Menina e Moça”, “Uma Casa Portuguesa” e “Canção do Mar”, fados popularizados por intérpretes como Amália Rodrigues, Carlos do Carmo, Mariza, Dulce Pontes, entre muitos outros.

Apoios: Embaixada de Portugal em Havana, Camões, I.P. e Teatro Lírico Nacional

HAVANA | 30-09-2016 — 08-10-2016

Concerto «De Purcell a Rousaz» com o contratenor português Manuel Brás da Costa

O contratenor Manuel Brás da Costa representou Portugal no Festival «Contratenores del Mundo», a decorrer na capital de Cuba, entre os dias 30 de setembro e 08 de outubro de 2016, num evento com características únicas no mundo dado estar inteiramente dedicado a contratenores.

O programa contemplou vários concertos a decorrer em diversas salas emblemáticas de Havana, protagonizados por artistas do Brasil, Canadá, Cuba, Espanha, Estados Unidos, França, Itália, Polónia, Portugal e Rússia. Para além dos concertos, está previsto um ciclo de vídeos intitulado «Música para os olhos»; classes magistrais, uma das quais dirigidas pelo contratenor português.

Manuel Brás da Costa apresenta-se como solista desde 1992, tendo efetuado uma série de concertos em Portugal, Inglaterra, Alemanha, França, Bélgica, África, India e Macau.

O espetáculo «Amar a Terra», onde Manuel Brás da Costa era Cantor Solista, foi escolhido pela Unesco para representar as comemorações mundiais do planeta Terra em Novembro de 2011/2012.

Apoios: Embaixada de Portugal em Havana e Camões, I.P.

 

2014

 

Cinema e Multimédia

GUANTANAMO | 29-05-2014 — 01-06-2014

Filme “Cartas de Angola”, de Dulce Fernandes, participou em Festival

O filme “Cartas de Angola”, de Dulce Fernandes, participou no VII Festival Nacional del Changui "Elio Revé Matos", que se realizou entre 29 de maio e 1 de junho de 2014 em Guantanamo, Cuba.

A projeção contou com a presença da realizadora.

Contado na primeira pessoa, o filme é “uma travessia pela Cuba de hoje e uma descoberta da história dos cubanos em Angola durante a guerra”.

Dulce Fernandes nasceu em Angola. Numa visita a Havana, travou conhecimento com cubanos que tinham estado naquele país africano. Dessa curiosidade surgiu esta película.

Apoio: Camões, I.P.