Tailândia

Atividades desenvolvidas pela Rede Camões na Tailândia.

 

2016

 

Artes Performativas

BANGUECOQUE | 01-07-2016

Portugal no “Bangkok International Children's Theatre Festival”

A Companhia de Música Teatral, uma companhia de teatro portuguesa líder na criação de um trabalho inovador para crianças, participar no dia 1 de julho de 2016, no Bangkok International Children's Theatre Festival (BICT Fest 2016).

Trata-se do primeiro festival internacional de teatro para jovens na Tailândia, e um dos poucos do seu tipo no Sudeste Asiático.

Apoio: Centro Cultural Português em Banguecoque

BANGUECOQUE | 18-11-2016 — 04-12-2016

Espetáculo pela Companhia de Dança Contemporânea de Évora

A Companhia de Dança Contemporânea de Évora (CDCE) apresentou, em Banguecoque, nos dias 29 e 30 de novembro de 2016, o espetáculo Eros e Psiquê no âmbito da 16.ª edição do International  Dance Festival – Education Through Movement.

Organização: Friends of Arts Foundation

Apoios: Camões, I.P., Centro Cultural Português em Banguecoque e Embaixada de Portugal em Banguecoque

Cinema e Multimédia

BANGUECOQUE | 04-04-2016 — 22-04-2016

Semanas do Cinema Português

As Semanas do Cinema Português, que se realizaram em Banguecoque entre 4 e 22 abril de 2016, incluiram uma mostra de cinema português e uma exposição sobre a mesma temática. Este evento, que vai decorrer na Universidade de Chulalongkorn, em Banguecoque.

Em celebração antecipada do Dia da Língua Portuguesa - 5 de maio - a mostra de cinema português teve lugar nos dias 4, 5 e 7 de abril, e incluiu a exibição dos filmes "Fados", de Carlos Saura; "José e Pilar", de Miguel Gonçalves Mendes; e "Os Gatos não têm vertigens", de António-Pedro Vasconcelos.

Os filmes foram seguidos de sessões de debate.

A exposição “Cinema Português” esteve patente ao público de 8 a 22 abril de 2016, no Maha Chakri Sirindhorn Building na Universidade de Chulalongkorn.

Apoio: Centro Cultural Português em Banguecoque

Língua

BANGUECOQUE | 26-09-2016

“European Languages Café”

No dia 26 de setembro de 2016, e pela primeira vez na Tailândia, o Camões – Centro Cultural Português em Banguecoque organizou nas suas instalações o Café das Línguas, iniciativa que visava celebrar o Dia Europeu das Línguas.

O evento contou com 11 países participantes, representando 10 línguas, com as quais estudantes e público interessado na aprendizagem de novas línguas puderam contactar e reconhecer o valor da diversidade linguística.

Organização: Centro Cultural Português em Banguecoque

Música

BANGUECOQUE | 26-09-2016 — 30-09-2016

Participação portuguesa no Big Fish - Bangkok River Music Festival

Com apoio do Camões – Centro Cultural Português em Banguecoque, da Embaixada de Portugal, do Sheraton Hotel e da Casa de Portugal em Macau, decorreu de 26 a 30 de setembro de 2016, no Hotel Bangkok, o Big Fish - Bangkok River Music Festival, com os portugueses "Sunny Side up", com comida e ambiente típico português.

Apoio: Centro Cultural Português em Banguecoque

 

2015

 

Cinema e Multimédia

BANGUECOQUE | 19-04-2015 — 25-04-2015

Semana do Cinema Português em Banguecoque

Durante a Semana do Cinema Português foram exibidos oito filmes portugueses de diferentes épocas e tendências, entre eles, Aniki-Bobó e Non Ou A Vã Glória de Mandar, de Manoel de Oliveira. O 25 de Abril foi assinalado com a exibição de Capitães de Abril, de Maria de Medeiros. Recordações da Casa Amarela, de João César Monteiro, Verdes Anos, de Paulo Rocha, Tabu, de Miguel Gomes, E Agora? Lembra-me, de Joaquim Pinto e Os Olhos da Ásia de João Mário Grilo completaram a lista de filmes portugueses exibidos na capital tailandesa.

A Semana do Cinema Português foi marcada, ainda, pela colaboração entre a Universidade Nova de Lisboa e a Universidade de Chulalongkorm, materializada no seminário que o professor e realizador João Mário Grilo deu na universidade tailandesa sobre História, tendências e modos de produção.

Organização: Thai Film Archive e da Cinemateca Portuguesa

Apoio: Camões, I.P.

BANGUECOQUE, CHIANG MAI | 10-07-2015 — 02-08-2015

Festival de Cinema da União Europeia

Os dois últimos filmes de Manoel de Oliveira: O Velho do Restelo e O Gebo e a Sombra foram exibidos no Festival de Cinema da União Europeia, em Banguecoque e em Chiang Mai.

O festival foi organizado pela Delegação da União Europeia na Tailândia em colaboração com as Embaixadas e institutos culturais dos Estados Membros. A edição de 2015 incluiu 18 filmes (16 longas metragens e duas curtas) de 14 países.

Apoio: Camões, I.P.

BANGUECOQUE | 14, 15, 17-11-2015

"As Mil e Uma Noites" de Miguel Gomes em festival de cinema mundial

No âmbito da 13ª edição do Festival Mundial de Cinema, nos dias 14, 15 e 17 de novembro de 2015 será exibida a trilogia de Miguel Gomes "As Mil e Uma Noites".

A exibição terá lugar no SF World Cinema na capital tailandesa.

O cineasta e o produtor da trilogia estarão presentes, em Banguecoque, onde ministrarão também uma masterclass na Universidade de Chulalongkorn.

Apoio: Centro Cultural Português em Banguecoque

 

2014

 

Cinema e Multimédia

BANGUECOQUE, NAKORNPATHOM | 01-04-2014 — 25-04-2014

Exibição do filme «A Morte de Carlos Gardel»

Filme de Solveig Nordlund, baseado no romance de António Lobo Antunes

BACC (Bangkok Art and Culture Center)

BangkokThai Film Archive

Nakornpathom

Apoio: Camões, I.P.

2013

 

Artes Visuais

BANGUECOQUE | Siam Museum | 27-04-2013 — 28-04-2013

Night at the Museum – the Portuguese at world’s end

Evento dedicado às relações de amizade entre Portugal e a Tailândia que se inseria no âmbito da exposição “Olá Sião” do Museum Siam.

Para além de visitas guiadas à exposição, a iniciativa contou com várias atividades que propunham a descoberta do ambiente histórico dos século XVI e XVII com jogos para crianças, encenações, workshops e reconstituição de um mercado da época.

Organização: Centro Cultural Português em Banguecoque

Apoio: Camões, I.P.

Interdisciplinar

BANGUECOQUE | 16-02-2013 — 17-03-2013

Participação no Bukruk Street Art Festival

Banguecoque recebeu este festival dedicado às artes de rua, ilustração, design gráfico, pintura mural, parcour ou projeções vídeo e que reuniu 16 artistas europeus e 11 tailandeses.

Para além das intervenções artísticas ao ar livre, o evento incluiu outras atividades no espaço expositivo do Bangkok Art and Curture Center.

A participação portuguesa esteve a cargo dos ilustradores / designers gráficos da geração de 85 Kruella D’Enfer e Akacorleone.

Apoio: Camões, I.P.
Literatura

BANGUECOQUE | 31-07-2013 — 08-08-2013

Semana da Literatura em Português e em Espanhol

Numa iniciativa que celebra o seu estatuto de Capital Mundial do Livro em 2013, e em associação com alguns países ibero-americanos (Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Espanha, México e Peru), Banguecoque acolheu uma Semana da Literatura em Português e em Espanhol.

Em representação de Portugal foi projetado o documentário “José e Pilar”, de Miguel Gonçalves Mendes, antecedido por uma conferência sobre a obra do Prémio Nobel da Literatura 1998, José Saramago, a cargo da leitora do Camões, I.P., Luísa Dutra, e de Pralom Boonrussamee, tradutora de português.

No dia 7 de agosto realizou-se uma conferência de imprensa relativa à inauguração, no Parque Lumpini, do Bibliobus UE, de um autocarro que sensibiliza para a diversidade linguística característica da União Europeia. Esta iniciativa tem o apoio da EUNIC, uma rede constituída pelos Institutos Nacionaisde Cultura da União Europeia.

Apoio: Camões, I.P.

 

2012

 

Interdisciplinar

BANGUECOQUE | Centro Cultural Português | 08-09-2012

In the footsteps of the portuguese

O Centro Cultural Português/Camões, I.P. e a Embaixada de Portugal realizaram uma visita de descoberta dos traços da herança cultural portuguesa em Banguecoque, destinada à comunidade portuguesa residente na Tailândia.

O percurso incluiu a Embaixada de Portugal (Chancelaria e Residência) e os bairros e igrejas de origem portuguesa ao longo do rio Chao Praia, igrejas de Nª Srª do Rosário, da Conceição e de Santa Cruz.

Apoio: Camões, I.P.
Língua

BANGUECOQUE | Universidade de Chulalongkorn | 27-08-2012 — 31-08-2012

Semana da Língua Portuguesa na Universidade de Chulalongkorn

O leitorado da Universidade de Chulalongkorn organizou a Semana da Língua Portuguesa, iniciativa que pretendia divulgar a vasta presença da Língua Portuguesa no mundo e também a recém-criada área complementar de Português na Universidade.

Apoio: Camões, I.P.

BANGUECOQUE | Espaço “Too fast to sleep” | 26-09-2012

European Languages Café

Encontro para comemoração do Dia Europeu das Línguas (26 setembro) que visa contribuir para o conhecimento da diversidade linguística e cultural europeia.

A iniciativa pretendeu também divulgar o recém-criado núcleo EUNIC (European Union National Institutes for Culture) na Tailândia e cada dos seus membros no país (Camões, I.P., British Council, Goethe Institute, Alliance Française, embaixadas de França, Espanha e Itália e Delegação da UE na Tailândia).

Apoio: Camões, I.P.