Uruguai

Atividades desenvolvidas pela Rede Camões no Uruguai.

2016

 

Artes Performativas

MONTEVIDEU | 04-05-2016 — 11-05-2016

Miguel Pereira no Festival Internacional de Dança Contemporânea

O coreógrafo e bailarino Miguel Pereira apresentou, “Miguel meets Karima” no Festival Internacional de Dança Contemporânea do Uruguai (FIDCU), que decorreu na capital uruguaia, de 4 a 11 de maio de 2016, em vários espaços culturais da cidade.

“Miguel meets Karima” consiste numa performance que resulta de projeto de colaboração que Miguel Pereira desenvolveu com Karima Mansour, coreógrafa e balarina egípcia, entre 2004 e 2006, que deu origem à apresentação de dois solos no Festival Alkantara de 2006.

Miguel Pereira dinamizará ainda um workshop intitulado “Dança como representação”, de 9 a 11 de maio, entre as 14h00e as 17h00, no espaço cultural Casarrodante.

Apoios: Camões, I.P. e Embaixada de Portugal em Montevideu

MONTEVIDEU | 30-08-2016 — 31-08-2016

Companhia do Chapitô na III Mostra Iberoamericana de Teatro

A Companhia do Chapitô encerra a III Mostra Iberoamericana de Teatro de Montevideu, organizada pela Câmara Municipal da capital uruguaia e pela Sala Verdi.

A partir de uma linguagem e visões contemporâneas, a companhia de teatro apresentará, nos dois últimos dias do festival, os espetáculos “Édipo” e “Eletra”, a 30 e 31 de agosto, respetivamente.

Apoios: Embaixada de Portugal em Montevideu e Camões, I.P.

Artes Visuais

MONTEVIDEU | 07-12-2016

Exposição “Nynhã Aba. Coração de Índio” de Ângela Ferreira exibida em Montevideu

A partir de 7 de dezembro de 2016 esteve em exibição na galeria a céu aberto da Cidade Velha de Montevideu a exposição “Nynhã Aba. Coração de Índio”, de Ângela Ferreira.

Apoios: Embaixada de Portugal e Camões, I.P.

MONTEVIDEU | 08-12-2016

Exposição “De este lado. Historias de migrantes europeos en Uruguay”

Foi inaugurada a 8 de dezembro de 2016, no Museu das Migrações em Montevideu, a exposição fotográfica “De este lado. Historias de migrantes europeos en Uruguay”, organizada pela Fundação Vissi d’Arte, o Centro de Fotografia de Montevideu e o Museu das Migrações, com o apoio do cluster EUNIC-Montevideu.

A exposição, constituida por 16 fotografias de imigrantes europeus de diversas gerações, é o culminar de um projeto de investigação de mais de dois anos sobre a imigração europeia no Uruguai de primeira geração, no qual se tentou perceber de que forma a cultura de acolhimento influencia as conceções culturais dos indivíduos.

Apoios: Camões, I.P. e Cluster EUNIC/Mondevideu

Cinema e Multimédia

MONTEVIDEU | 22-03-2016 — 03-04-2016

Participação de Portugal no Festival Cinematográfico Internacional

A 34º edição do Festival Cinematográfico Internacional do Uruguai realizou-se de 22 de março a 3 de abril de 2016, em Montevideu.

Em 2016 Portugal participou com sete filmes, entre curtas e longas-metragens, e uma coprodução portuguesa. Entram na competição os filmes “Gipsofila” de Margarida Leitão, “Olmo e a Gaivota” de Petra Costa, “Maria do Mar” de João Rosas, e “Provas, exorcismos” de Susana Nobre.

Fora da competição serão exibidos os filmes “Portugal, um dia de cada vez” de João Canijo - realizador que já recebera o prémio honorário de melhor filme por “Sangue do meu sangue” neste festival -, “Talvez deserto, talvez universo” de Miguel Seabra Lopes e Karen Akerman, e “Uma rapariga da sua idade” de Márcio Laranjeira.

Apoio: Camões, I.P.

MONTEVIDEU | 03-11-2016

Eunic Montevideu apresenta o 1.º Festival de Cinema Expandido

Decorreu no dia 3 de novembro de 2016 no Cabildo de Montevideu, o 1.º Festival de Cinema Expandido do Uruguai, organizado pelo cluster EUNIC daquela cidade com o apoio do Ministério da Educação e Cultura, da municipalidade e da Universidade ORT, e com a curadoria do artista e professor de audiovisuais Fabián Barros.

A primeira edição propõe uma reflexão sobre a importância e o poder da paz numa perspetiva contemporânea, pouco mais de 100 anos depois do início da Primeira Guerra Mundial.

Apoio: Camões, I.P.

MONTEVIDEU | 11-12-2016 — 20-12-2016

Semana do Cinema Português

De 11 a 20 de dezembro de 2016, decorreu na Cinemateca Uruguaia em Montevideu, a 2ª Semana do Cinema Português, produzida e programada por Vaivém, uma associação cinematográfica sediada em Buenos Aires, Quito e Lisboa.

Pelo segundo ano consecutivo levou-se a cabo a Semana do Cinema Português, reforçando a ideia de que a cinematografia portuguesa situa-se atualmente como uma das mais originais e desafiantes do panorama mundial.

Organização: Vaivém

Apoios: Embaixada de Portugal em Montevideu, Camões, I.P., Instituto do Cinema e Audiovisual (ICA) e Cinemateca Uruguaia

Interdisciplinar

MONTEVIDEU | 22-09-2016 — 29-09-2016

José Luís Peixoto na Feira Internacional do Livro

José Luís Peixoto estará no Uruguai de 22 a 29 de setembro de 2016 para lançar «Cemitério de Pianos», edição da Casa Editorial Hum, na 39.ª edição da Feira Internacional do Livro de Montevideu.

O escritor marcará presença noutro grande festival da região, o FILBA – Festival Internacional de Leitura de Montevideu, que se realiza nesta cidade de 23 a 26 deste mês e em Buenos Aires, de 30 de setembro a 3 de outubro.

José Luís Peixoto participará na mesa redonda inaugural do FILBA intitulada “Panel Al Límite”, junto a Martín Lasalt, Rosario Lázaro e Fabián Severo. Serão abordadas as noções de centro e periferia nas narrativas destes escritores.

Paralelamente aos dois certames, José Luís Peixoto participará ainda em diversas iniciativas do leitorado do Camões, I.P. que englobam atividades com alunos e professores do ensino básico, secundário e superior, bem como a celebração do Dia Europeu das Línguas organizada pelo cluster EUNIC – Montevideu.

Apoio: Camões, I.P.

Literatura

MONTEVIDEU | 10-08-2016 — 13-08-2016

Escritor João Tordo na 4.ª edição da Semana Negra

João Tordo foi um dos escritores internacionais convidados a participar na 4ª edição da Semana Negra de Montevideu, encontro internacional dedicado ao romance policial, que decorreu entre 10 e 13 de agosto de 2016.

João Tordo encerrará a inauguração do evento, a 10 de agosto, às 20h00, numa conversa sobre a sua obra literária, nomeadamente sobre o livro O luto de Elias Gro, moderada pelo jornalista cultural Jaime Clara.

Apoio: Leitorado do Camões, I.P. em Montevideu

MONTEVIDEU | Teatro Solís | 05-10-2016 — 08-10-2016

Ana Sofia Paiva no Festival de Narração Oral

De 5 a 8 de outubro de 2016, decorreu em Montevideu a 3.ª edição do Festival de Narração Oral. A participação portuguesa foi garantida pela presença de Ana Sofia Paiva que dinamizou diversas atividades de narração de contos, dirigidas tanto ao público infanto-juvenil como ao público adulto, e lecionou uma oficina de formação de narradores intitulada “O poder da voz”.

Paralelamente, a narradora foi convidada pelo Município de Punta del Este a intervir em três instituições públicas daquele departamento, no âmbito das sinergias recentemente criadas entre o leitorado do Camões, I.P., e as autoridades daquele departamento no sentido de descentralizar as atividades culturais de Portugal naquele país.

Apoios: Camões, I.P. e Embaixada de Portugal em Montevideu

Música

MONTEVIDEU | 14-11-2016

Carlos Bica e João Paulo Esteves da Silva no Festival de Jazz de Montevideu

Carlos Bica (contrabaixo) e João Paulo Esteves da Silva (piano) inauguraram o 9.º Festival de Jazz de Montevideu, com um concerto a 14 de novembro de 2016, no Teatro Solís.

Paralelamente, os artistas dinamizaram um workshop artístico, na Sala Zavala Muníz, destinado a músicos de qualquer expressão musical e que teve por objetivo aprofundar as técnicas de instrumento e questões relacionadas com a prática musical em grupo.

Apoios: Camões, I.P. e Embaixada de Portugal em Montevideu

 

2015

 

Artes Visuais

MONTEVIDEU | 03-09-2015 — 26/10/2015

O astrofotógrafo Miguel Claro representa Portugal em exposição internacional de fotografia científica

No âmbito das celebrações do Ano Internacional da Luz, proclamado pela ONU, e numa iniciativa apoiada pelo Camões, I.P. realizam-se, entre os dias 3 de setembro e 26 de outubro de 2015, duas exposições fotográficas, nas duas galerias fotográficas a seu aberto da capital uruguaia, sob um tema comum intitulado “Espectros de lo (in) visible - el fenómeno de la luz entre la ciencia y el arte”.

Este evento é uma organização do cluster EUNIC-Montevideu em parceria com o Centro de Fotografia de Montevideu e em colaboração com a Sociedade Uruguaia de Física, a Sociedade Uruguaia de Astronomia, o Instituto de Física da Faculdade de Ciências e do Instituto de Física da Faculdade de Engenharia da Universidade da República.

Apoios: Camões, I.P., Centro Cultural de Espanha, Aliance Française, Intendência de Montevideu, Museu de Arte Pré-Columbina, Centro de Fotografia de Montevideu e diversas instituições públicas e privadas 

Cinema e Multimédia

MONTEVIDEU | 01-04-2015 — 12-04-2015

Festival Cinematográfico Internacional do Uruguai

A 33ª edição do Festival Cinematográfico Internacional do Uruguai decorreu em sete salas de Montevideu, onde foram projetados cerca de 200 filmes, para além de conferências e encontros com vários realizadores, produtores e atores. O programa desta edição compreendeu 124 longas-metragens e 57 curtas-metragens, com a participação de mais de 50 países, contribuindo este Festival para ampliar o panorama cinematográfico no Uruguai.

Das seis secções do certame, Portugal marcou presença em quatro delas.

Apoio: Camões, I.P.

MONTEVIDEU | 14-05-2015 — 20-05-2015

Filme de José Pedro Vasconcelos no Festival de Cinema Europeu

A Bela e o Paparazzo representou Portugal no Festival de Cinema Europeu que decorreu em Montevideu, no âmbito da celebração do Dia da Europa.

Nesta mostra de cinema europeu foram projetados cerca de 11 filmes dos Estados-Membros da União Europeia. O público uruguaio teve, pelo terceiro ano consecutivo, a oportunidade de conhecer a diversidade cultural europeia através do cinema.

Os filmes selecionados, todos eles galardoados com prémios nacionais e internacionais, abarcam temáticas variadas, com o humor como grande denominador comum.

Organização: Delegação da União Europeia, Embaixadas dos Estados Membros da UE e rede EUNIC – Montevideu

Apoio: Camões, I.P.

Literatura

MONTEVIDEU | 12-11-2015

Homenagem a Fernando Pessoa pela atriz Isabel de la Fuente

Com uma tradição de mais de 20 anos, o grupo de poesia musicada “Caramelos y Pimientos”, composto pela atriz uruguaia Isabel de la Fuente e pelos músicos Eduardo Mauris, Berta Pererira e Pollo Píriz, apresentou no Bar Maldonado y Convención, a edição de 2015 da “Homenagem a Fernando Pessoa”.

Isabel de la Fuente tem, no Uruguai, uma larga atividade de divulgação da obra poética de Fernando Pessoa, tendo sido, inclusive, galardoada com o primeiro prémio do 10.º Encontro de Teatro Jovem com o texto dramatúrgico Suma, inspirado na vida e obra pessoanas.

Apoio: Leitorado do Camões, I.P. na Universidade da República em Montevideu

 

2014

 

Cinema e Multimédia

MONTEVIDEU | 20-05-2014

Portugal no Festival Internacional Cinematográfico do Uruguai

“Portugal desde el margen” foi o título escolhido para a secção especial dedicada a Portugal na 32ª edição do Festival Internacional Cinematográfico do Uruguai, que decorreu em Montevideu.

Nos últimos quatro anos, esta é a segunda vez que o festival dedica uma secção à mais recente cinematografia portuguesa, descrita como “uma das mais criativas da Europa” no editorial do catálogo do evento.

Paralelamente ao festival a sala de exposições da Cinemateca Uruguaia acolheu a exposição Cinema Português, organizada pelo Camões, I.P. e produzida pela Cinemateca Portuguesa. A mostra pretende narrar a história do cinema português desde o seu início até aos dias de hoje.

Organização: Delegação da União Europeia, Embaixadas dos Estados Membros da UE e rede EUNIC – Montevideu
Apoio: Camões, I.P.

Língua

MONTEVIDEU | 26-09-2015

FLASHMOB assinala Dia Europeu das Línguas

Com o apoio do Camões, I.P., no dia 26 de setembro de 2015, no Kibón de Montevideu, teve lugar um flashmob, iniciativa espontânea, que consiste na leitura simultânea de fragmentos de livros em línguas europeias.

Esta atividade realizou-se no âmbito da celebração do Dia Europeu das Línguas e foi organizada pelo cluster EUNIC-Montevideu, decorrendo, simultaneamente, em várias cidades do continente americano.

Apoio: Camões, I.P.

MONTEVIDEU | Teatro solís | 13-10-2014 — 16-10-2014

Portugal abriu Festival Internacional de Narração Oral “Contos pela Paz”

Portugal inaugurou a 2ª edição do Festival Internacional de Narração Oral “Contos pela Paz”, em Montevideu, com um espetáculo que reconta a obra de José Saramago a partir das pinturas de José Santa-Bárbara, intitulado “O Memorial vai à escola”.

O Festival Internacional de Narração Oral, que contou com a participação de mais de 80 convidados estrangeiros provenientes de Espanha, Portugal, Chile e Argentina.

Organização: Teatro Solís e “Caszacuento”

Apoios: Embaixada de Portugal em Montevideu, Camões, I.P., Centro Cultural de Espanha, Aliance Française, Intendência de Montevideu, Museu de Arte Pré-Columbina e diversas instituições públicas e privadas

Literatura

MONTEVIDEU | 04-12-2014

Fernando Pessoa encerrou o ciclo POETAE – Noites de Literatura Europeia

“Todo es teatro” foi o título do recital multidisciplinar de homenagem a Fernando Pessoa que encerrou a edição de 2014 do ciclo POETAE – Noites de Literatura Europeia, atividade organizada pelo cluster EUNIC – Montevideu, no Museu do Vinho, em Montevideu.

A homenagem, que se realiza há mais de 18 anos, esteve a cargo do grupo “Caramelos y Pimientos”, composto pela atriz Isabel de la Fuente e pelos músicos uruguaios Eduardo Mauris, na guitarra, Berta Pereira e Pollo Píriz, nas vozes e percussão.

Percorrendo parte da obra poética de Pessoa, dos heterónimos mais conhecidos, o espetáculo alia à declamação de poemas a dramatização, a dança, a música e a voz de diversos participantes, criando um ambiente onírico em que a palavra e o som se unem num só.

Apoio: Camões, I.P.

Música

MONTEVIDEU | 05-11-2014 — 08-11-2014

Organista João Vaz no Festival Internacional de Órgão

O organista português João Vaz participou na 28 º edição do Festival Internacional de Órgão do Uruguai, na Igreja de Cordón, em Montevideu, e na Basílica da cidade de Canelones.

João Vaz é doutorado em Música e Musicologia pela Universidade de Évora. É formado em Órgão pela Escola Superior de Música de Lisboa, sob a orientação de Antoine Sibertin-Blanc, e pelo Conservatório Superior de Música de Saragoça, em Espanha, onde estudou com José Luis González Uriol.

Apoio: Camões, I.P.

MONTEVIDEU | 18-11-2014 — 24-11-2014

Bonga e Susana Santos Silva no Festival de Jazz

A 7ª edição do Festival de Jazz de Montevideu contou com a participação de dois artistas de países de língua portuguesa, Susana Santos Silva, de Portugal, e Bonga, referência maior da música angolana.

Trompetista, compositora e investigadora musical, Susana Santos Silva, da Orquestra de Jazz do Porto, atuou na Sala Zavala Muñiz, dia 19 de novembro. Foi acompanhada pelo Jeremias Di Polito Trio.

O consagrado Bonga apresentou o seu último álbum "Hora Kota", o seu trigésimo disco, na La Trastienda, dia 23 de novembro, composto por dois duetos especiais: “Angola” com Lavilliers, e “Dikanga” com a reconhecida cantora e atriz francesa Agnès Jaoui.

Apoio: Camões, I.P.

 

2013

 

Interdisciplinar

MONTEVIDEU | 01-10-2013 — 13-10-2013

EUNIC divulgou a cultura portuguesa na Feira Internacional do Livro

O grupo EUNIC – Montevideu, recentemente formado, participaou na 36.ª edição da Feira Internacional do Livro da capital uruguaia, apresentando uma programação diversificada que incluiu um dia dedicado à cultura portuguesa.

A 7 de outubro, a cultura portuguesa esteve em destaque. Durante todo o dia, houve vídeos de conteúdo cultural e patrimonial exibidos no espaço do pavilhão, tendo decorrido, nesse mesmo espaço, uma aula aberta de português a cargo da leitora do Camões, I.P., Raquel Carinhas.

Apoio: Camões, I.P.

MONTEVIDEU | 07-11-2013 — 14-11-2013

Autores de língua portuguesa em destaque no Mundial Poético 

A 1ª edição do Mundial Poético, onde foram recitadas obras de autores como José Craveirinha, Agostinho Neto ou Mia Couto, realizou-se de 7 a 14 de novembro de 2013, em Montevideu, cidade distinguida como “Capital Ibero Americana da Cultura 2013”.

A inauguração do evento foi marcada pelo recital de poesia, teatro e música “Grito Negro”, em torno da poesia africana de expressão portuguesa do século XX, pelo grupo “Caramelos y Pimientos “, no dia 7 de novembro, no teatro Sala Verdi. A declamadora e atriz Isabel de la Fuente foi acompanhada pelos artistas uruguaios Eduardo Mauris (guitarra), Pollo Píriz (percussão) e Berta Pereira (percussão e voz).

Organização: Intendência Municipal de Montevideu

Apoios: Embaixada de Portugal em Montevideu e Camões, I.P.

Música

MONTEVIDEU | 12-05-2013

Mafalda Arnauth apresentou o álbum “Fadas” em Montevideu

A fadista portuguesa Mafalda Arnauth atuou em Montevideu no âmbito da Capital Ibero-americana da Cultura 2013, onde apresentou o álbum Fadas, na Sala Zitarrosa.

De tournée pela América Latina, Mafalda Arnauth regressou uma vez mais à capital do Uruguai, onde já tinha estado em 2005, em junho, por ocasião das comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.

Este novo concerto tem o apoio da Embaixada de Portugal, do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua I.P., da Casa de Portugal, da Intendência de Montevideu e da Sala Zitarrosa.

Apoios: Camões, I.P., Embaixada de Portugal em Montevideu, Casa de Portugal, Intendência de Montevideu e Sala Zitarrosa

MONTEVIDEU | 13-06-2013

Fadista Cristina Branco apresentou o álbum “Alegria” em Montevideu

A fadista Cristina Branco apresentou no Teatro Solis, em Montevideu, o seu mais recente álbum, “Alegria”, num concerto enquadrado nas celebrações do 10 de junho.

A artista foi acompanhada pela sua já habitual banda de músicos: Bernardo Couto na guitarra portuguesa, Bernardo Moreira no contrabaixo e Ricardo Dias no piano e acordeão.

Apoios: Camões, I.P. e Embaixada de Portugal em Montevideu

 

2012

 

Música

MONTEVIDEU | 04-12-2012

Músicos portugueses no Uruguai

Após terem percorrido Argentina e Chile com vários espetáculos, os músicos portugueses Zé Perdigão e André Varandas atuaram em Montevideu, na Sala Vaz Ferreira da Biblioteca Nacional.

O repertório do duo, em que Zé Perdigão canta e André Varandas toca piano, abrange o fado e música de compositores portugueses como Zeca Afonso e Adriano Correia de Oliveira.

Também tiveram a cargo o encerramento da cerimónia de entrega de diplomas de Licenciatura e Mestrado na Faculdade de Humanidades e Ciências da Educação na Universidade da República, onde funciona o leitorado do Camões, I.P.

Organização: Embaixada de Portugal, Leitorado do Camões, I.P. em Montevideu e Producción Andrés Stagnaro

Apoios: Casa de Portugal e Faculdade de Humanidades e Ciências da Educação