França

Atividades desenvolvidas pela Rede Camões em França.

2016

 

Artes Performativas

PARIS | 11-04-2016 — 12-06-2016

Português dirige peça no Théâtre de la Bastille

O Théâtre de la Bastille em Paris convidou o ator e autor português Tiago Rodrigues para dirigir o projeto Occupation Bastille, de 11 de abril a 12 de junho de 2016.

O evento resulta de uma produção conjunta do Teatro Nacional D. Maria II, da Embaixada de Portugal em Paris e da Fundação Calouste Gulbenkian.

Tiago Rodrigues apresentou a peça “Bovary” - uma adaptação de “Madame Bovary” - e dinamizou ateliers e outros eventos abertos ao público, juntamente com os atores da peça. 

Apoio: Camões, I.P.

Artes Visuais

PARIS | Centro Cultural Português em Paris | 16-04-2016

Conversa sobre Amadeo de Souza Cardoso

O Centro Cultural Português em Paris/Camões, I.P., no âmbito do projeto Cafés Littéraires, organizou uma conversa entre o ensaísta e professor universitário português Nuno Júdice e o historiador de arte e professor francês Pierre Léglise-Costa, sobre o tema “Amadeo de Souza Cardoso – os modernistas portugueses em Paris”.

Organização: Centro Cultural Português em Paris

PARIS | 22-06-2016

Lançamento da edição francesa de livro de João Pina

Teve lugar no dia 22 de junho de 2016, na Librairie Comme un roman, em Paris, um encontro com o fotógrafo João Pina, no âmbito do lançamento da edição francesa do seu livro “Condor, le plan secret des dictatures sud-américaines” (Editions du Sous-sol).

Após a publicação, em 2005, de um livro consagrado às vítimas da repressão política em Portugal, “Por teu livre pensamento”, João Pina publica, em 2014, a obra “Condor” sobre a operação Condor, plano militar secreto instituído por 6 países latino-americanos, governados por ditaduras militares de extrema-direita, para eliminar a oposição política. Durante 9 anos o autor entrevistou e fotografou familiares das vítimas, locais de execução, câmaras de tortura para documentar o que restou da época Condor.

No âmbito do lançamento da edição francesa do seu livro, o fotógrafo apresentou a exposição de fotografias Opération Condor, nos Rencontres de la photographie d’Arles.

Apoio: Camões, I.P.

Cinema e Multimédia

PARIS | Cinema MK2 – Beaubourg | 04-06-2016 — 18-06-2016

Ciclo de Cinema Lusófono

‘Regards sur le Cinéma Lusophone’ foi o título do ciclo de cinema de língua portuguesa que o Cinema MK2 – Beaubourg, em Paris, realizou no mês de junho.

Dia 4 de junho: ‘A uma hora incerta’, de Carlos Saboga. Conferência-debate com o realizador, animada por Graça dos Santos.

Dia 11 de junho: ‘As mil e uma noites – O desolado’, de Miguel Gomes. Conferência-debate animada por Régis Salado e a atriz Luísa Cruz.

Dia 18 de junho: ‘Visita ou memórias e confissões’, de Manoel de Oliveira. Conferência-debate animada por Jacques Lemière.

Organização: Cinema MK2 – Beaubourg

Apoio: Camões, I.P.

PARIS | 23-09-2016 — 30-09-2016

Portugal na Semana das Culturas Estrangeiras

No âmbito da Semana das Culturas estrangeiras em Paris, evento coordenado pelo Ficep – Forum des instituts culturels étrangers à Paris, cuja temática da 15ª edição foi “J’ai quinze ans (Tenho quinze anos)” o Centro Cultural de Paris propôs a projeção dos filmes John From, de João Nicolau, no dia 23 de setembro e Montanha, de João Salaviza, no dia 30 de setembro.

A projeção do filme Montanha foi seguida de um encontro com o realizador com a psicóloga Maria Saldanha e com um membro da direção do Banco BCP, sob o tema “Juventude inquieta”.

Na programação Público Jovem, o Centro Cultural apresentou no dia 23 de setembro uma sessão de leituras, em português e francês, do conto “Homero”, de Sophia de Mello Breyner Andresen, acompanhada de uma criação musical de Fernando C. Lapa.

Organização: Centro Cultural Português em Paris

LYON | 28-11-2016

Ante-estreia de “O Ornitólogo” de João Pedro Rodrigues

Teve lugar no dia 28 de novembro de 2016, às 20h30, no CNP Terreaux, em Lyon, a ante-estreia do filme português O Ornitólogo de João Pedro Rodrigues, com a presença do realizador.

A estreia nacional em França deste filme foi agendada para o dia 30 de novembro.

Apoios: Camões, I.P., Consulado-Geral de Portugal em Lyon e Cinemas Lumière

Interdisciplinar

PARIS | Casa de Portugal – Residência André de Gouveia | 04-06-2016

Entrega dos Prémios do Concurso ‘Les JO de Rio parlent portugais’

Um concerto das sopranos Mariana Fabião e Beatriz Miranda e do pianista João Costa Lourenço vai ter lugar a 4 de junho de 2016, em Paris, no âmbito da cerimónia de entrega dos Prémios do Concurso ‘Les JO de Rio parlent portugais’, em colaboração com a Cátedra ‘Lindley Cintra’ do Camões, I.P. e o leitorado de Português do Camões, I.P. na Universidade de Paris8.

Organização: Cátedra ‘Lindley Cintra’ do Camões, I.P. e Leitorado de Português do Camões, I.P. na Universidade de Paris8.

Apoio: Camões, I.P.

PARIS | 11-05-2016 — 04-06-2016

Poema de Almada e correspondência de Souza-Cardoso no Chantiers d’Europe

A correspondência entre Sonia Delaunay e Amadeo de Souza Cardoso e o poema de Almada Negreiros ‘Scène de la Haine’ (Cena do Ódio) foram lidos em Paris numa sessão no âmbito do festival ‘Chantiers d’Europe’ promovido pelo Théâtre de la Ville, de Paris.

As leituras, que foram efetuadas por Hugues Questern, Laetitia Dosch e Pedro Zegre Penim, tiveram lugar enquanto decorria em Paris, no Grand Palais, até 18 de julho, a grande exposição dedicada a Amadeo Souza-Cardoso, pintor modernista português até agora relativamente ignorado em França.

Apoio: Camões, I.P.

Literatura

PARIS, LYON | 14-03-2016 — 19-03-2016

Escritora Alice Vieira participa na Semana da Leitura 2016

A escritora Alice Vieira deslocou-se à região de Paris e a Lyon, para celebrar com os alunos e professores a Semana da Leitura 2016, subordinada à temática “Elos de Leitura”, celebrada entre 14 e 19 de março, numa iniciativa da Coordenação do Ensino Português em França/Camões, I.P., no âmbito do Plano Nacional de Leitura.

Nesta festa participaram alunos, professores, comunidade escolar e extraescolar, um pouco por todo o país, com partilhas de leituras, música, teatro, conversas informais, entre outras atividades.

Alice Vieira fez visitas a alunos de cursos ELCO (1º ciclo), Secções Internacionais (3º ciclo e Secundário) e Ensino Associativo (3º ciclo e Secundário). Teve, também, um encontro com docentes, em Paris, na Casa de Portugal, da Cité Universitaire de Paris.

Organização: Coordenação do Ensino Português/Camões, I.P. em França

PARIS | Fundação Calouste Gulbenkian | 01-06-2016

Apresentação da tradução francesa da novela ‘O Mestre’ de Ana Hatherly

Um recital de leituras e piano de João Costa Lourenço marcou a apresentação, na Delegação em França da Fundação Calouste Gulbenkian, da tradução em francês da novela ‘O Mestre’, da escritora e artista plástica Ana Hatherly (1929-2015), obra lançada originalmente em 1963.

Além da tradutora, esteve presente na apresentação a poeta, crítica literária e jornalista cultural Ana Marques Gastão da direção da revista Colóquio-Letras.

Organização: Cátedra Lindley Cintra do Camões, I.P. e Leitorado do Camões, I.P. na Universidade de Paris8

LYON | Universidade Lyon 2 | 01-12-2016

Encontro com Valério Romão a propósito do lançamento de “Autisme”

Decorreu no dia 1 de dezembro de 2016, na Universidade Lyon 2, campus de Bron, em Lyon, o lançamento de “Autisme”, de Valério Romão, com a presença do autor.

Organização: Centro de Língua Portuguesa/Camões em Lyon, Consulado-Geral de Portugal em Lyon e Edições Chandeigne

 

2015

 

Artes Performativas

PARIS | Fundação Calouste Gulbenkian | 11-02-2015

Seminário “L’Auto da Alma: la tradition européenne et le théâtre vicentin”

Um Seminário intitulado “L’Auto da Alma: la tradition européenne et le théâtre vicentin, da responsabilidade do investigador e professor universitário José Augusto Cardoso Bernardes, realizou-se na Delegação em Paris da Fundação Calouste Gulbenkian.

O Auto da Alma representa o encontro incontestável de Gil Vicente com a tradição do teatro medieval europeu. Este Auto exprime a visão cristã da existência humana enquanto viagem atormentada e momento de conflito entre as tentações do mundo e as aspirações à vida eterna.

Organização: Cátedra Lindley Cintra do Camões, I.P. na Universidade de Paris Ouest Nanterre La Défense e Leitorado Camões, I.P. de Paris 8 em parceria com a Universidade Paris IV / Sorbonne Nouvelle

Apoio: Camões, I.P.

Artes Visuais

PARIS | Centro Cultural Centquatre | 24-01-2015 — 08-03-2015

Participação no Festival Circulations

O Festival Circulations, dirigido pelo português José-Manuel Gonçalves, é um evento dedicado à jovem fotografia europeia que decorreu no Centro Cultural Centquatre-Paris, e contou com a participação do português Tito Mouraz, um dos vencedores do prémio internacional de fotografia Emergentes DST 2013.

Apoio: Camões, I.P.

PARIS | Université Paris Descartes | 22-04-2015 — 24-04-2015

Congresso The Value of Design Research

No âmbito do congresso «The Value of Design Research», participação do arquiteto Luis Ferro com a apresentação do trabalho Pathways of a Sacred Landscape: An enquiry of the “cubas” from the South of Portugal.

Organização: Université Paris Descartes, Paris College of Art, Paris-Phantéon Sorbonne, École Supérieure de Commerce et de Marketing e International Journal of Arts & Sciences (IJAS)

Apoio: Camões, I.P.

Cinema e Multimédia

CLERMONT-FERRAND | 30-01-2015 — 07-02-2015

Filmes portugueses competem no Mercado da Curta Metragem

As curtas-metragens “Fuligem” de David Doutel e Vasco Sá, “Blood Brothers” de Marco Espírito Santo e Miguel Coimbra, e “O Canto dos 4 Caminhos” de Nuno Amorim, integraram a competição do 37º Festival de Cinema de Clermont-Ferrand. Os três filmes fazem parte do catálogo da Agência da Curta-Metragem que esteve, uma vez mais, presente no mercado do festival para promover as produções portuguesas.

Apoio: Camões, I.P., Secretaria de Estado da Cultura, Instituto do Cinema e Audiovisual, Embaixada de Portugal em Paris, Câmara Municipal de Vila do Conde e Niepoort

BRIVE-LA-GALLAIRDE | Cinéma Rex | 14-04-2015 — 19-04-2015

Festival de Cinéma de Brive

Festival de Cinéma de Brive é o único festival europeu dedicado à média metragem.

No âmbito do Festival, projeção dos filmes Boa noite Cinderela, de Carlos Conceição e Iec Long, de João Pedro Rodrigues e João Rui Guerra da Mata, ambos em competição na categoria Compétion européenne 2015.

Apoio: Camões, I.P.

Interdisciplinar

PARIS | Casa de Portugal em Paris - Residência André Gouveia | 14-02-2015

Cante Alentejano, tema de conferência

Uma conferência sobre o Cante Alentejano, proferida por Paulo Lima, diretor da Casa do Cante, Serpa, realizou-se no dia 14 de fevereiro de 2015, na Casa de Portugal em Paris.

Antropólogo e diretor da Casa de Cante, Paulo Lima foi o coordenador da candidatura do Cante Alentejano à classificação como Património Cultural Imaterial da Humanidade, que a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) aprovou a 27 de novembro de 2014.

Apoio: Coordenação de Ensino Português no Estrangeiro/Camões, I.P. de França

BORDÉUS | Auditorium do Musée d’Aquitaine - Cour Pasteur | 14-04-2015

Conferência Calouste Gulbenkian: Une sucess story arménienne, por Ana Marie Binet

Calouste Sarkis Gulbenkian nasceu em Scutari, Istambul, a 23 de março de 1869, no seio de uma ilustre família arménia e faleceu em Lisboa a 20 julho de 1955. A sua vida foi um verdadeiro romance em que interpretou várias personagens.

Deixou a sua fortuna a uma Fundação, cuja sede se situa em Lisboa, cidade onde viveu de 1942 até à sua morte.

Apoio: Camões, I.P.

PESSAC | Espace Social Alouette | 18-04-2015

Atelier de culinária Entre Saveurs et Savoirs

Realização de um atelier de culinária sobre doçaria conventual portuguesa intitulado “Entre Saveurs et Savoirs”, por Maria Ana Vaz de Almada.

Organização: Associação "O Sol de Portugal" e Camões, I.P.
Apoio: Camões, I.P.

SAINT-ETIENNE | Universidade Jean Monnet | 23-04-2015

Conferência de Joaquim Furtado sobre o 25 de Abril

O jornalista Joaquim Furtado proferiu uma conferência sobre a sua intervenção na madrugada do 25 de Abril, em que leu o primeiro comunicado do Movimento das Forças Armadas, aos microfones do Rádio Clube Português.

A conferência teve lugar na Universidade Jean Monnet, em Saint-Etienne, no dia 23 de abril de 2015.

A conferência foi seguida de um debate. Joaquim Furtado falou em português, sendo a interpretação feita pelos alunos do 3º ano de Línguas Estrangeiras Aplicadas Inglês-Português.

Apoio: Camões, I.P.

PARIS | 24-05-2015 — 31-05-2015

Parfums de Lisbonne / Festival d’urbanités croisées entre Lisbonne et Paris

Iniciativa realizada em parceria entre o Centro Cultural Português/Camões, I.P., Fundação Calouste Gulbenkian – Delegação França e Residência André de Gouveia, marcada pela apresentação de propostas variadas que passam por exposições, performances ou lançamentos de livros.

Este ano destacaram-se, entre outros, o concerto de piano e voz Les cris de la crise - Música e crise financeira, com José Manuel Brandão, Helena Afonso, António Wagner Diniz e Luís Lobato ou a apresentação de Portugal, o último livro de Cyril Pedrosa que obteve os mais prestigiosos prémios de Banda Desenhada em França.

Apoio: Camões, I.P.

PARIS | 10-06-2015 — 27-06-2015

Portugal marca presença nos “Chantiers d’Europe”

Os Chantiers d’Europe reúniram, na sua 6ª edição, em vários espaços da capital francesa, artistas de diferentes quadrantes, oriundos de Portugal, Itália, Grécia, Polónia e Turquia.

A programação portuguesa contou com as participações de Cia Mala Voadora com o espetáculo Hamlet, le mauvais quarto, do Teatro Griot, que apresentou Confession véridique d’un terroriste albinose do Teatro de Praga que levará à cena Hamlet, c’est moi.

O fado teve honras de abertura com o concerto de Gisela João, no dia 11. Outros destaques foram as presenças de Noiserv com os concertos Musique pour que le monde joue e La chambre e de Paulo Lameiros que apresentará Concert pour bébés.

Apoio: Camões, I.P.

PARIS | 28-09-2015 — 01-10-2015

Semana das Culturas Estrangeiras

No âmbito da 14ª edição da Semana das Culturas Estrangeiras, cuja temática é “Nos environnements”, o Centro Cultural Português em Paris/Camões, I.P. organizou três iniciativas que ilustram a cultura de Portugal.

Realização do atelier 3R’s, animado por Madre de Deus; conferência “La mer et le développement durable” pelo biólogo António Abreu; projeção do filme documental “É Na Terra não é na Lua”, de Gonçalo Tocha.

Organização: Centro Cultural Português em Paris

Língua

PARIS | Consulado-Geral de Portugal em Paris | 04-05-2015

Celebração do Dia da Língua Portuguesa

Conferência «A língua portuguesa. Uma língua que olha para o mar», pela Professora Doutora Maria Ana Ramos, Universidade de Zurique

Organização: Coordenação de Ensino Português no Estrangeiro/Camões, I.P. de França
Apoio: Camões, I.P.

PARIS | 30-05-2015

Conto Contigo.fr – Sessões de Leitura

CONTO CONTIGO.fr - SESSÃO 05 : TRABALHO - “O que estás a fazer?”

Conto-Contigo.fr é uma actividade gratuita de promoção da língua portuguesa que propõe sessões de leitura destinadas a crianças e seus acompanhantes.

Apoio: Camões, I.P.

Literatura

PARIS | Consulado-Geral de Portugal e Fundação Calouste Gulbenkian | 08-04-2015

Atelier de leitura de romances hiper contemporâneos - os futuros clássicos lusófonos

Os escritores portugueses Lídia Jorge e Valter Hugo Mãe participaram no Festival “Conversas Fictícias” - encontros de literatura ibero-americana.

As “Conversas Fictícias“ acontecem em diferentes espaços de Paris. A escritora Lídia Jorge participou no Consulado-Geral de Portugal em Paris. A sessão de Valter Hugo Mãe teve lugar na Fundação Calouste Gulbenkian.

Apoio: Camões, I.P.

BORDÉUS | Instituto Cervantes | 14-04-2015

Mesa-redonda Les avant-gardes au Portugal, de la fragmentation des formes à la multiplicité des langages

Mesa-redonda sobre Les avant-gardes au Portugal, de la fragmentation des formes à la multiplicité des langages, por Ana Maria Binet e Ultraísmo, creacionísmo, surréalisme: les avant-gardes littéraires en Espanhe, por Nuria Rodriguez Lazaro.

O Futurismo português, tal como o Ultraísmo em Espanha, representou uma verdadeira subversão no panorama cultural do país. Com efeito, a «Geração de Orfeu» (do nome da revista que lançou o movimento em Lisboa) sentiu o mesmo entusiasmo libertador que levou os jovens escritores e artistas europeus a rebentarem com os quadros académicos considerados constrangedores.

Apoio: Camões, I.P.

MONTPELLIER | Esplanada Charles de Gaulle | 29-05-2015 — 31-05-2015

Participação de Portugal na Comédie du Livre

A Comédie du Livre assinalou os seus 30 anos de existência com o convite a cerca de 250 autores que escrevem nas línguas portuguesa, castelhana, catalã, basca e galega e que participaram em encontros literários, sessões de leitura, mesas redondas, exposições e em momentos musicais totalmente gratuitos para o público.

Portugal marcou presença com a participação dos escritores Nuno Júdice, José Luís Peixoto, Pedro Rosa Mendes, Gonçalo M. Tavares, João Tordo e David Machado.

Apoio: Camões, I.P.

PARIS | 30-05-2015

Participação na Nuit de la Littérature do FICEP

O Centro Cultural Português em Paris participou na 3ª edição da Nuit de la Littérature do FICEP que teve lugar em Paris.

A escritora portuguesa convidada foi Lídia Jorge, com a tradução francesa de Os Memoráveis, e esteve presente no espaço Helmut NewCake.

Leitura de excertos da obra Os Memoráveis pela Cia Cá e Lá, na presença da autora. Moderação de Pierre Léglise-Costa.

Apoio: Camões, I.P.

PARIS | 11-10-2015

Escritor timorense Luís Cardoso marca presença no “Festival des Outre-mers”

Num encontro organizado pelo Centro Cultural Português em Paris/Camões, I.P. a propósito do “Festival des Outre-Mers”, A Casa do Brasil-CIUP acolheu no dia 11 de outubro de 2015 uma conferência do escritor timorense Luís Cardoso sob o tema “Requiem pour Alain Gerbault”.

A conferência tem por base o romance com o mesmo título, em que o autor evoca a morte do navegador francês, em Timor-Leste, no ano de 1941. O encontro foi moderado pela Professora Catherine Dumas, da Universidade Sorbonne Nouvelle-Paris III, responsável pela tradução do livro em língua francesa.

Organização: Centro Cultural Português em Paris

PARIS, TOURS | 12-11-2015 — 14-11-2015

Encontros com o escritor José Jorge Letria de incentivo à leitura

No âmbito do Plano de Incentivo à Leitura do Camões, I.P., nos dias 12, 13 e 14 de novembro de 2015, o escritor José Jorge Letria, referência da Literatura Infantojuvenil Portuguesa, deslocou-se a Paris e Tours para contactar com alunos da rede de Ensino Português no Estrangeiro, docentes de Português e comunidade em geral.

Dia 12 de novembro esteve nas Secções Internacionais Portuguesas de Saint-Germain-en-Laye e Chaville; dia 13 de novembro esteve na Fundação Calouste Gulbenkian, em Paris; dia 14 de novembro esteve em Tours, numa visita à Universidade, e com alunos dos Cursos ELCO e respetivas famílias.

Organização: Coordenação do Ensino Português em França/Camões, I.P.

Música

SAINT-ETIENNE | Maison de l'Université Jean Monnet | 05-02-2015

Noite do Fado promovida pelo Leitorado do Camões, I.P.

A 3ª edição Nuit du Fado contou com a presença dos fadistas Emídio Rodrigues e Alexandra Guimarães, e dois guitarristas, Paulo Faria de Carvalho e Miguel Amaral. O evento realizou-se na sala de espetáculos Maison de l'Université, na Universidade Jean Monnet.

Além do espetáculo musical, a exposição “História do Fado” esteve em exibição de 2 a 6 de fevereiro, no mesmo espaço. Em versão trilingue (português, francês e inglês), a mostra conta a história desta expressão artística tipicamente portuguesa, já reconhecida pela UNESCO como Património Imaterial da Humanidade.

Organização: Leitorado do Camões, I.P. na Universidade Jean Monnet
Apoio: Camões, I.P.

PARIS | Casa do Brasil | 06-02-2015

Pianistas João Vasco Almeida e Eduardo Jordão em concerto a 4 mãos

Os pianistas portugueses João Vasco Almeida e Eduardo Jordão deram um concerto de piano a quatro mãos em que interpretaram temas de Mozart, Schubert, Satie, Joseph Lamb, Scott Joplin, Julian Plaza, Piazolla, Pixinguinha, Zequinha de Abreu e Chico Buarque.

Organização: Cátedra Lindley Cintra do Camões, I.P. na Universidade de Paris Ouest Nanterre La Défense e Leitorado Camões, I.P. de Paris 8
Apoio: Camões, I.P.

PARIS | Casa de Itália | 06-02-2015

Recital “Pessoa… Persoa…Persona”, uma viagem entre a Galiza e Portugal

O recital “Pessoa...Persoa…Persona” é uma viagem musical através da fronteira poética entre a Galiza e Portugal, pelo duo argentino Luz de Lágrima, com Gabriela González Lopez (voz) e Claudio Méndez (piano).

Gabriela Gonzalèz foi uma das primeiras artistas, em Buenos Aires, a dedicar-se ao Fado. Tem atuado com regularidade em espaços de prestígio em Buenos Aires, Madrid, Barcelona e Paris. Em 2013 editou o álbum “Fado Secreto”, com Claudio Méndez ( piano e arranjos musicais).

Claudio Méndez é pianista e compositor. Nos anos 80 fundou o grupo de Novo Tango " Nuevos Aires”. A estética do grupo chamou a atenção de Astor Piazzolla , que lhe ofereceu a sua composição inédita "500 Motivaciones". Em 2000 gravou, com o grupo vocal Opus Cuatro, o CD Tango, Valses y Milongos,com o qual obteve o prémio Carlos Gardel do melhor Cd de Tango. Em 2013 integrou o projeto de Fado “Luz de Lágrima”.

Organização: Cátedra Lindley Cintra do Camões, I.P. na Universidade de Paris Ouest Nanterre La Défense e Leitorado Camões, I.P. de Paris 8

Apoio: Camões, I.P.

PARIS | 27-02-2015

Concerto de Alexandra Bernardo e Bernardo Marques

A soprano Alexandra Bernardo e o pianista Bernardo Marques interpretaram obras de Mozart, Schumann e Strauss num concerto que se realizou na Casa do Brasil em Paris.

A jovem cantora foi a vencedora do 8º Concurso de Canto Lírico da Fundação Rotária Portuguesa. Por sua vez, o Prémio Melhor Pianista Acompanhador foi atribuído a Bernardo Marques.

Organização: Cátedra Lindley Cintra do Camões, I.P. na Universidade de Paris Ouest Nanterre La Défense e Leitorado Camões, I.P. de Paris 8
Apoio: Camões, I.P.

PARIS | Fundação Calouste Gulbenkian | 16-04-2015

Apresentação da biografia de Guilhermina Suggia

Apresentação da biografia de Guilhermina Suggia da autoria de Henri Gourdin.

Biógrafo de Pablo Casals, Henri Gourdin apresenta a biografia da companheira de Casals, a portuguesa Guilhermina Suggia, uma das primeiras mulheres violoncelistas.

Com a participação de Béatrice Noël, professora de violoncelo.

Apoio: Camões, I.P.

PARIS | 26-06-2015 – 28-06-2015

Festival de Música Lusófona

Carlos do Carmo, Mariza, Rodrigo Leão, Lura, Bonga, Lenine, Carminho, Camané, Ana Moura foram os nomes que deram corpo à primeira edição do FOLISBOA, festival de música lusófona que teve lugar no Le Grand Rex de Paris.

Iniciativa de Le Grand Rex, sala de espetáculos dos grands boulevards e da agência artística Visiteurs do Soir, em parceria com a homóloga portuguesa UGURU.

Apoio: Camões, I.P.

PARIS | 11-11-2015

Novembro é o mês do Jazz na cidade da luz

O Centro Cultural Português em Paris/Camões, I.P. organizou no dia 11 de novembro de 2015, no Instituto Húngaro de Paris, pelas 20h00, um concerto de jazz pela voz de Salvador Sobral e o piano de Júlio Resende.

Este concerto ocorreu no âmbito do Jazzycolors, um festival de Jazz organizado pelos Institutos Culturais Estrangeiros de Paris (FICEP) que decorre na capital francesa entre 5 a 27 de novembro de 2015.

Organização: Centro Cultural Português em Paris

 

2014

 

Artes Performativas

PARIS | Maison de la Cultura de la Seine-Saint-Denis | 04-04-2014 — 07-04-2014

“Tropa Fandanga” revista à portuguesa pelo Teatro Praga

A revista “Tropa-Fandanga”, espetáculo produzido pelo Teatro Praga, pôde ser vista na Maison de la Cultura de la Seine-Saint-Denis - MC 93 Bobigny, uma iniciativa que assinala os 40 anos do fim da Guerra Colonial e os 100 anos do início da Primeira Guerra Mundial.

“Tropa-Fandanga” é um “espetáculo de guerra, a preto e branco, que sem ironia, procura o modo mais justo para tempos conturbados em que os passados e as geografias se misturam, unidos por uma batalha com uma só bala presa com uma guita”.

Apoio: Centro Cultural Português em Paris

Artes Visuais

PARIS | Casa de Portugal – Residência André de Gouveia | 06-03-2014

Exposição de fotografia portuguesa “Se7e” na Casa de Portugal

A exposição de fotografia contemporânea portuguesa intitulada “Se7e” esteve patente na Casa de Portugal – Residência André de Gouveia, em Paris, inserida na programação do Centro Cultural Português - Camões, I.P. na capital francesa.

A mostra reuniu trabalhos de sete fotógrafos: Daniel Lopes, João Fira, José Manuel Barbosa, José Rocha, Pereira Lopes, Rui Videira e Luís Reina e cada artista apresentou sete fotografias de sete temáticas diferentes: fotojornalismo, arquitetura, paisagem e natureza, street photo, documental, retrato e nu artístico.

Organização: Leitorado Camões, I.P. em Paris e Cátedra Lindley Cintra Camões, I.P., em colaboração com a Casa de Portugal – Residência André de Gouveia

Apoio: Camões, I.P.

Cinema e Multimédia

CLERMONT-FERRAND | 31-01-2014 — 08-02-2014

Agência da Curta-Metragem promove cinema luso

A Agência portuguesa da Curta Metragem participou na 36ª edição do mais importante certame europeu deste género cinematográfico, o Festival de Clermont-Ferrand (França), contando com dois filmes portugueses em competição.

A presença da Agêolvidas no 29º Mercado da Curta-Metragem: um stand promocional, um catálogo sobre os filmes portugueses produzidos e um trabalho diário de divulgação da cinematografia nacional junto dos profissionais presentes.

Apoio: Camões, I.P.

PARIS | 27-06-2014 — 10-07-2014

Filme “Entre Nós” estreia em Paris e Lisboa, nos bairros em que foi rodado

O filme “Entre Nós”, um retrato da vivência urbana de duas ruas, a Rua do Benformoso, na zona do Intendente, em Lisboa e a Rue Myrhra em Paris, no bairro de la Goutte d'Or, foi projetado em ante-estreia na capital francesa a 27 e 28 de junho de 2014, e exibido na capital portuguesa a 10 de julho.

Realizado por Hélène Veiga Gomes e por Pauliana Valente Pimentel, trata-se de uma obra que, numa abordagem imersiva, descreve as coreografias de dois universos urbanos paralelos através do vídeo, da fotografia e do som.

Apoio: Camões, I.P.

Interdisciplinar

PARIS | 04-06-2014 — 28-06-2014

Festival Chantiers d’Europe com sabor português

A 5.ª edição do Festival "Chantiers d'Europe" arrancou no "Théâtre de la Ville", em Paris, numa noite em que a poesia de Fernando Pessoa e Luís de Camões cativou o público num espetáculo dedicado à "Europa dos Poetas".

Paralelamente ao festival, o Centro Cultural Português/Camões, I.P. em Paris organizou debates em torno dos filmes "Redemption", de Miguel Gomes, e "Photo", de Carlos Saboga, enquanto a delegação Fundação Calouste Gulbenkian organizou um espetáculo multimédia de dança de Paulo Henrique e a Casa do Brasil da Cidade Universitária organizou um recital de poemas de Fernando Pessoa.

Apoio: Camões, I.P.

Literatura

PARIS | Fundação Calouste Gulbenkian | 22-01-2014

Dulce Maria Cardoso apresenta edição francesa de “O Retorno”

A escritora portuguesa Dulce Maria Cardoso apresentou o livro “O Retorno”, na edição francesa “Le Retour”, a 22 de janeiro de 2014, na Fundação Calouste Gulbenkian - Delegação em França, com o apoio do Camões, I.P. e da Casa de Portugal - André de Gouveia, em Paris.

Apoio: Camões, I.P.

 

2013

 

Artes Visuais

PARIS | Casa de Portugal - Residência André de Gouveia | 10-01-2013

Exposição sobre azulejo português na Residência André de Gouveia

A exposição de cartazes ‘Azulejo português: diálogos contemporâneos’, produzida pelo Camões, I.P. em parceria com o Museu Nacional do Azulejo, será pela primeira vez apresentada em língua francesa na Residência André de Gouveia da Cité Internacional Universitária de Paris.

A exposição, organizada pela Cátedra Lindley Cintra do Camões, I.P. na Universidade de Paris Ouest Nanterre La Défense e pelo Leitorado/Camões, I.P. de Paris 8, foi acompanhada de um concerto de guitarra de Henrique Sanches de Almeida. A exposição "Azulejo portugais: dialogues contemporains" foi traduzida para francês por Fernando Curopos.

Organização: Cátedra Lindley Cintra do Camões, I.P. na Universidade de Paris Ouest Nanterre La Défense e pelo Leitorado/Camões, I.P. de Paris 8
Apoio: Camões, I.P.

PARIS | Casa de Portugal – Residência André de Gouveia | 18-05-2013 — 08-06-2013

Retrospetiva de Raúl da Costa Camelo

Dele dizem que foi o pintor português que mais tempo viveu em Paris. Para aí foi em 1950, em busca, como outros na época, de «novos conceitos e formas de fazer arte», e aí morreu aos 84 anos em 2008. Primeiro viveu no icónico 6e arrondissement, depois na rue Ernestine, nº 11, no 18e, não longe de Montmartre. Uma retrospetiva da obra de Raúl da Costa Camelo esteve em exposição a partir de 18 de maio na Residência André de Gouveia, na cidade internacional universitária de Paris, uma oportunidade para «redescobrir a profundidade e o rigor do seu trabalho».

A retrospetiva insere-se na ‘Noite Europeia dos Museus’ e decorre em associação com a 4ª edição das Chantiers d’Europe Lisbonne-Paris, um festival promovido pelo Théâtre de la Ville de Paris.

Apoio: Centro Cultural Português em Paris

Cinema e Multimédia

MARSELHA | Universidade de Aix-Marselha | 07-03-2013

Projeção do filme "Embargo", de António Ferreira

Projetado no âmbito do Cineclub das Línguas Românicas.

Inspirado por um conto homónimo de José Saramago, Prémio Nobel de Literatura, António Ferreira realiza como seu segundo filme, uma bem conseguida comédia de humor negro»

Apoios: Camões, I.P., Institut Culturel Italien à Marseille, Institut Ramon Llull e Institutul Limbii Române

MARSELHA | Universidade de Aix-Marselha | 03-10-2013

“Singularidades de uma Rapariga Loura” na Universidade de Aix-Marselha

No âmbito da iniciativa “Cineclub das Línguas Românicas”, foi projetado o filme "Singularidades de uma Rapariga Loura" de Manoel de Oliveira, na Faculdade de Letras da Universidade de Aix-Marselha.

Apoios: Camões, I.P., Institut Culturel Italien à Marseille, Institut Ramon Llull e Institutul Limbii Române

 

Interdisciplinar

BORDÉUS | Museu da Aquitânia | 22-01-2013 e 29-01-2013

Conferências por Baptista Pereira e Amélia Polónia integradas no "Ciclo do Atlântico"

Realizaram-se em Bordéus duas conferências, no Museu da Aquitânia, inseridas no "Ciclo do Atlântico", concebido e organizado por este Museu.

Participaram os Professores Fernando António Baptista Pereira e Amélia Polónia.

Organização: Museu da Aquitânia

Apoio: Camões, I.P.

Literatura

NANTERRE | Fundação Calouste Gulbenkian | 22-04-2013 — 23-04-2013

Obra da portuguesa Ana Hatherly tema de colóquio internacional

O colóquio internacional intitulado "Le Labyrinthe . La Chasse de l'improbable et l'oeuvre d'Ana Hatherly - 50 ans après la publication de O Mestre" realiza-se a 22 e 23 de abril de 2013, em Nanterre e Paris, e a sua programação inclui palestras, sessões de leitura, uma exposição, um concerto e o lançamento de um livro.

Apoio: Camões, I.P.

PARIS | 30-09-2013

Lançamento de "O Apocalipse dos Trabalhadores" de Valter Hugo Mãe

A apresentação da edição francesa de O Apocalipse dos Trabalhadores, de Valter Hugo Mãe, decorreu na delegação da Fundação Calouste Gulbenkian em Paris, na presença do autor e de Pierre Leglise Costa, numa iniciativa que contou entre os seus promotores com o Centro Cultural Português de Paris.

Nascido em Angola, em 1971, Valter Hugo Mãe, formado em direito e literatura portuguesa contemporânea, é escritor, músico, performer e crítico literário.

Apoio: Centro Cultural Português em Paris

Música

SAINT-ETIENNE | Universidade Lyon 2 | 06-02-2013 — 08-02-2013

Fado na Universidade Jean Monnet

Uma conferência-concerto e um espetáculo deram corpo a um programa cultural dedicado ao Fado organizado pelo Leitorado do Camões, I.P. na Universidade Jean Monnet, em Saint-Etienne.

O evento sobre a temática Fado - Património Imaterial da Humanidade estava dividido em dois momentos, uma conferência-concerto com o professor e cantor Manuel Mendes, que se debruçou sobre a História do Fado e as suas variantes musicais e poéticas e uma ‘Noite de Fado’ com os artistas Custódio Castelo e Cristina Maria, que «apresentaram melodias originais e sonoridades inovadoras, prestando homenagem a grandes fadistas como Amália Rodrigues».

Apoio: Camões, I.P.

LYON | Universidade Lyon 2 | 19-02-2013

Concerto Viola, viola (s), na Universidade de Lyon

O Grande Anfiteatro da Universidade Lyon 2, no campus Berges du Rhône, acolheu o concerto Viola, viola(s), no quadro do MusiquEurope e em parceria com a Universidade Lumière Lyon 2 e o Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P.

O repertório deste espetáculo, inserido na programação do Centro de Língua Portuguesa de Lyon, incluiu uma obra do compositor português Emmanuel Nunes (1941-2012), La main noire.

Apoio: Camões, I.P.

 

 

2012

 

Artes Visuais

PARIS | Casa de Portugal - Residência André de Gouveia | 21-09-2012 — 30-09-2012

Semana das Culturas Estrangeiras em Paris

11ª Edição desta iniciativa subordinada ao tema “Vie urbaine: patrimoine, architecture, design”.

Os institutos culturais em França foram convidados a apresentar ao público parisiense o seu património arquitetónico e urbano, bem como as recentes novidades nacionais nas áreas do design e arquitetura.

Portugal esteve representado pela exposição Dez anos de Arquitetura em Aveiro, promovida pela NAAV – Núcleo da Arquitetos da Região de Aveiro, e pela conferência “A Arquitetura Portuguesa Contemporânea”.

Apoio: Camões, I.P.

Cinema e Multimédia

PARIS | Museu Jeu de Paume | 16-10-2012 — 20-01-2013

Exposição Luta ca caba inda

Exposição de Filipa César, artista cujo trabalho aborda invariavelmente questões relacionadas com a memória real e a memória cinematográfica, baseada num conjunto único de películas descobertas no Instituto Nacional do Cinema e Audiovisual da Guiné-Bissau.

A exposição inseria-se no âmbito do programa “Satellite” de promoção de jovens artistas contemporâneos.

Apoio: Camões, I.P.

Interdisciplinar

PARIS | Liceu Internacional de Saint-Germain-en-Laye e Fundação Calouste Gulbenkian | 26-09-2012

Programa Jeune Public

No âmbito da Semana das Culturas Estrangeiras em Paris, realizou-se paralelamente um programa dedicado aos mais jovens.

O Centro Cultural Português em Paris associou-se à Delegação em França da Fundação Calouste Gulbenkian na organização de um concerto narrativo com a declamação em francês do conto Homero de Sophia de Mello Breyner Andresen, acompanhada pela música do compositor português Fernando Lapa e com interpretação a cargo de Bruno Belthoise e Christina Margotto.

Apoio: Camões, I.P.

Literatura

PARIS | Casa de Portugal - Residência André de Gouveia | 21-10-2012

Festival des Outre-Mers

Extensão deste festival que decorreu em junho de 2012, durante os dias 20 e 21 de outubro. O Centro Cultural Português em Paris organizou, neste âmbito, o encontro com o escritor João de Melo e Maria Graciete Besse, professora de Português na Universidade de Paris IV – Sorbonne.

Apoio: Camões, I.P.

PARIS | Casa de Portugal - Residência André de Gouveia | 12-12-2012

Apresentação da biografia de «Amélia de Orleães e Bragança»

Apresentação da biografia de «Amélia de Orleães e Bragança», a última rainha de Portugal, pelas Professoras Margarida Durães e Ana Maria Rodrigues, da Universidade do Minho

Organização: Casa de Portugal - Residência André de Gouveia, Centro Cultural Português em Paris e Fundação Calouste Gulbenkian
Apoio: Camões, I.P.