Japão

Atividades desenvolvidas pela Rede Camões no Japão.

2016

 

Interdisciplinar

ZUSHI | 28-04-2016 — 08-05-2016

Portugal representado no Festival de Cinema da Praia de Zushi

O 7º Festival de Cinema da Praia de Zushi, que decorre de 28 de abril a 8 de maio de 2016, contará com participação portuguesa através de eventos culturais e gastronómicos.

A 2 de maio, o dia de Portugal no festival, será projetado o filme “Tabu” de Miguel Gomes. Ao longo deste dia será recriado um pouco do ambiente das Festas de Lisboa, dando lugar à venda de alguns vinhos e pratos típicos portugueses. Vai ser emitido, a partir da praia, um programa de rádio que vai incluir música de vários países de expressão portuguesa e uma conversa sobre o quotidiano e a cultura portuguesas.

Apoio: Camões, I.P.

Música

NAGOYA | 16-10-2016

Concerto “O Vento de Namban” com António Carrilho

António Carrilho, Professor Adjunto da ESART (Escola Superior de Artes Aplicadas) e músico de flauta de bisel, foi convidado para tocar música barroca num concerto único que teve lugar num armazém de uma empresa antiga de Saké, em Nagoya, no dia 16 de outubro de 2016.

A acompanhá-lo estavam os músicos japoneses - Shoko Kumagai (violino barroco), Kazuma Hata (violoncelo barroco) e Michio O’Hara (cravo).

A audiência teve a oportunidade de comprar e saborear o saké ao som da música barroca.

Apoio: Camões, I.P.

 

2015

 

Artes Performativas

TÓQUIO | 30-06-2015

Diogo Infante e João Gil apresentaram adaptação de “Ode Marítima”

Numa iniciativa com o patrocínio do Camões, I.P., teve lugar no Bunkamura Theatre Cocoon, em Tóquio, a adaptação para teatro da "Ode Marítima", de Álvaro de Campos, pelo ator Diogo Infante acompanhado do músico João Gil.

Com boas referências pela crítica, a adaptação suscitou interesse internacional, nomeadamente no Japão, em cuja capital foi apresentada no âmbito do 80º aniversário da morte de Fernando Pessoa e o 100º aniversário da composição "Ode Marítima", assinada pelo heterónimo pessoano Álvaro de Campos.

Patrocínio: Camões, I.P.

Apoio: Sociedade Luso Nipónica e a EU Japan Fest

Artes Visuais

MATSUDO | 02-11-2015

Ilustrador Vasco Mourão pinta uma parede da cidade

Numa iniciativa do Centro Cultural Português em Tóquio, Vasco Mourão, artista português, esteve em Matsudo, Chiba, a pintar uma parede da cidade dedicada ao tema "Matsudo - Cidade de Presente".

Atualmente baseado em Barcelona, tem-se dedicado à ilustração de cidades e obras arquitetónicas e logrou a publicação dos seus trabalhos em edições do Washington Post e New Yorkers.

Apoio: Centro Cultural Português em Tóquio

Interdisciplinar

TÓQUIO 19-11-2015 — 23-11-2015

Portugal participa no Festival Estudantil GAIGOSAI

Portugal participou no Festival Estudantil GAIGOSAI, que se realizou entre 19 e 23 de novembro de 2015, na Universidade de Estudos Estrangeiros de Tóquio.

Esteve patente ao público uma mostra com produtos portugueses e objetos icónicos sobre Portugal e a sua relação com Japão.

O Centro Cultural Português em Tóquio disponibilizou igualmente livros sobre o nosso País alusivos a diversos temas, como História Luso-Nipónica, Arte, Arquitetura, Literatura, Língua, Gastronomia e Turismo.

Os estudantes do Departamento da Língua Portuguesa, por sua vez, abriram um "stand" com comidas portuguesas e brasileiras.

Apoio: Camões, I.P.

Música

TÓQUIO | 04-11-2015 — 06-11-2015

Recital do Pianista Júlio Resende

Júlio Resende, músico, pianista e compositor português, deslocou-se ao Japão, para três recitais nos dias 4, 5 e 6 de novembro de 2015, que deram a conhecer ao público japonês o seu original trabalho. Esta deslocação conta com o apoio do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. e da Embaixada de Portugal no Japão.

Júlio Resende tem formação em música clássica, fez uma incursão pelo jazz e chegou mais recentemente ao Fado. Este percurso permite-lhe protagonizar uma interessante fusão de géneros musicais, que proporciona, através do piano, uma nova abordagem a esta música tradicional portuguesa.

Apoio: Camões, I.P. e Embaixada de Portugal em Tóquio

 

2014

 

Artes Visuais

TÓQUIO | B-gallery em Tóquio | 22-04-2014 — 30-04-2014

Exposição de fotografias «State of Mind», de Nuno Moreira

A exposição de fotografias «State of Mind», da autoria de Nuno Moreira, esteve patente na B-gallery em Tóquio.

O livro, lançado em Portugal por Nuno Moreira, fotógrafo e diretor artístico residente em Tóquio, apresentou as suas obras na capital japonesa a propósito do lançamento do livro de fotografias «State of Mind» naquele país.

Apoios: Camões, I.P., Embaixada de Portugal em Tóquio e Centro Cultural Português em Tóquio.

Literatura

MINAMI SHIMABARA | 02-04-2014

Lançamento do livro “Do Japão para o Alentejo”

A edição japonesa da obra "Do Japão para o Alentejo", de Tiago Salgueiro, apoiada pelo Camões, I.P., foi oficialmente lançada a 2 de abril de 2014, pela Câmara Municipal de Minami Shimabara, no Japão.

O livro é um estudo sobre a Embaixada Tensho, que visitou Portugal em 1584, sendo considerada pelos especialistas como a primeira missão diplomática japonesa enviada à Europa.

A delegação Tensho foi constituída em representação de três daimyos (nobres japoneses) cristãos da ilha de Kyushu (Omura, Otomo e Arima), cujo objetivo era estabelecer contacto com diversos membros de famílias reais europeias e com o Papa.

Apoio: Centro Cultural Português em Tóquio

 

2013

 

Artes Visuais

TÓQUIO | Instituto Cervantes de Tóquio | 10-04-2013 — 07-05-2013

Visões Ibéricas de um Japão diferente

Exposição conjunta de fotografia do português Filipe Casaca e da espanhola de origem japonesa Paula Fujiwara. A iniciativa é organizada conjuntamente pelo Instituto Cervantes em Tóquio e pelo Centro Cultural Português em Tóquio.

Entre 10 de abril e 7 de maio na sala de exposições do Instituto Cervantes de Tóquio.

Organização: Instituto Cervantes em Tóquio e Centro Cultural PortuguêsApoio: Camões, I.P.

TOKUSHIMA | 17-05-2013 — 26-06-2013

Exposição Ichimoku dedicada a Tokushima, Portugal e Moraes

Exposição de pinturas a óleo da autoria de João de Carvalho para Comemoração dos 100 anos da chegada de Wenceslau de Moraes a Tokushima e dos 470 anos da chegada dos Portugueses ao Japão.

A mostra, dedicada ao tema Tokushima, Portugal e Moraes, foi ainda acompanhada por atividades como um concurso de poesia haiku ou uma apresentação musical de shamissen.

De 17 a 24 de maio de 2013 no Museu Awa Odori Kaikan.

De 26 de maio a 26 de junho no Museu de Moraes em Tokushima

Apoio: Centro Cultural Português em Tóquio 

TÓQUIO | Hiilside Fórum, Daikanyama | 04-06-2013 — 10-06-2013

Exposição Eduardo de Souto Moura – Concursos 1979-2011

Exposição que integrava o projeto promovido pela Embaixada de Portugal em Tóquio em parceria com o Centro Cultural Português e ESPAÇOS - Portugal.

A mostra, com curadoria do arquiteto André Campos, tem sido exibida em vários países e foca-se na apresentação do processo criativo por detrás da obra arquitetónica, sendo constituída por desenhos, fotografias e projetos de Souto Moura.

Organização: Embaixada de Portugal em Tóquio e ESPAÇOS

Apoio: Centro Cultural Português em Tóquio 

 

TÓQUIO | Hiilside Fórum, Daikanyama | 04-06-2013 — 10-06-2013

Exposição Diálogos com Azulejo Português

Segunda mostra que integra, paralelamente à exposição de Eduardo Souto Moura, o projeto ESPAÇOS - Portugal. A iniciativa era composta por trabalhos da autoria dos ceramistas japoneses Haru Ishii e Jun Shiras, os quais são acompanhados pela exposição de cartazes produzida pelo Camões, I.P. em parceria com o Museu Nacional de Azulejo, Azulejo português: diálogos contemporâneos.

Apoio: Centro Cultural Português em Tóquio

Cinema e Multimédia

TÓQUIO, KAWASAKI, OSAKA | 23-03-2013 — 26-04-2013

Retrospetiva de João Pedro Rodrigues

Mostra dedicada a João Pedro Rodrigues que incluiu a apresentação de todas as suas obras, bem como conferências com o realizador e o seu co-produtor João Rui Guerra da Mata.

Entre 23 e 31 de março em Tóquio e Kawasaki e entre 9 e 26 de abril em Osaka.

Apoio: Centro Cultural Português em Tóquio

TÓQUIO | Centro Cultural Italiano em Tóquio | 31-05-2013 — 26-06-2013

Mostra de Cinema UE Film Days

Mostra de cinema europeu organizada em parceria com a Delegação da UE no Japão, embaixadas e institutos culturais europeus no país. Portugal participou com Amália, o filme de Carlos Coelho da Silva.

Entre 31 de maio e 26 de junho de 2013 no Centro Cultural Italiano.

Apoio: Centro Cultural Português/Camões, I.P. em Tóquio 

 

2012

 

Artes Performativas

TÓQUIO | Shinjuku Mitsui Club | 02-10-2012

Espetáculo Rakugo em Português

Com a organização da Sociedade Luso-Nipónica de Tóquio e com o apoio do Centro Cultural Português em Tóquio, realizou-se no dia 2 de outubro, no Shinjuku Mitsui Club, um espetáculo de Rakugo em língua portuguesa pelo Mestre Sanyutei Ryuraku.

O Rakugo é um tipo de teatro japonês que se caracteriza pela apresentação de monólogos humorísticos.

Apoio: Centro Cultural Português em Tóquio

Cinema e Multimédia

GINZA | Cine Switch | 13-10-2012

Filme "Mistérios de Lisboa" em Tóquio

Exibição do filme de Raúl Ruiz, baseado na obra homónima de Camilo Castelo Branco, no Cine Switch de Ginza.

Apoio: Centro Cultural Português em Tóquio 

Interdisciplinar

TÓQUIO | 01-12-2012 — 10-03-2013

Exposição MU – Pedro Costa & Rui Chafes 

Exposição inédita que contava com dois nomes de referência da arte portuguesa contemporânea, o escultor Rui Chafes e o realizador Pedro Costa. A iniciativa, realizada no Museu de Hara em Tóquio, jogava com as linguagens do filme e da escultura, da arte em movimento e da arte estática.

A exposição foi ainda acompanhada de seminários no Museu de Hara, bem como mostras de cinema no Centro Cultural Francês em Tóquio e no Auditorium Shibuya.

Exposição e seminários entre 7 de dezembro de 2012 e 10 março de 2013.

Mostra de Cinema no Centro Cultural Francês entre 5 e 7 de dezembro de 2012.

Mostra de Cinema no Auditorium Shibuya entre 1 e 13 de dezembro de 2012.

Apoio: Centro Cultural Português em Tóquio