Reino Unido

Atividades desenvolvidas pela Rede Camões no Reino Unido.

2016

 

Artes Visuais

LONDRES | 22-06-2016 — 01-07-2016

Exposição “Os Quarenta Ladrões” de Francisco Sousa Lobo

A exposição “Os Quarenta Ladrões” de Francisco Sousa Lobo esteve patente na 12 Star Gallery em Londres, de 22 de junho a 1 de julho de 2016.

A mostra - que incluia originais de banda desenhada, excertos de entrevistas em vídeo e reproduções de objetos preciosos - apresenta-se sob a forma de um livro, composto por 40 entrevistas a 40 artistas e críticos de banda desenhada e artes plásticas. Os entrevistados incluem Chester Brown, Michael Landy, Seth, Hugo Canoilas, Adam Chodzko, Marco Mendes, Amanda Baeza, Alice Geirinhas e muitos outros.

Francisco Sousa Lobo reside em Londres e é doutorado em Artes Plásticas pela Goldsmiths. É autor de banda desenhada e artista plástico. Em 2015 foi selecionado para participar no Bloomberg New Contemporaries, no qual o seu livro sobre Hugo Canoilas - “I Like Your Art Much” - foi premiado.

Apoio: Camões, I.P.

MANCHESTER | 17-11-2016 — 10-12-2016

Exposição “From A to C; This being B”

Esteve patente de 17 de novembro a 10 de dezembro de 2016, na Caustic Coastal, em Manchester, a exposição From A to C; This being B.

Com organização e curadoria de Tiago Duarte e Victor Pinto da Fonseca, a exposição From A to C; This being B levou a Manchester uma escola de pensamento e processo artístico que capta e que envolve partilha com artistas locais.

A mostra, uma resposta à necessidade de identificar e apresentar um grupo de artistas com diferentes formas de expressão, reúne nomes como Illídio Candja, Nick Crowe and Ian Rawlinson, Tiago Duarte, Maeve Rendle, Pedro Cabral Santo, Inêz Teixeira ou São Trindade.

Apoios: Camões, I.P. e Arts Council England

Interdisciplinar

OXFORD | 26-11-2016

Jornada de Reflexão sob o tema “New Directions in Lusophone African Studies”

Sob a direção do Prof. Phillip Rothwell, a Cátedra D. João II, do Camões, I.P., organizou no dia 26 de novembro de 2016, em Oxford, uma reflexão sob o tema New Directions in Lusophone African Studies.

Organização: Cátedra D. João II/Camões, I.P.

Língua

CAMBRIDGE | 26-11-2016

Debate sobre as variantes europeia e brasileira da língua portuguesa

 Realizou-se no dia 26 de novembro de 2016, no Bowett Room, Queens’ College, Cambridge, um evento em parceria com o Camões, I.P., intitulado “Diglossia, Bidialectalism, or Bilingualism? Portuguese as as Foreign Language in the Classroom”, cujo objetivo é debater com linguistas e professores de língua as variantes europeia e brasileira da língua portuguesa e como deveriam ser abordadas na sala de aula de PLE.

Convidados Palestrantes: Prof. João Costa (Universidade Nova de Lisboa), também Secretário de Estado da Educação em Portugal; Prof. Matilde V. R. Scaramucci (Universidade de Campinas, Brasil); Prof. Stavroula Tsiplakou (Open University of Cyprus).

Apoio: Camões, I.P.
Literatura

LONDRES | 21-10-2016

Conferência de Ana Luísa Amaral

Ana Luísa Amaral proferiu uma conferência, no dia 21 de outubro de 2016, no ArtsOne Lecture Theatre, Queen Mary, University of London, com o título “Ana Luísa Amaral: escrevendo e traduzindo poesia”.

Poeta, escritora, tradutora e professora na Universidade do Porto, o seu primeiro volume de poesia “Minha Senhora de Quê” foi publicado em 1990.

Desde então, já publicou mais de dez originais de poesia e duas coletâneas de poemas, além de várias traduções (incluindo poesia de William Shakespeare, Emily Dickinson e John Updike) e de livros para as crianças.

Apoio: Camões, I.P.

Música

LONDRES | 05-05-2016

Concerto de Miguel Araújo

O concerto de estreia do cantor português Miguel Araújo em Londres vai realizou-se no dia 5 de maio de 2016, na sala de espetáculos Under the Bridge.

Miguel Araújo é compositor, músico e letrista, e pertence à nova geração de artistas que está a levar a cultura portuguesa a outro patamar. O seu álbum de estreia, intitulado “Cinco dias e meio”, atingiu o disco de ouro, e o segundo álbum, “Crónicas da Cidade Grande”, também está a ter grande recetividade por parte do público.

Apoio: Camões, I.P.

LONDRES | 01-10-2016

4x3 – Festival de Música Portuguese Conspiracy

A Portuguese Conspiracy regressou aos eventos em Londres com um minifestival de música portuguesa intitulado 4x3, no dia 1 de outubro de 2016.

A ideia do minifestival surgiu em parceria com a Lovers & Lollypops, uma das principais editoras e promotoras de concertos em Portugal e responsável pelo lançamento de muitas novas bandas e pela organização de grandes eventos musicais, como o festival Milhões de Festa em Barcelos e o festival Tremor nos Açores.

O mini-festival apresentou em Londres 3 álbuns lançados em 2016 pelos artistas Rui de Carvalho (aka Filho da Mãe), Óscar Silva (Jiboia) e Ricardo Martins.

Apoios: Embaixada de Portugal em Londres e Camões, I.P.

 

2015

 

Cinema e Multimédia

LONDRES | 27-11-2015 — 28-11-2015

Mostra de Cinema Independente Português

A Portuguese Conspiracy, e em parceria com IndieLisboa, organizou, nos dias 27 e 28 de novembro de 2015, uma mostra de cinema independente português na capital inglesa.

Na The Pill Box Kitchen em Bethnal Green, foram apresentados os filmes "Os Olhos de André", de António Borges Correia, "Swallows", de Sofia Bost, "Outubro Acabou", de Karen Akerman e Miguel Seabra Lopes e "A Toca do Lobo", de Catarina Mourão.

Apoio: Camões, I.P.

Língua

BELFAST | Queen's University | 05-05-2015

Dia da Língua Portuguesa na Queen's University

O Dia da Língua Portuguesa e da Cultura na CPLP - 5 de maio - foi celebrado na Queen's University em Belfast, com o objetivo de aproximar os estudantes da língua e cultura portuguesas.

O grupo de Estudos Portugueses assinalou esta celebração com alunos dos diferentes níveis de BA Honours in Spanish & Portuguese Studies, que foram convidados a apresentar na aula um símbolo - um poema, um livro, uma música, uma fotografia, um filme, etc. – no âmbito da Língua Portuguesa e da lusofonia.

Organização: Portuguese Conspiracy

Apoio: Camões, I.P.

LONDRES | 05-05-2015

Dia da Língua Portuguesa e da Cultura da CPLP assinalado no King’s College

O Centro de Língua Portuguesa/Camões, I.P. em Londres, comemorou o Dia da Língua Portuguesa e da Cultura na CPLP (5 de maio) com um ciclo de conferências no Institute of Modern Languages Research.

O evento reuniu investigadores, professores e representantes de instituições com responsabilidade na política de ensino e divulgação da língua portuguesa. Na primeira parte foram apresentadas comunicações sobre a variação linguística do Português: Crioulos de Base Portuguesa (Hugo Cardoso - Universidade de Lisboa) e o Português em Timor (Susana Afonso - Universidade de Exeter). A coordenação foi feita por João Paulo Silvestre (docente Camões, I.P. na Universidade de Londres).

Organização: Centro de Língua Portuguesa/Camões, I.P. em Londres

Apoio: Camões, I.P.

Música

LONDRES | St. Matthias Church | 29-05-2015

Concerto de To Trips (Dead Combo)

Numa iniciativa da Portuguese Conspiracy com o apoio do Camões, I.P., Tó Trips, mais conhecido como guitarrista dos Dead Combo, estreou emLondres o seu novo albúm a solo "Guitarra Makaka".

Organização: Portuguese Conspiracy
Apoio: Camões, I.P.

LONDRES | 06-06-2015

Estreia do Concerto para Piano Op. 52 de Joly Braga Santos

O Concerto para Piano Op. 52 do compositor português Joly Braga Santos (1924-1988), ouviu-se pela primeira vez no Reino Unido, na igreja de St. James´s, em Piccadilly – Londres.

Intitulado “Joly Braga Santos: A Portuguese Portrait” o concerto, totalmente dedicado ao compositor, foi repartido em duas partes. Pela batuta do maestro Pablo Urbina, na primeira parte foi possível ouvir obras de Borodin e Tchaikovsky, representativos da inspiração de Braga Santos e, numa segunda parte conduzida pelo maestro Edmund Hartzell, o público teve oportunidade de escutar uma composição do próprio Hartzell inspirada no compositor português e a estreia, no Reino Unido, do Concerto para piano Op. 52.

Os dois maestros fizeram a regência da pianista portuguesa Ana Beatriz Ferreira, mestranda em performance no Royal College of Music e do violinista Yuki Ito que, em conjunto com a In Tune Orchestra, deram forma e conteúdo a esta proposta musical de um retrato português de Joly Braga Santos.

Apoio: Camões, I.P.

LONDRES | 15-10-2015

Jazz português na St. Matthias Church

Num evento organizado pela Portuguese Conspiracy, o contrabaixista e compositor de jazz Carlos Bica esteve em Londres para um concerto no dia 15 de outubro de 2015, na St. Matthias Church, em Londres.

Acompanhado pelo guitarrista Frank Möbus e o baterista Jim Black, o trio Azul trouxe consigo os sons do quinto álbum ‘Things About’.

Carlos Bica é um dos poucos músicos portugueses que alcançou projeção internacional, tendo-se tornado uma referência no panorama do Jazz europeu. A primeira parte do espetáculo ficou a cargo dos Overground Collective, uma banda de jazz de Paulo Dias Duarte, compositor português baseado em Londres desde 2003.

Apoio: Camões, I.P.

 

2014

 

Cinema e Multimédia

LONDRES | Universidade Queen Mary | 15-03-2014

O Filme do Desassossego na Universidade Queen Mary

O Filme do Desassossego (2010), baseada no Livro do Desassossego, de Fernando Pessoa/Bernardo Soares, foi exibido pela primeira vez na capital britânica, na Universidade Queen Mary, contando com a presença do realizador português João Botelho.

Fernando Pessoa in Dialogue with João Botelho, na versão inglesa, foi uma iniciativa da Escola de Línguas, Linguística e Cinema da Queen Mary University of London, entidade que é considerada uma referência em matéria de divulgação da 7ª Arte portuguesa no Reino Unido. A projeção realizou-se no Alfred Hitchcock Cinema, Arts Building.

A referida Escola dedica este evento ao tema da adaptação de obras literárias ao cinema, a pretexto do início de um novo curso, “From Page to Screen”, ministrado por Patrícia Sequeira Brás, do Camões, I.P.

Na ocasião foi também projetado o filme Tráfico (1998), uma escolha de João Botelho. Depois da exibição o realizador dirigiu uma palestra, seguida de debate.

Organização: Escola de Línguas, Linguística e Cinema da Queen Mary University of London

Apoio: Camões, I.P.

 

2013

 

Artes Visuais

LONDRES | Galeria Photofusion | 06-09-2013 — 28-09-2013

Fotógrafo Edgar Martins expõe “The Time Machine”

A exposição “The Time Machine”, do fotógrafo português Edgar Martins, esteve patente na galeria Photofusion, em Londres.

Nascido em Évora, em 1977, Edgar Martins cresceu em Macau. Em 1996 mudou-se para o Reino Unido onde completou o mestrado em Photography and Fine Art, no Royal College of Art, em Londres. O fotógrafo tem diversas exposições internacionais e venceu prémios como o New York Photography Award, em 2008, e o SONY World Photography Award, em 2009.

Apoio: Camões, I.P.

Cinema e Multimédia

LONDRES | 27-11-2013 — 08-12-2013

Festival Utopia apresenta filmes de Portugal, Angola, Brasil e Guiné-Bissau

A 4ª edição do festival de cinema português Utopia, subordinada ao tema “Cinema, Memória e Paisagem”, apresentou filmes portugueses, angolanos, brasileiros e guineenses ao público londrino.

A programação do festival combinou a projeção de obras contemporâneas de realizadores como Zézé Gamboa e João Pedro Rodrigues, ambos presenças habituais no Festival, com a exibição de trabalhos de novos realizadores, como a portuguesa Salomé Lamas e o brasileiro Marcelo Lordello.

Apoios: Camões, I.P., Embaixada de Portugal em Londres e TAP

Interdisciplinar

LONDRES | Quing´s College | 18-10-2013

Colóquio sobre a ditadura em Portugal, no King’s College

Um colóquio subordinado ao tema “Why did the dictatorship in Portugal last so long?” (“Porque durou a ditadura em Portugal tanto tempo?”) no King’s College, em Londres, reunindo os contributos de diversos analistas na área das Ciências Sociais e Humanas, jornalistas e académicos, portugueses e estrangeiros.

A coordenação do encontro esteve a cargo de Irene Pimentel (IHC-UNL), Jacinto Godinho, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH-UNL) e RTP, e Luísa Pinto Teixeira, do CLP - Kng’s College. Este evento, que se enquadrou no Festival 2013 de Artes & Humanidades “Being Human”, que decorreu de 11 a 25 de outubro, assinalou também o arranque do ano letivo 2013-14 do Centro de Língua Portuguesa/Camões.

Organização: Centro de Língua Portuguesa/Camões,I.P. em Londres e Instituto de História Contemporânea da Universidade Nova de Lisboa (IHC-UNL)

Apoio: Camões, I.P.

Literatura

LONDRES | King’s College London | 14-03-2013

Encontro com a escritora Cristina Carvalho no King’s College London

A escritora Cristina Carvalho falou da sua carreira e trabalho literários numa sessão que decorreu em Londres, a convite do Centro de Língua Portuguesa/Camões, I.P. no King’s College London.

Autora de vários romances, Cristina Carvalho, filha da escritora Natália Nunes e do professor e poeta Rómulo de Carvalho, tem também publicado em revistas e jornais, nomeadamente no Jornal de Letras e revista Egoísta.

Organização: Centro de Língua Portuguesa/Camões, I.P. em Londres
Apoio: Camões, I.P.

Música

LONDRES | 06-06-2013

Concerto de Dead Combo e Norberto Lobo

A banda portuguesa Dead Combo e o músico Norberto Lobo subiram ao palco na Round Chapel de Londres, no dia 31 de maio de 2013, num concerto organizado com apoio do Camões, IP.

Apoio: Camões, I.P.