Suíça

Atividades desenvolvidas pela Rede Camões na Suíça.

 

2016

 

Língua

BIENNE | 12-04-2016

Ensino de Língua de Herança: Fundamentos e Quadros de Referência

Na sequência da publicação de materiais didáticos para o ensino de língua de herança, resultantes de um projeto de investigação desenvolvido pela Escola Superior de Educação de Zurique, a Coordenação de Ensino Português/Camões, I.P. na Suíça promoveu um seminário de formação para dar a conhecer o primeiro manual desta coleção.

Neste dia de trabalho, os professores tiveram oportunidade de apresentar, discutir e atualizar conceitos e práticas no âmbito do Ensino de Língua de Herança.

Organização: Coordenação de Ensino Português/Camões, I.P. na Suíça

GENEBRA | 06-06-2016

Colóquio sobre o Ensino da Língua na Universidade de Genebra

O colóquio “Ensinar uma língua: a gestão de repertórios e afetos” organizado pela Unidade de Português e Coordenação de Ensino Português na Suíça/Camões I.P., da Universidade de Genebra, realizou-se no dia 6 de junho de 2016.

O evento reuniu profissionais que se dedicam ao ensino da língua com o objetivo de, em conjunto, analisar e debater três tópicos catalisadores de questões com as quais todos os docentes se deparam: afeto e expectativas, heterogeneidade da proficiência do público-alvo e compreensão do lugar do outro.

Organização: Coordenação de Ensino Português/Camões, I.P. na Suíça

ZURIQUE | 10-11-2016 — 12-11-2016

Congresso Internacional “ 70 Anos de Estudo de Português na Universidade de Zurique”

A Cátedra Carlos de Oliveira, sob a direção da Profª. Maria Ana Ramos, organizou de 10 a 12 de novembro de 2016 um seminário científico sob o tema “Contactos e fronteiras em perspetiva. 70 anos de Estudos de Português na Universidade de Zurique”.

O programa contou com académicos de Portugal, do Brasil, da Suíça e da Alemanha, tendo a língua e a cultura portuguesas como fator aglutinador de culturas e de saberes.

Organização: Cátedra Carlos de Oliveira de Zurque

 

2015

 

Interdisciplinar

MONTREUX | 04-11-2015 — 08-11-2015

70 Cavaquinhos em Salão de Arte Contemporânea

Portugal foi o país convidado de honra do 11º Salão de Arte Contemporânea de Montreux, que se realizou, entre os dias 4 e 8 de novembro de 2015, no Centro de Congressos e Exposições daquela cidade. Um extenso programa dedicado a Portugal ocorreu no dia 7.

Organizado pela Fundação “Montreux Art Gallery” (MAG), no evento Portugal teve uma participação assinalável, juntando-se às exposições e participação de dezenas de galerias suíças e internacionais, artistas independentes e diversos eventos de cariz artístico, económico, pedagógico e social, que têm suscitado o interesse de milhares de visitantes.

Apoios: Camões, I.P. e Consulado de Portugal em Genebra

Língua

ZURIQUE | Cátedra Carlos de Oliveira | 11-05-2015 — 12-05-2015

Colóquio África de língua portuguesa 40 anos depois

Cátedra Carlos de Oliveira

Universidade de Zurique

Apoio: Camões, I.P.

Literatura

ZURIQUE | 26-10-2015 — 27-10-2015

Colóquio Modernismo(s). Fernando Pessoa. Eu e (os) outros.

Numa iniciativa da Cátedra Carlos Oliveira da Universidade de Zurich, decorre, nos dias 26 e 27 de outubro de 2015, neste estabelecimento de ensino superior, o colóquio “Modernismo(s). Fernando Pessoa. Eu e (os) outros”.

Organização: Cátedra Carlos de Oliveira/Camões, I.P.

 

2014

 

Língua

ZURIQUE | Universidade de Zurique | 28-10-2014 

Conferência “Mais de 800 anos de língua portuguesa escrita”, por Ana Maria Martins

Uma conferência intitulada “Mais de 800 anos de língua portuguesa escrita”, proferida por Ana Maria Martins, professora catedrática da Universidade de Lisboa, realizou-se na Universidade de Zurique no âmbito do Protocolo entre aquela instituição suíça (Programa de doutoramento interuniversitário) e o Camões, I.P. (Cátedra Carlos de Oliveira).

Aproveitando a data do Testamento de Afonso II (1214), escrito em português, organizou-se em Zurique uma sessão dedicada à “Primitiva produção escrita em português” e uma mesa-redonda sobre o Testamento de Afonso II (1214), com a participação de alunos que estudaram o documento.

Organização: Cátedra Carlos de Oliveira - Universidade de Zurique

Apoio: Camões, I.P.

ZURIQUE

13/11/2014 – 14/11/2014

Colóquio “Português em África hoje”

Uma conferência e uma oficina de trabalho dedicadas ao tema "Português em África hoje", sob orientação da professora Perpétua Gonçalves, da Universidade Eduardo Mondlane (Moçambique), realizaram-se na Universidade de Zurique, Suíça.

Este Colóquio foi organizado no âmbito do Protocolo entre o Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, a Universidade de Zurique, o Instituto de Línguas Românicas da Universidade de Zurique e o Programa Interuniversitário de Doutoramento em Ibero-romanística.

A Jornada foi dedicada a diversos aspetos da realidade cultural de países africanos de língua portuguesa, com comunicações sobre variedades africanas do português, literaturas africanas em língua portuguesa e características sociais destes países.

Apoio: Camões, I.P.

 

2013

 

Cinema e Multimédia

LAUSANA | Cinemateca Suíça | 22-01-2013 — 28-02-2013

Ciclo de cinema português na Cinemateca Suíça

«Anunciado em novembro, com a estreia de Tabu, de Miguel Gomes, esta retrospetiva portuguesa (do ‘Cinema Novo’ aos dias de hoje) saúda um cinema de autor e de resistência.»

A retrospetiva abriu com a antestreia de A Última vez que vi Macau (2012, Portugal-França) de João Rui Guerra da Mata e João Pedro Rodrigues, e inclui a projeção de três curtas-metragens do luso-suiço Basil da Cunha.

Apoio: Camões, I.P. 

Língua

ZURIQUE | Universidade de Zurique | 11-04-2013 — 12-04-2013

“Línguas em Contacto”, oficina de trabalho na Universidade de Zurique

Uma oficina de trabalho subordinada ao tema “Línguas em Contacto” realizou-se na Universidade de Zurique por ocasião da jubilação do Professor Georg Bossong, grande impulsionador dos Estudos Portugueses naquela instituição de ensino superior.

A jornada dedicada a Georg Bossong foi organizada pela Universidade de Zurique em colaboração com o Camões - Instituto da Cooperação e da Língua e com o Programa de doutoramento interuniversitário “Processos de transculturación en la Iberoromania”.

Organização: Universidade de Zurique

Apoio: Camões, I.P.

ZURIQUE | Universidade de Zurique | 13-11-2013 — 14-11-2013

Workshop de linguística portuguesa com Maria Antónia Mota

O workshop “Variação e diversidade linguística em português” foi orientado por Maria Antónia Mota, professora da Universidade de Lisboa, na Universidade de Zurique.

Esta iniciativa realizou-se no âmbito do Protocolo assinado entre a Universidade de Zurique, Cátedra Carlos de Oliveira e o Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P.

Organização: Cátedra Carlos de Oliveira - Universidade de Zurique

Apoio: Camões, I.P.

Literatura

ZURIQUE | Universidade de Zurique | 21-10-2013 — 22-10-2013

Colóquio de Literatura Portuguesa na inauguração da Cátedra Carlos de Oliveira

A inauguração da Cátedra Carlos de Oliveira foi assinalada com um Colóquio de Literatura Portuguesa dedicado àquele autor português do século XX na Universidade de Zurique.

A abertura do colóquio “Carlos de Oliveira: Um autor português do século XX” ficou a cargo de Peter Fröhlicher, da Universidade de Zurique e do Embaixador de Portugal na Suíça, João Ramos Pinto. Ao longo do dia, Osvaldo Silvestre, Paula Morão, Jens Andermann e José Manuel Esteves fizeram comunicações em torno da obra de Carlos de Oliveira, do seu caráter poético e potencial cinematográfico.

No dia 22 de outubro, foi a vez de Rosa Maria Martelo, Marília Mendes, Nazaré Torrão, Maria Ana Ramos e Jorge Fernandes da Silveira apresentarem as suas considerações sobre o autor.

Organização: Universidade de Zurique – Cátedra Carlos de Oliveira, Camões, I.P. e Interuniversitäres Doktoratsprogramm Iberoromanistik.

Apoio: Camões, I.P.