中国

已有的葡萄牙语中心 中国.

Macau

Nome Camões – Centro de Língua Portuguesa em Macau
Instituição Instituto Português do Oriente
Abertura 1989
Responsável Patrícia Ribeiro (temporário)
Morada Centro de Língua Portuguesa - Camões/IPOR
Instituto Português do Oriente
Rua Pedro Nolasco da Silva, 45-1º
Macau
Contactos
Tel: (00853) 28530227; (00853) 28530887
Fax: (00853) 28530277
Email: 该 Email 地址已受到反垃圾邮件插件保护。要显示它需要在浏览器中启用 JavaScript。 ; 该 Email 地址已受到反垃圾邮件插件保护。要显示它需要在浏览器中启用 JavaScript。 ; 该 Email 地址已受到反垃圾邮件插件保护。要显示它需要在浏览器中启用 JavaScript。 
Website http://ipor.mo/clp/
 

   
O Centro de Língua Portuguesa em Macau

O Centro de Língua Portuguesa/Camões, I.P. no Instituto Português do Oriente foi inaugurado em 1989.

Sediado no mesmo edifício do Consulado Geral de Portugal em Macau e Hong Kong, com o qual partilha instalações, o CLP/ IPOR em Macau disponibiliza cursos de língua portuguesa para estrangeiros que vão da formação geral (níveis A1 a C1) até às oficinas para a infância e juventude, passando por cursos para fins específicos e práticas de conversação.

Para além da organização destes cursos, o Centro desenvolve também atividades de formação complementar de professores, de elaboração de materiais didáticos, de aplicação de exames de certificação internacional de Português como Língua Estrangeira (CAPLE) bem como outras iniciativas de promoção e divulgação da língua e da cultura portuguesas.

Fora do edifício-sede, o CLP/IPOR desenvolve ainda várias atividades formativas e de atualização científico-pedagógica de professores, bem como intervenção letiva em vários estabelecimentos de ensino públicos e privados, de vários níveis.

Pequim

Nome Camões – Centro de Língua Portuguesa em Pequim
Universidade Universidade de Comunicação da China
Abertura 2006
Responsável Magda Barbeita
Morada Camões – Centro de Língua Portuguesa
Communication University of China
No.1 Dingfuzhuang East Street, Building 33, Room 112
Chaoyang District, Beijing, P.R. China, 100024

Contactos Tel./Fax: (0086) 10 657 83622
Email: 该 Email 地址已受到反垃圾邮件插件保护。要显示它需要在浏览器中启用 JavaScript。 
 

Centro de Língua Portuguesa em Pequim
   
O Centro de Língua Portuguesa em Pequim

Desde 2000 que a Universidade de Comunicação da China (UCC) oferece uma Licenciatura em Língua Portuguesa, mas só em 2005, aquando da visita àquela universidade do Dr. Jorge Sampaio, à altura Presidente da República de Portugal, foi assinado o Protocolo de Cooperação entre esta universidade e o então Instituto Camões (IC) / Instituto Português do Oriente (IPOR).

Desde esse já distante ano, inúmeros têm sido os estudantes que saíram para o mercado de trabalho, nomeadamente para o Ministério dos Negócios Estrangeiros da China, o Ministério do Comércio da China, a Agência de Notícias Xinhua, a Rádio Internacional da China (secção de língua portuguesa), a CCTV (estação de televisão), empresas chinesas e estrangeiras com relações comerciais nos países lusófonos e na China, respetivamente, entre outros postos.

Por ano, geralmente, formam-se na UCC cerca de 20 alunos, cujo objetivo principal é utilizar a língua portuguesa para construir um futuro mais promissor.

Durante os quatro anos de estudo na Licenciatura em Língua Portuguesa na UCC, os estudantes chineses podem contar não só com um leitor do Camões, I.P., mas também com variadíssimos apoios, que vão desde material didático até bolsas de estudo.

O apoio do Camões, I.P. foi significativamente reforçado quando, em 2006, se começou a concretizar um dos maiores desejos, especialmente, dos docentes: a abertura de um Centro de Língua Portuguesa (CLP), espaço onde professores e alunos podem hoje trabalhar, estudar e levar a cabo atividades extracurriculares.

Graças aos esforços de professores, de responsáveis do Camões, I.P. e do IPOR, assim como da Faculdade de Línguas Estrangeiras da UCC, em 2007, o CLP funciona em pleno desde 2007.

O jovem corpo docente do Departamento de Português da UCC tem sempre em mente iniciativas que ajudam a promover o curso, a melhorar o espaço do CLP e a motivar todos os participantes no processo de ensino/aprendizagem a fazer mais e melhor no âmbito da língua portuguesa e da cultura lusófona.

 

Xangai

Nome Camões – Centro de Língua Portuguesa em Xangai
Universidade Universidade de Estudos Internacionais de Xangai
Abertura 2007
Responsável Liliana Soares
Morada Camões – Centro de Língua Portuguesa
Shanghai International Studies University (SISU)
School of European and Latin American Studies
Department of Portuguese
550 Dalian Road
200083 Shanghai
Contactos
Tel: (+) 8621 6531 1900
Fax: (+) 8621 6531 8524
Email: 该 Email 地址已受到反垃圾邮件插件保护。要显示它需要在浏览器中启用 JavaScript。 
 

univ xangai

Universidade de Estudos Internacionais de Xangai

   
Centro de Língua Portuguesa em Xangai

O Camões – Centro de Língua Portuguesa na Universidade de Estudos Internacionais de Xangai (SISU) foi fundado em 2007, ao abrigo de um protocolo de cooperação tripartido, estabelecido entre a SISU, o IPOR e o ex-Instituto Camões, na sequência de um processo de negociação iniciado em 2005, que viria a dar os seus frutos dois anos mais tarde.

A sua criação teve como objetivo criar um espaço de apoio às atividades pedagógicas realizadas nos cursos oferecidos pelo Departamento de Português da Faculdade de Línguas Ocidentais, nomeadamente a licenciatura e o mestrado em Língua e Cultura Portuguesas.

Em junho de 2007, o Cônsul-Geral de Portugal, o Vice-Cônsul do Brasil, a Presidente do IPOR e autoridades académicas da SISU inauguraram o Centro de Língua Portuguesa. Desde então, o Centro de Língua Portuguesa/Camões, I.P. tem realizado diversas atividades de apoio à lecionação dos cursos, nomeadamente exposições, mostra de filmes e outros eventos extracurriculares desta licenciatura, criada em 1977.

O Centro de Língua Portuguesa dispõe de um acervo bibliográfico, especializado na área dos Estudos Portugueses, e obras em formato audiovisual, disponíveis para consulta e requisição por parte dos alunos do curso.

O curso de Língua e Cultura Portuguesas da SISU foi a terceira licenciatura a surgir nesta área académica no contexto da República Popular da China. Desde a criação do curso, todos os anos se formam novos licenciados em Língua Portuguesa, os quais desempenham funções na administração pública chinesa, tais como ministérios, câmaras municipais, corpo diplomático, mas também no setor privado, nomeadamente em atividades comerciais e empresariais ou de cooperação entre a China e os países lusófonos. Anualmente, são cerca de vinte os estudantes que terminam a licenciatura em Língua e Cultura Portuguesas na Universidade de Estudos Internacionais de Xangai, ingressando com facilidade no mercado de trabalho chinês.