Vigo: Exposição "Sonhar a Liberdade", com fragmentos da obra de Urbano Tavares Rodrigues e fotografias de Sérgio Jacques

Calendar
Camões, I.P.
Date
01.03.2024 - 23.04.2024
Location
Centro Cultural Português em Vigo

Description

No âmbito das comemorações do centenário do nascimento de Urbano Tavares Rodrigues, o Camões – Centro Cultural Português (CCP) em Vigo inaugura, no dia 1 de março 2024, a partir das 19h00, a exposição "Sonhar a Palavra Liberdade", com fotografia de Sérgio Jacques e fragmentos da primeira obra de Urbano Tavares Rodrigues. O fotógrafo Sérgio Jacques fará uma visita guiada à exposição e posteriormente, apresentará o livro de fotografia "Santiago de Compostela", que contará também com a presença do escritor Carlos Quiroga.

Em 1948, Urbano Tavares Rodrigues, com apenas 25 anos, rumou a Santiago de Compostela ao serviço do Diário de Notícias, descobrindo na cidade uma atmosfera “negra e cruel, bárbara e estranhamente bela”. As reportagens que assinou para o jornal foram posteriormente publicadas em livro, o primeiro de muitos que escreveu nas seis décadas de atividade literária. Foi a leitura de "Santiago de Compostela (Quadros e sugestões da Galiza)" que proporcionou a Sérgio Jacques o elemento em falta para um projeto que há muito tinha em mente: a publicação de um livro que reunisse fotografias captadas ao longo dos anos em Compostela, acrescidas de um enquadramento literário. Surge assim "Santiago de Compostela", editado em 2023, no ano do centenário do nascimento de Urbano, que deu também origem a esta exposição fotográfica com que homenageamos um dos mais prestigiados escritores da segunda metade do século XX em Portugal. Esta exposição esteve patente na Torre do Tombo nos últimos meses de 2023 e chega agora a Vigo.

Também no dia 1 de março, o CCP em Vigo acolhe uma masterclass de Sérgio Jacques durante a manhã.

A exposição "Sonhar a Palavra Liberdade" estará patente no CCP em Vigo até 23 de abril de 2024, e poderá ser visitada às segundas, quartas e sextas-feiras das 11h00 às 14h00 e terças e quintas das 16h30h às 19h30.

A entrada é livre.

Esta iniciativa conta com o apoio do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P.