Certificação Português Língua Estrangeira

A certificação da proficiência linguística em Português Língua Estrangeira é realizada pelo Centro de Avaliação e Certificação de Português Língua Estrangeira – CAPLE, uma Unidade orgânica da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, dotada de autonomia científica e desenvolvendo a sua atividade nos domínios da avaliação e da certificação da proficiência em português língua estrangeira (PLE), da formação e da investigação relevantes para aqueles domínios, reconhecidos pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros, através do Camões, Instituto da Cooperação e da Língua, I.P.,  e pelo Ministério da Educação, através da Direção-Geral da Educação.

Os exames de PLE do CAPLE, unicamente destinados a cidadãos estrangeiros, são aceites para efeitos de estudos, carreira académica, emprego, obtenção de nacionalidade portuguesa, etc., por diferentes entidades e instituições nacionais e estrangeiras. Os seis exames oferecidos avaliam a competência em português como língua estrangeira  correspondente aos seis níveis (A1 a C2) do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR), independentemente do seu percurso de aprendizagem desta língua e do local onde a desenvolveram. A sua aplicação é feita na rede dos mais de 100 LAPE existentes no mundo, sob a responsabilidade dos respetivos coordenadores.

Consulte a página do CAPLE para conhecer as características de cada exame e os locais de aplicação de exames.

EUA – Exame NEWL

O NEWL® é uma avaliação de língua online, disponível em português. Os exames NEWL medem a proficiência linguística funcional através de quatro competências: compreensão da leitura e compreensão do oral, expressão oral e expressão escrita.

Estes exames de proficiência linguística permitem a atribuição aos alunos do ensino secundário — tanto os aprendentes de línguas estrangeiras tradicionais como os aprendentes de herança — com relatórios de classificação similares aos AP® que podem ser usados para se candidatarem às universidades no âmbito do ensino superior americano através de créditos e / ou colocação.

As pontuações do NEWL foram previamente aceites por várias universidades de prestígio, incluindo a Universidade de Maryland, Universidade DePaul, Universidade Purdue, Universidade de Cornell e outras. Um número crescente de Estados também aceita as classificações do NEWL como medida de proficiência para o Selo de Biliteracia.

Mais informações: NEWL