Projetos de Educação para o Desenvolvimento

A Educação para o Desenvolvimento (ED) constitui um processo educativo constante que favorece as inter-relações sociais, culturais, políticas e económicas entre o Norte e o Sul, que promove valores e atitudes de solidariedade e justiça que devem caracterizar uma cidadania global responsável. Consiste, em si mesma, num processo ativo de aprendizagem que pretende sensibilizar e mobilizar a sociedade para as prioridades do desenvolvimento humano sustentável.

De acordo com o “Conceito Estratégico da Cooperação Portuguesa 2014-2020”, aprovado pela Resolução de Conselho de Ministros n.º 17/2014, de 27 de fevereiro, “A educação para o desenvolvimento é uma área fundamental nas políticas de desenvolvimento e na criação de uma base de entendimento e de apoio da opinião pública para as questões da cooperação”. Neste contexto, a execução e acompanhamento da execução da Estratégia Nacional de Educação para o Desenvolvimento 2010-2015 (ENED) constitui um vetor fundamental da Política de Cooperação Portuguesa.

Em 2005 foi instituída uma linha de financiamento própria para o apoio a projetos de ONGD desta natureza. Entre 2005 e 2013 foram cofinanciados 105 projetos, dos 277 apresentados a candidatura, tendo sido apoiadas 23 ONGD das 80 ONGD candidatas, num montante total de 4.556.504,93 €.

O apoio do Camões, I.P. cobre vários domínios considerados prioritários de acordo com a ENED, como a Educação Formal, Educação Não Formal e Sensibilização e Influência Política.

Poderá consultar a representação gráfica dos apoios concedidos às ONGD desde 2005 no contexto da linha de financiamento de projetos de Educação para o Desenvolvimento, assim como a respetiva lista de projetos apoiados desde 2005, utilizando os filtros para pesquisar, nomeadamente, o ano do apoio, as entidades executantes, o número de projetos por país, o montante atribuído por país e os setores apoiados.