Maputo: Jornalista moçambicano Leonel Matusse Jr realiza estágio na RTP

Fecha
01-02-2020 - 29-02-2020
Ubicación
Maputo

Descripción

Durante o mês de fevereiro de 2020, o jornalista Leonel Matusse Jr. irá realizar um estágio na televisão pública portuguesa (RTP) em Lisboa, Portugal, que decorrerá no seguimento da 3.ª Edição do Seminário de Jornalismo Cultural (2019), iniciativa anual que resultou de uma parceria entre a SóArte Media, a Associação IVERCA, o Camões – Centro Cultural Português em Maputo e a RTP que colaborou com a participação da jornalista portuguesa Teresa Nicolau.

Durante este período de estágio Leonel Matusse Jr. vai ter a possibilidade de conhecer de perto a dinâmica e as metodologias de trabalho da RTP, empresa com uma larga história e tradição na comunicação social em Portugal.

                        

                                 

Nota Biográfica:

Leonel Matusse Jr é um jornalista de 25 anos, nascido na cidade de Inhambane, Moçambique. Iniciou os estudos na Escola Primária 3 Congresso, tendo concluído o nível básico na Escola Secundária 3 de Fevereiro e o médio na Emília Dausse, sempre em Inhambane. Em 2012 muda-se para cidade de Maputo para frequentar a Escola Superior de Jornalismo (ESJ). Integra o conjunto que criou o primeiro Magazine de parede da ESJ, apoia a comunicação da Associação de Estudantes conduzida por Crespim Mabuluco. Em 2014, com o jornalista Hélio Nguane, passa a escrever para o recém-criado Blog: Mbenga Artes e Reflexões, que é um portal que se dedica às artes e cultura. O projeto mereceu, em reconhecimento do seu potencial, um financiamento da União Europeia que permitiu a criação de um aplicativo, o Mbenga Artes e Reflexões  (disponível no playstore) e do website (www.mbenga.mz.co) para além de um estúdio que está a produzir o programa Cinema em Foco que passa na RDP África. É licenciado em Jornalismo, tem interesse de pesquisa no campo das artes, identidade e cultura. É jornalista na página cultural do Jornal Notícias, Coordenador do website da Plataforma Mbenga Artes e Reflexões, docente na Escola de Jornalismo. Durante a formação foi monitor do Msc Isaías Fuel nas cadeiras de Jornalismo Especializado e Teorias da Comunicação. Na adolescência fez rádio, por um ano foi apresentador do Programa Mundo Sem Segredos, no Emissor Provincial da Rádio Moçambique de Inhambane. Para além de matérias jornalísticas tem assinado crónicas, crítica literária, alguma dispersa de cinema e música. Escreve igualmente contos.