Luxemburgo: Exposição "Formes Anciennes, Nouvelles Circonstances", de André Guedes

Bruno Lopes
Fecha
08-09-2021 - 18-10-2021
Ubicación
Centro Cultural Português no Luxemburgo

Descripción

A Embaixada de Portugal e o Camões - Centro Cultural Português (CCP) no Luxemburgo organizam a exposição de André Guedes, Formes Anciennes, Nouvelles Circonstances, que terá lugar no Camões - CCP Luxemburgo, de 8 de setembro a partir das 18h30, até 18 de outubro de 2021.

A exposição Formes Anciennes, Nouvelles Circonstances, é um projeto que tem como ponto de partida a reflexão iniciada em 2009, mas que agora segue outra via exploratória. Utiliza referências de dois passados distintos a partir de estudos também eles provenientes de épocas diferentes e recontextualiza-os. O objetivo é fazer a fusão entre um modelo urbano da Antiguidade, Tróia e um modelo urbano contemporâneo.

 

Nota biográfica do artista:

André Guedes nasceu em lisboa no ano de 1971. É licenciado em Arquitetura e frequentou o mestrado de Antropologia do Espaço.

A sua prática artística combina frequentemente o trabalho de campo e a investigação de fontes documentais visuais e escritas, explorando temas da história social e política da qual resultam instalações, performances e intervenções no espaço público. Tem também colaborado regularmente em teatro e nas artes performativas como cenógrafo e dramaturgo. Participou em eventos em que expôs individualmente e de forma coletiva. Foi co-autor de alguns espetáculos, como “Nova, Caledónia” (2014) e “Aqui Também Acabou” (2008) e elaborou igualmente o desenho do espaço e elementos cénicos de obras de Vera Mantero, Miguel Pereira, Martine Pisani, Miguel Loureiro, entre outros. Participou em diversos programas de residências, nomeadamente Gasworks (2011), Le Pavillon/Palais de Tokyo, (2004/2005) e Fondazione Pistoletto (2003).

Em 2007 recebeu o Prémio de Artes Plásticas União Latina.