Barcelona: Exposição "Manoel de Oliveira, fotógrafo"

Fecha
08-11-2022 - 28-02-2023
Ubicación
Barcelona

Descripción

De 09 de novembro de 2022 a 28 de fevereiro de 2023, o Camões – Centro de Língua Portuguesa em Barcelona, em colaboração com a Filmoteca de Catalunya, apresentam a exposição fotográfica "Manoel de Oliveira, fotógrafo", que terá lugar na Sala de Exposições da Filmoteca de Catalunya, em Barcelona, Espanha.

A exposição fotográfica apresenta cerca de 100 imagens, tiradas entre os anos trinta e meados dos anos cinquenta, maioritariamente inéditas, que mostram uma faceta desconhecida de Manoel de Oliveira - a sua atividade como fotógrafo - e abrem novas perspetivas sobre como desenvolveu a sua carreira cinematográfica. A entrada é livre.

No dia 8 de novembro de 2022, às 19h00, projetar-se-ão as curtas-metragens "Douro, Faina Fluvial" (1931) e "O Pintor e a Cidade" (1956). A apresentação será feita pelo comissário da exposição, António Preto, pela presidente da Fundação de Serralves, Ana Pinho e pelo diretor da Cinemateca Portuguesa, José Manuel Costa.

Paralelamente e para acompanhar a exposição fotográfica, de 8 a 29 de novembro de 2022, a Filmoteca de Catalunya apresentará "Manoel de Oliveira, cineasta", uma extensa retrospetiva dedicada ao cineasta português.

Mais informações sobre a exposição (em catalão, espanhol e inglês), aqui.

Mais informações sobre o ciclo de cinema "Manoel de Oliveira, cineasta" (em catalão, espanhol e inglês), aqui.