Brasília: Espetáculo de Fado "Tanto Mar", com Helena Sarmento

Calendario
Camões, I.P.
Fecha
10.11.2025
Ubicación
Centro Cultural Português em Brasília

Descripción

No dia 10 de novembro de 2025, às 19h00, a fadista Helena Sarmento atua no Auditório Agostinho da Silva, do Camões - Centro Cultural Português em Brasília, na Embaixada de Portugal em Brasília, com o espetáculo “Tanto Mar”, no âmbito da sua digressão pela América Latina.

Após ter passado pela Argentina e pelo Uruguai, a artista portuguesa dá continuidade ao percurso que celebra a presença do fado e da língua portuguesa além-mar, levando ao público brasileiro uma proposta poética e sensorial.

Em “Tanto Mar”, Helena Sarmento convida a uma viagem emocional em que as palavras de uma língua secular se tornam expressão de desejo e travessia - uma língua que cruza oceanos e regressa sempre, trazendo consigo o fado, a saudade e o amor.

Inspirada na lírica intemporal de Camões, a narrativa mergulha nas emoções universais da travessia: o amor que permanece, a saudade que ecoa e a melancolia que aproxima margens distantes.

Explorando as tradições musicais e poéticas que unem Portugal e Brasil, o espetáculo aprofunda as pontes culturais entre os dois países, celebrando a partilha de afetos e sons que o Atlântico nunca separou.

Com conceção artística e voz de Helena Sarmento, o concerto conta ainda com Vinicius de Lucena, no bandolim, e Samuel Alves, no violão.