Dacar: 4.ª edição do Festival Éco L'Art

Calendario
Camões, I.P.
Fecha
24.11.2025 - 28.11.2025
Ubicación
Dacar

Descripción

A Embaixada de Portugal em Dacar e o Camões, I.P., em parceria com o Liceu J.F. Kennedy de Dakar, organizam de 24 a 28 de novembro de 2025, a 4.ª edição do Festival Eco L’Art, uma iniciativa dedicada às questões da sustentabilidade ambiental, da criatividade artística e da promoção da língua e cultura portuguesas junto daquela comunidade escolar.

Em 2025, o festival conta com a participação de duas artistas portuguesas convidadas: Letícia Costelha Pontes e Rita Dias.

Letícia Costelha Pontes, artista plástica multidisciplinar cujo trabalho explora memória, movimento e ligação à natureza, irá dirigir os ateliês e atividades principais com as alunas participantes, estudantes de português naquele liceu. Ao longo da semana, Letícia Costelha Pontes orientará exercícios de observação, experiências com materiais naturais, jardinagem, construção de maquetes e uma intervenção de pintura mural coletiva.

A componente literária e musical ficará a cargo de Rita Dias, cantora, compositora, escritora e autora do livro “Um a Um até Ser Livre”. Rita orientará a interpretação artística deste livro, integrando leitura, expressão, voz e criação coletiva. Estará ainda a cargo da componente musical do programa, que terminará com um breve concerto na sessão de encerramento, com os alunos do Liceu, que se realizará na manhã de dia 28 de novembro.

Criado em 2021, o Eco L’Art reafirma-se assim como um espaço de diálogo cultural, sensibilização ambiental e criação artística, contribuindo para fortalecer os laços educativos e culturais entre Portugal e o Senegal e proporcionando uma experiência transformadora aos alunos de português das escolas senegalesas. 

Esta atividade, que integra o Plano de Ação Cultural da Embaixada de Portugal em Dacar, financiado pelo Camões, I.P., conta com o apoio da TAP Air Portugal.