Paris: 18.ª edição do Festival "Parfums de Lisbonne"

Calendario
Camões, I.P.
Fecha
01.05.2025 - 31.07.2025
Ubicación
Paris, França

Descripción

Entre maio e julho de 2025, decorrerá a 18.ª edição do "Parfums de Lisbonne – Festival de urbanidades cruzadas entre Lisboa e Paris”, um festival de urbanidades cruzadas entre as capitais portuguesa e francesa, com uma programação pluridisciplinar (teatro, poesia, dança, música, cinema), baseada em pequenos formatos.

O tema da 18.ª edição "Artivismes / Artivismos", sublinha a especificidade dos processos de criação da Companhia Cá e Lá que, em colaboração com o CRILUS (Centre de Recherches Interdisciplinaires sur le monde Lusophone) e a Cátedra Lindley Cintra do Camões, I.P, através do entrosamento da investigação – criação – ação que desenvolve formas de representação que dão a ouvir e a ver obras de artistas cujas vozes foram silenciadas. As performances são pensadas no decorrer de ateliers que aliam prática e teoria.

A programação do festival, alterna em três tempos (antes, durante, depois). Os espaços de trabalho e de apresentação, são emblemáticos da identidade do festival: Université Paris Nanterre; cinema MK2 Beaubourg; Casa de Portugal-André de Gouveia e a Casa do Brasil, na CIUP e a Livraria Snob. O programa do festival decorre em Paris e seus arredores, tendo os organizadores do evento uma ligação privilegiada com os departamentos de português das universidades de Paris. São de sublinhar as atividades que cruzam os vários meios sociais, em particular o elo criado entre o meio universitário (nomeadamente os departamentos de português de várias universidades parisienses) e outros públicos, o que implica também a circulação concreta entre espaços físicos e mentais diversificados. Os Parfums de Lisbonne contam com a participação artística de alunos de master, doutoramento e de colegas do Departamento de português.

Esta é uma iniciativa organizada pela Companhia Cá e Lá, pelo CRILUS - Universidade Paris Nanterre, pela C­átedra Lindley Cintra do Camões I.P, em parceria com o Leitorado Paris 8 Saint-Denis, a Casa de Portugal-André de Gouveia (CIUP), o Consulado-Geral de Portugal em Paris, comunidades portuguesas, Cinemas MK2 Beaubourg, Livraria Snob.

Conheça o programa aqui.