Praia e Mindelo: Concerto de Tcheka e Mário Laginha
- Calendario
- Camões, I.P.
- Fecha
- 20.11.2025 - 22.11.2025
- Ubicaciones
- Centro Cultural Português na Cidade da Praia , Mindelo
Descripción
No dia 20 de novembro de 2025, às 19h00, o Camões - Centro Cultural Português na cidade da Praia, e no dia 22 de novembro, a Academia Jotamonte, na cidade do Mindelo, receberão um concerto do pianista português Mário Laginha e do guitarrista e cantor cabo-verdiano Tcheka, numa apresentação de música autoral que combina influências de vários géneros.
O espetáculo combina a guitarra e a voz de Tcheka com o piano de Mário Laginha, resultando em composições originais com melodias que exploram a amizade e a paixão pela música entre os dois artistas.
No dia 19 de novembro decorreu também, no auditório do CCP na Praia, uma masterclass com o pianista Mário Laginha, com três dezenas de alunos de música.
Nascido num lugar recôndito da Ilha de Santiago, em Cabo Verde, Tcheka criou um estilo único que testemunha as influências que recebeu à escala global. A sua música flui naturalmente, resistindo a qualquer tentativa de categorização fácil, dadas as referências a diversos géneros oriundos de Cabo Verde, do jazz africano, da música folk, do blues e do rock. Para Mário Laginha, fazer música é sobretudo um ato de partilha. E tem-no feito com personalidades musicais fortes e das mais distintas áreas. Tcheka é mais um companheiro de estrada que o transporta para um universo que o desafia a reinventar-se enquanto músico.
A iniciativa conta com o apoio do Camões, I.P., em parceria com a Câmara Municipal do Mindelo.