Xangai: Exposição “Paisagem Instável - Obras da Coleção de Arte Contemporânea do Estado e da Coleção Millennium BCP”, na Fundação FOSUN

Calendario
Camões, I.P.
Fecha
07.11.2025 - 14.12.2025
Ubicación
Xangai

Descripción

Com o objetivo de reforçar a presença da arte contemporânea portuguesa na Ásia, será inaugurada, no dia 7 de novembro de 2025, no edifício-sede da Fundação FOSUN, na zona do Bund, em Xangai, a exposição “Paisagem Instável - Obras da Coleção de Arte Contemporânea do Estado e da Coleção Millennium bcp”. A mostra, sob os auspícios da 7.ª edição da Shanghai Art Trade Week, poderá ser visitada até ao dia 14 de dezembro de 2025.

Proveniente de duas das mais relevantes coleções públicas e privadas de Portugal, esta será a primeira apresentação internacional da Coleção de Arte Contemporânea do Estado (CACE) fora da Europa, constituindo um marco na divulgação da arte portuguesa contemporânea na China.

A exposição reúne desenho, pintura, fotografia e escultura de artistas de várias gerações, destacando nomes consagrados como Paula Rego, Maria Helena Vieira da Silva e Júlio Pomar, a par de novos talentos que refletem a vitalidade e diversidade da criação artística portuguesa. Entre as obras em exibição encontra-se "Porto", de Maria Helena Vieira da Silva, gentilmente cedida pela Fundação Millennium bcp, assinalando o 30.º aniversário da geminação entre as cidades do Porto e Xangai, celebrado em 2025.

A exposição “Paisagem Instável” propõe um diálogo poético e plural sobre a natureza - física, humana e imaginária -, convidando o público chinês e internacional a descobrir diferentes olhares sobre o território e a identidade contemporânea portuguesa.

Esta iniciativa resulta de uma colaboração entre a CACE, o Consulado-Geral de Portugal em Xangai, o Camões, I.P., a Fundação Millennium bcp, o Turismo de Portugal, a Fundação FOSUN e a Fidelidade Seguros, contribuindo para a internacionalização da cultura portuguesa e o reforço dos laços culturais entre Portugal e a China.

Esta atividade tem o apoio do Camões, I.P.