Francia

Centros de Lengua Portuguesa disponibles en Francia.

Lille

Nome Camões – Centro de Língua Portuguesa em Lille
Universidade Universidade Charles-de-Gaulle - Lille 3
Abertura 2004
Responsável Liliane Santos
Docente Manuel Severino
Morada
Camões – Centro de Língua Portuguesa
Université Charles-de-Gaulle - Lille 3
Domaine universitaire du "Pont de Bois"
rue du Barreau
BP 60149
59653 Villeneuve d'Ascq Cedex
Contactos
Tel: (0033) 3 2041 7090
Fax: (0033) 3 2041 6291
Email: Esta dirección de correo electrónico está siendo protegida contra los robots de spam. Necesita tener JavaScript habilitado para poder verlo.
 

univ lille

Universidade Charles-de-Gaulle - Lille 3

   

Centro de Língua Portuguesa em Lille

O Centro de Língua Portuguesa/Camões, I.P. na Universidade de Lille 3 foi oficialmente inaugurado a 4 de novembro de 2004.

A cerimónia de inauguração iniciou-se com a assinatura do Protocolo que oficializou a criação do Centro de Língua Portuguesa.

Esta inauguração teve a honra de contar com a presença do Nobel português, José Saramago, de visita à Universidade para receber o Doutoramento Honoris Causa.

 

Lyon

Nome Camões – Centro de Língua Portuguesa em Lyon
Universidade Universidade Lumière Lyon 2
Abertura 2001
Responsável Cristina Gertrudes
Morada
Camões – Centro de Língua Portuguesa
Université Lumière Lyon 2
Contactos
Tel: (0033) 4 7877 2630
Fax: (0033) 4 7877 2630
Email: Esta dirección de correo electrónico está siendo protegida contra los robots de spam. Necesita tener JavaScript habilitado para poder verlo.Esta dirección de correo electrónico está siendo protegida contra los robots de spam. Necesita tener JavaScript habilitado para poder verlo. 
Website http://camoes.univ-lyon2.fr
 

univ lyon

Universidade Lumière Lyon 2

   
O Centro de Língua Portuguesa em Lyon

O Camões – Centro de Língua Portuguesa na Universidade Lumière Lyon 2 foi inaugurado a 2 de maio de 2001.

Procedeu-se à abertura oficial da exposição Eça de Queirós - Marcos Biográficos e Literários, apresentada pelo escritor Nuno Júdice, que falou sobre a herança de Eça de Queirós. Alunos de Português do Departamento fizeram a leitura de textos do autor de Os Maias, cujas obras, em português e em tradução francesa, estiveram patentes ao público.

Numa região em que a presença da comunidade portuguesa é uma realidade inequívoca (a segunda maior comunidade portuguesa em França), e em que os alunos de Português do Departamento são ainda, na sua grande maioria, luso-descendentes, o Centro de Língua Portuguesa/Camões, I.P. não poderia alhear-se desse facto.

O Centro procura assim proporcionar a professores e alunos meios que permitam o aprofundamento dos seus conhecimentos, bem como a participação em actividades de carácter cultural, com o objectivo de promover a divulgação da Língua e da Cultura Portuguesas na região.

 

Poitiers

Nome Camões – Centro de Língua Portuguesa em Poitiers
Universidade Universidade de Poitiers
Abertura 2005
Responsável Ricardo Cabrita
Diretora do Departamento Sandra Teixeira
Morada
Camões – Centro de Língua Portuguesa
Université de Poitiers
Departamento de Estudos Portugueses e Brasileiros
1 rue Raymond Cantel
86022 Poitiers Cedex
Contactos
Tel: (0033) (0) 5493 66375
Email: Esta dirección de correo electrónico está siendo protegida contra los robots de spam. Necesita tener JavaScript habilitado para poder verlo.Esta dirección de correo electrónico está siendo protegida contra los robots de spam. Necesita tener JavaScript habilitado para poder verlo. 
 

univ poitiers

Universidade de Poitiers

   
O Centro de Língua Portuguesa em Poitiers

O Camões – Centro de Língua Portuguesa na Universidade de Poitiers foi inaugurado a 17 de outubro de 2005.

O acto contou com a presença das escritoras Agustina Bessa-Luís e Lídia Jorge. Lídia Jorge felicitou todos os que tinham contribuído para a sua criação. O CLP na Universidade de Poitiers resultou do reconhecimento e importância que o Portugês tem tido na Universidade de Poitiers, cujo Leitorado data de 1936.

O Centro, aberto a alunos, docentes e público do exterior interessado pela Língua e Cultura Portuguesas, está instalado junto ao Departamento de Estudos Portugueses e possui equipamento multimédia e documental destinado a possibilitar a descoberta e o estudo da Língua e da Cultura Portuguesas.

 

Tópicos neste artigo: