Programamos

La preparación de los documentos enmarcadores de la cooperación portuguesa con los países asociados debe alinearse con sus estrategias de desarrollo y, siempre que sea posible, sincronizarse con el ciclo presupuestario local.

El ejercicio de programación debe contribuir a la consecución de los objetivos de construcción del Estado de derecho, principalmente en situaciones de fragilidad y posconflicto.

Se pretende imprimir una nueva dinámica para la participación de la sociedad civil en el debate de las políticas, en la definición de estrategias y en la implementación de programas, también conveniente.

La cooperación Portuguesa reconoce la importancia de la financiación para que el desarrollo sea previsible con el fin de promover la capacidad de los países asociados de planear y gestionar de una manera más eficaz sus programas de desarrollo.

Programação conjunta

A Programação Conjunta implica uma análise partilhada, uma visão estratégica comum, uma divisão de trabalho com base em vantagens comparativas e em dotações financeiras plurianuais indicativas dos doadores participantes, sob a forma de um documento conjunto plurianual. Resulta dos compromissos assumidos no quadro das Conclusões do Conselho sobre a Agenda para a Mudança da UE e das Conclusões do Conselho, de novembro de 2011 sobre a posição comum da UE para o IV Fórum de Alto Nível sobre a Eficácia da Ajuda em Busan.

Leer más...

Programas Estratégicos de Cooperação

Programa Estratégico de Cooperação Portugal-Angola 2018-2022

No quadro do reforço da cooperação entre Portugal e Angola foi assinado, no passado dia 18 de setembro, em Luanda, o Programa Estratégico de Cooperação (PEC) 2018-2022.

Leer más...

Ciclo de programação

Constituem princípios orientadores da programação os seguintes:

14790

Leer más...

Clusters

No sentido de reforçar a coerência e a coordenação da atuação da Cooperação portuguesa, com como a articulação entre os seus atores, foram criados dois Cluster, um na área da “Segurança e Defesa”, ou segundo na área da “Energia a Ambiente”. A definição e operacionalização dos “Cluster” são enquadradas pelo Secretariado Permanente da Comissão Interministerial para a Cooperação.

Leer más...