Beira: Exposição de fotografia "Homo Urbanus Europeanus"

日历
Camões, I.P.
Date
03.09.2021 - 08.10.2021
Location
Beira

Description

Após obras de remodelação, o Camões – Centro Cultural Português da Beira reabre com a exposição de fotografia Homo Urbanus Europeanus, uma seleção de obras do fotógrafo francês Jean Marc Caracci, realizada em parceria com a Delegação da União Europeia em Moçambique. Esta exposição esteve recentemente patente no Camões -Centro Cultural Português de Maputo, onde integrou as atividades alusivas à Semana da Europa 2021 e a programação cultural que a Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia - no 1.º semestre de 2021 - promoveu em diversos países.

Homo Urbanus Europeanus apresenta imagens a preto e branco de 27 capitais europeias. Os habitantes urbanos e o seu ambiente foram o mote que levou este fotógrafo francês a percorrer todas as capitais europeias e a registar momentos inéditos e muito peculiares que relacionam o cidadão com a arquitetura e urbanismo e se distinguem de outras fotografias tradicionais de espaços icónicos e turísticos que habitualmente são associadas a estas cidades. O olhar atento e muito particular de Jean Marc Caracci permite ao público viajar pela Europa, contemplar a sua diversidade e imaginar um discurso particular em cada uma das imagens apresentadas nesta mostra organizada para Maputo.

A série Homo Urbanus Europeanus, que tem sido muito apreciada internacionalmente, já foi apresentada em mais de 50 exposições, em 26 países diferentes. Na Beira, estará patente ao público no Camões – Centro Cultural Português de dia 3 de setembro a 8 de outubro de 2021, de segunda a sexta, entre as 9h00 e as 15h00, com entrada gratuita. No âmbito do contexto atual, a abertura da exposição respeitará todas as medidas adequadas de higiene e segurança definidas pelas autoridades competentes.