Organização

Organograma do Camões, I.P.

O presente organograma apresenta a forma como o Camões, I.P. está estruturado:  

organograma

Os órgãos do Camões, I.P. são:

Ao nível da direção superior, o Camões, I.P. conta com um Conselho Diretivo e um Fiscal Único (órgão de controlo).

O Conselho Diretivo é composto por um presidente, um vice-presidente e dois vogais, cabendo ao presidente voto de qualidade.

 

Conselho Diretivo - Presidente

Florbela Paraíba

Licenciada em Relações Internacionais, pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade Técnica de Lisboa; aprovada no concurso de admissão aos lugares de adido de embaixada, aberto em 27 de maio de 1995; adida de embaixada, na Secretaria de Estado, em 7 de março de 1996; secretária de embaixada, em 28 de maio de 1997; terceira-secretária de embaixada, em 2 de março de 1998; na Missão em Díli, em 6 de junho de 2000; segunda-secretária de embaixada, em 7 de março de 2001; na Embaixada em Washington, em 17 de janeiro de 2002; primeira-secretária de embaixada, em 7 de março de 2004; na Missão Permanente junto das Nações Unidas, em Nova Iorque, em 21 de novembro de 2006; adjunta do Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, em 1 de setembro de 2009; conselheira de embaixada, em 20 de outubro de 2010; Diretora de Serviços da África Subsariana da Direção-Geral de Política Externa, em 9 de fevereiro de 2011; na Embaixada em Brasília, em 1 de agosto de 2013; na Embaixada em Roma, em 5 de agosto de 2017; chefe do Gabinete do secretário-executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), em 1 de janeiro de 2019; ministra plenipotenciária de 2.ª classe, em 30 de janeiro de 2019; ministra plenipotenciária de 1.ª classe, em 30 de janeiro de 2022; na Embaixada em Dakar, com credenciais de Embaixadora, em 2 de julho de 2022.

Presidente do Conselho Diretivo do Camões, I.P. desde 15 de julho de 2024.

Despacho de nomeação

 

Conselho Diretivo - Vice-Presidente

site VG RicardoVictoria
Ricardo Victoria

Licenciado em Relações Internacionais pelo Instituto de Ciências Sociais e Políticas, da Universidade Técnica de Lisboa. Mestre em Economia Internacional pelo Instituto Superior de Economia e Gestão, da mesma Universidade. Professor assistente na Universidade Católica em 1999; aprovado no concurso de admissão aos lugares de adido de embaixada, aberto em 5 de junho de 1997; adido de embaixada, na Secretaria de Estado, em 19 de fevereiro de 1998 (Direção-Geral dos Assuntos Comunitários – DGAC/REI); terceiro-secretário de embaixada, em 12 de maio de 1999; delegado nacional no Grupo de Trabalho Alargamento, na Representação Permanente junto da União Europeia, em Bruxelas, de janeiro a junho de 2000; na Direção-Geral dos Assuntos Comunitários em julho de 2000; na Direção de Serviços da África Subsariana (Direção-Geral das Relações Bilaterais) em novembro de 2001; adjunto no Gabinete do Secretário de Estado dos Assuntos Europeus, em 9 de maio de 2002; segundo-secretário de Embaixada, em 20 de fevereiro de 2003; em comissão de serviço na Embaixada em Madrid, em 1 de abril de 2005; na Embaixada em Berlim, em 11 de setembro de 2005; primeiro-secretário de embaixada, em 20 de fevereiro de 2006; na Representação Permanente junto da União Europeia, em Bruxelas, em 1 de setembro 2009 (i.a. com funções de coordenação como Antici durante três anos e como Coordenador do Núcleo da Justiça e Assuntos Internos, por proposta do Gabinete da Ministra da Justiça datada de 2/01/2013); conselheiro de embaixada, em 20 de dezembro de 2013; Diretor de Serviços das Américas (Direção-Geral de Política Externa), em 25 de agosto de 2014; Chefe de Gabinete do Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, em 30 de novembro de 2015; Ministro-Conselheiro na Embaixada em Luanda, em 20 de Agosto de 2018; Ministro-Conselheiro na Embaixada em Berlim, em 20 de Agosto de 2021.

Vice-Presidente do Conselho Diretivo do Camões, I.P. desde 28 de agosto de 2023.

Despacho de nomeação

 

Conselho Diretivo - Vogal 

Ana Paula Harfouche

Vogal do Conselho Diretivo do Camões, I.P. desde 18 de julho de 2024.

Despacho de nomeação

 

Conselho Diretivo - Vogal

Vogal Joaquim

Joaquim Coelho Ramos

Doutorado em Filologia Portuguesa, ramo de linguística, pela Faculdade de Filosofia da Universidade Carolina de Praga, República Checa, em regime de dupla tutela com a Faculdade de Letras da Universidade do Porto (2017). Mestre em Português - Língua Estrangeira/Língua Segunda pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (2012) e licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (2004). Pós-graduação em Cultura Portuguesa Contemporânea (2010) e formação complementar em Política Externa Portuguesa, pelo Departamento de Relações Internacionais da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (2002) e Literatura Portuguesa Contemporânea, pela Faculdade de Filosofia da Universidade de Palacký em Olomouc, República Checa (2011). Investigador no CLUP - Centro de Linguística da Universidade do Porto (desde 2012), membro do Conselho Assessor da Associação Internacional de Lusitanistas e associado fundador da Sociedade Checa de Língua Portuguesa (desde 2011). Leitor externo de língua portuguesa nas universidades de Brno e Olomouc (2005-2006), e professor auxiliar de língua portuguesa em Praga, na República Checa (2005-2006). Leitor de língua e cultura portuguesas do Camões (2006-2018), na República Checa, e coordenador do respetivo Centro de Língua (2006-2016 e 2017-2018). Presidente do Grupo de Praga da rede de Institutos Culturais dos países da União Europeia/EUNIC ali acreditados (2011-2013). Criação e ensino de diversos cursos de especialização, presenciais e em linha, nomeadamente nas áreas da língua portuguesa aplicada ao Direito e à Economia. Vários artigos e capítulos em livros e revistas internacionais da especialidade sobre temas ligados à linguística e ao ensino da língua portuguesa. Medalha de Mérito do Decanato da Faculdade de Filosofia da Universidade Carolina de Praga, na República Checa (2016). Diretor do IPOR - Instituto Português do Oriente, em Macau (2018-2023).

Vogal do Conselho Diretivo do Camões, I.P. desde 10 de julho de 2023.

Despacho de nomeação

 

Órgãos consultivos

Comissão Interministerial para a Cooperação

Missão

A Comissão Interministerial para a Cooperação (CIC) é um órgão setorial de apoio ao Governo na área da política da cooperação para o desenvolvimento, que funciona junto do Camões, I.P..

Competência

À CIC compete:

  • Apoiar o Governo na definição da política de cooperação com os países em desenvolvimento;
  • Promover o planeamento articulado dos programas e projetos de ajuda pública ao desenvolvimento;
  • Articular as intervenções dos diversos ministérios em matéria de cooperação e ajuda pública ao desenvolvimento, tendo em vista o estabelecimento de orientações concertadas e o reforço da coordenação e coerência das políticas para o desenvolvimento;
  • Promover a coordenação da execução dos programas e projetos de cooperação de iniciativa pública;
  • Promover a recolha e a partilha, entre os seus membros, das informações e dados estatísticos relativos à execução das atividades de cooperação.

Conselho Consultivo para a Língua e Cultura Portuguesas

O Conselho Consultivo é o órgão de consulta, apoio e participação na definição das linhas gerais de atuação do Camões, I. P., e reúne pelo menos uma vez por ano, nos termos do respetivo regulamento interno.

O Conselho Consultivo é constituído:

  • Pelo presidente do Camões, I. P., que preside, e pelo vice-presidente e vogais;
  • Por um representante de cada um dos membros do Governo responsáveis pelas áreas dos negócios estrangeiros, da economia, da educação, do ensino superior, da ciência e tecnologia, da cultura, da juventude e da comunicação social;
  • Pelo diretor-geral de política externa, pelo diretor-geral dos assuntos europeus, pelo diretor-geral dos assuntos consulares e comunidades portuguesas do MNE;
  • Por cinco personalidades de reconhecido mérito nos domínios do ensino, da investigação, das artes e das ciências;
    Por um representante de cada uma das associações de sindicatos do pessoal docente, que integram as confederações sindicais com assento na comissão permanente da concertação social.

Competência

Ao Conselho Consultivo compete:

  • Pronunciar-se sobre o plano e o relatório de atividades do Camões, I. P., na área da língua e da cultura portuguesas;
  • Dar parecer sobre os planos de formação relativos ao ensino português no estrangeiro;
  • Dar parecer sobre o planeamento da rede de ensino de português no estrangeiro;
  • Dar parecer sobre a criação de centros culturais portugueses e as estruturas de coordenação do ensino de português no estrangeiro;
  • Pronunciar-se, por iniciativa própria ou mediante solicitação do presidente, sobre iniciativas relevantes para a prossecução das atribuições do Camões, I. P., na área da língua e da cultura portuguesas;
  • Contribuir para a articulação do Camões, I. P., com os órgãos do Estado e dos serviços públicos com os quais se relacione na prossecução das suas atribuições, na área da língua e da cultura portuguesas.