Maputo: Exposição de fotografia "Americanos", de José Cabral

日历
Camões, I.P.
Date
14.02.2023 - 01.04.2023
Location
Centro Cultural Português em Maputo

Description

No dia 13 de fevereiro 2023, às 18h30, será inaugurada no Camões – Centro Cultural Português em Maputo, a exposição "Americanos", uma apresentação de uma série fotográfica homónima, da autoria do fotógrafo José Cabral. Esta apresentação individual resulta de uma parceria entre o Camões – Centro Cultural Português em Maputo e a produtora Art Dispersion (Portugal).

Com organização do Camões – Centro Cultural Português em Maputo e curadoria de Rodrigo Bettencourt da Câmara, a exposição "Americanos" reúne um conjunto alargado de fotografias desta série, a preto e branco, com novas impressões efetuadas a partir dos negativos originais deste icónico fotógrafo moçambicano. José Cabral é fotógrafo profissional desde 1975, foi professor no Centro de Formação Fotográfica de 1986 a 1990, e a sua obra ganhou mais visibilidade nas duas primeiras décadas do séc. XXI. Estes trabalhos, que pela primeira são apresentados ao público, têm origem numa viagem que o fotógrafo fez aos Estados Unidos da América, durante três meses, ao abrigo de uma bolsa da Mid-American Arts Alliance, num amplo roteiro que incluiu cidades como Nova Iorque, Washington, Chicago, Nova Orleães, San Diego/Califórnia, El Paso/Texas e no Novo México, Santa Fé, Las Cruces e White Sands.

O projeto expositivo "Americanos", que reúne mais de 150 fotografias desta série de José Cabral, conta com a participação do poeta Luís Carlos Patraquim, José Manuel dos Santos, escritor, poeta, curador, agente cultural e diretor da Revista Electra e Alexandre Pomar, curador e crítico de arte.

A propósito deste projeto, Luís Carlos Patraquim escreveu: «José Cabral exibe neste seu trabalho um agudo olhar e um pundonor subtil e mostra-nos a “sua América” alheia ao famoso dream e onde há um silêncio prodigioso da imagem a ritmar uma música de dentro. Gente e situações banais, tantas que, ao menos para mim, julgo ouvir as notas das Gymnopedies de Satie. E a fera amansada na vulgaridade quotidiana dos dias a preto e branco da América.» Nas palavras de José Manuel dos Santos: «Olhamos esta bela e rigorosa coleção de fotografias e reconhecemos, de imediato, uma voz visual. Ou encontramos um estilo que nos diz a visão que vê o que vê como vê. Ou descobrimos a pulsação de um olhar que bate ao ritmo incerto do coração secretamente selvagem.»

A exposição de fotografia "Americanos", de José Cabral, estará patente em Maputo, entre 14 fevereiro e 1 de abril de 2023, no Camões – Centro Cultural Português, e poderá ser visitada de segunda a sábado, entre as 10h00 e as 17h00.