Genebra: Ciclo de conferências e seminário de cinema "A Revolução Portuguesa em imagens"

日历
Camões, I.P.
Date
26.02.2024 - 13.05.2024
Location
Genebra

Description

Terá lugar entre 26 de fevereiro e 13 de maio de 2024, em Genebra, um ciclo de conferências e seminário transversal de cinema intitulado "A Revolução Portuguesa em imagens".

O evento é organizado pela Universidade de Genebra (Unidade de Português, Activités culturelles, Maison de l’Histoire e Cinemaclube) e pela Cátedra Lídia Jorge do Camões, I.P., no quadro de um seminário de divulgação das culturas em língua portuguesa que, em 2024, é dedicado inteiramente a Portugal com o objetivo de comemorar os 50 anos da Revolução dos Cravos.

As aulas e as conferências terão lugar no IFAGE (Fondation pour la formation des adultes à Genève), enquanto as sessões de cinema vão decorrer no Auditorium Arditi, do Cineclube da Universidade.

O programa do Semestre da Primavera de 2024 é dedicado à Revolução dos Cravos, estando inserido na programação do Cineclube da universidade. Durante o mês de abril de 2024, o ciclo de cinema do Cineclube incluirá três filmes sobre a revolução portuguesa. Também os restantes filmes estão disponíveis na plataforma. A revista do Cineclube sobre o ciclo revolução incluirá um texto de um estudante de português sobre o filme "Que Farei com Esta Espada?", de João César Monteiro, que será o seu trabalho de investigação no seminário.

A Cinemateca Portuguesa apoia este evento com a cedência de alguns dos filmes.

 

Lista de filmes (sujeita a alterações):

"A Revolução", de Ana Hatherly

"Capitães de Abril", de Maria de Medeiros

"Paredes Pintadas da revolução Portuguesa", de António Campos

"Que Farei com esta espada?", de João César Monteiro

"Linha Vermelha", de José Filipe Costa

"Bom Povo Português", de Rui Simões

"Prazer Camaradas!", de José Filipe Costa

 

Mais informações sobre o programa e respetivos horários - incluindo conferências e projeções públicas - aqui.

A entrada nos eventos é livre.