Brasília: 50 Anos da Revolução dos Cravos

Description

No dia 19 de abril de 2024, será disponibilizado um episódio especial do podcast 451 MHz, realizado com o apoio do Camões – Centro Cultural Português em Brasília e da Fundação Henrique Cardoso, dedicado ao 25 de Abril.

Igualmente, no mês em que se completam 50 anos da Revolução dos Cravos, a Revista Quatro Cinco Um publica o especial “Como nasce a democracia” sobre os cinquenta anos da Revolução dos Cravos, que derrubou a ditadura mais longeva da Europa. Sebastião Salgado, Ruy Castro e Dulce Maria Cardoso relembram o 25 de Abril, dia em que a democracia venceu em Portugal. Nara Vidal escreve sobre “Novas Cartas Portuguesas”, de Maria Isabel Barreno, Maria Velho da Costa e Maria Teresa Horta, livro recentemente editado no Brasil que desafiou o salazarismo e se tornou manifesto feminista internacional. ⁠

Sebastião Salgado vivia exilado em Paris, tinha acabado de aderir a profissão de fotógrafo e foi enviado pelas agências de notícias para cobrir a revolução em Angola e em Moçambique.

O académico Ruy Castro trabalhava numa revista em Lisboa e testemunhou na rua as primeiras horas e os primeiros cravos.

A escritora Dulce Maria Cardoso tinha dez anos e vivia em Luanda quando teve a infância interrompida pelo fim das Guerras Coloniais e do Império Português.