Lisboa: Exposição coletiva "O 25 de Abril sob o olhar da União Europeia"

日历
Camões, I.P.
Date
11.04.2024 - 30.04.2024
Location
Lisboa (Camões, I.P.)

Description

De 11 a 30 de abril de 2024, estará patente na Sala de Exposições do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., em Lisboa, a exposição coletiva "O 25 de Abril sob o olhar da União Europeia", organizada no âmbito da presidência belga do Conselho da União Europeia.

A celebrar 50 anos da Revolução dos Cravos, a exposição coletiva "O 25 de Abril sob o olhar da União Europeia, conta com contribuições de 21 Embaixadas dos Estados-Membros da União Europeia e coloca em foco um momento crucial da história de Portugal, e evidencia o impacto da Revolução dos Cravos no panorama europeu mais amplo.

Composta por uma coleção de fotos, cópias de jornais e documentos diplomáticos a exposição apresenta múltiplos artefactos, alguns dos quais nunca antes exibidos publicamente, que oferecem uma representação da atmosfera e dos sentimentos que caracterizaram os dias revolucionários em Portugal, proporcionando uma panorâmica das reações, das preocupações e do apoio expressos por cidadãos europeus e por representantes dos Estados.

Uma das características distintivas da exposição é a ampla diversidade de origem dos documentos exibidos, provenientes de diferentes países: Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, Chéquia, Croácia, Dinamarca, Eslováquia, Eslovénia, Espanha, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Itália, Luxemburgo, Malta, Países Baixos, Polónia, Portugal e Suécia. 

A exposição, de entrada livre, estará patente ao público até ao dia 30 de abril, podendo ser visitada nos dias úteis, das 9h30 às 13h30 e das 14h30 às 18h30.