Luanda: Noite de poesia" Luanda em versos"

Description

No dia 28 de janeiro de 2026, às 18h00, o Camões - Centro Cultural Português acolhe a noite de poesia “Luanda em Versos” com Marley Escórcio, Noémia Angel, LN, Emília Comena e Mars Luise, sob curadoria de Kiaku Zambo. O acesso é livre, sujeito à lotação do espaço.

“Luanda em Versos” é uma iniciativa poética concebida para celebrar o dia 25 de janeiro de 1576, data em que se celebra a fundação da cidade de Luanda. Este ano, para assinalar os 450 anos da cidade de Luanda, propõe-se um encontro especial, onde poetas são convidados a criar e recitar poemas originais, prestando assim tributo à capital angolana e explorando a sua riqueza histórica, cultural e social através da poesia.

A iniciativa pretende evidenciar os encantos, desafios e complexidades da cidade, incentivando uma reflexão poética sobre a sua identidade, beleza e evolução ao longo dos séculos. Procura ainda valorizar a literatura angolana e promover o diálogo artístico, reforçando o papel da poesia como instrumento de celebração, memória e transformação cultural.

Sobre as Artistas

Marley Escórcio, artista de voz, poeta e mestre de cerimónia. Encontrou na arte a liberdade de expressão e uso a palavra como instrumento de resistência, memória e transformação. Entre poemas, spots publicitários e histórias que conta com a voz, procura tocar a alma e inspirar quem a ouve. A sua poesia reflete a força da mulher, a complexidade da vida urbana e a beleza de Angola. Cada apresentação é uma viagem entre emoção, reflexão e celebração, onde o seu propósito é dar voz ao que muitas vezes fica em silêncio.

LN - Eliene de Fátima Correia dos Santos, conhecida literariamente como LN, nasceu em Malanje, Angola. Arquiteta e urbanista formada pela Universidade José Eduardo dos Santos (UJES), é uma artista multifacetada que transita entre a poesia, a escrita e um universo de "ses" e "porquês".

Noémia Capitango Domingos, conhecida como Noémia Angel, nasceu na província de Luanda. Finalista do curso de Medicina Dentária, amante e praticante de Spoken Word. Desde 2023, declama os seus textos em templos religiosos. Estreou-se no slam no ano de 2025, no concurso Nketo Performance de Luta, conquistando o terceiro lugar. Participou ainda no Slam Tundavala, na edição de 2025. Tem como objetivo intervir, com as suas poesias, em vários temas sociais. Noémia Angel solta a voz, mesmo trémula, com a intenção de que, através dos seus textos, as mentes sejam renovadas e caracteres aperfeiçoados.

Revolucionada pela voz e pela palavra, Emília Chitula Kambale Comena, nascida na Lunda Norte, licenciada em Cardiopneumologia pela Universidade Metodista de Angola, encontrou na arte um refúgio.

Mars Luise é o pseudónimo de Maria Maweza de Sousa Luís, de 26 anos, natural do Kwanza-Sul. É uma voz que se destaca pela sua particularidade, uma jovem preocupada com a qualidade estética e técnica da sua música, razão pela qual faz da poesia a base das suas composições. Carinhosamente conhecida como “deusa de Marte”, Mars Luise é uma das finalistas da edição de 2025 do Festival da Canção de Luanda da LAC.