Luxemburgo: Conferência “Camilo Castelo Branco: La construction d’un écrivain / Camilo Castelo Branco: a construção de um escritor”

日历
Camões, I.P.
Date
22.10.2025 - 23.10.2025
Locations
Luxemburgo , Centro Cultural Português no Luxemburgo

Description

No âmbito do bicentenário de Camilo Castelo Branco, o Leitorado de Português do Camões, I.P. na Universidade do Luxemburgo, convida a escritora portuguesa Maria Antónia Oliveira para apresentar a conferência “Camilo Castelo Branco: La construction d’un écrivain / Camilo Castelo Branco: a construção de um escritor”, sobre a vida e obra de Camilo Castelo Branco (1825-1890), nos dias 22 e 23 de outubro de 2025.

No dia 22 de outubro, pelas 12h15, a conferência terá lugar na Universidade do Luxemburgo, e será proferida em francês. No dia 23 de outubro, às 18h30, a conferência sobre o escritor será proferida no Camões - Centro Cultural Português no Luxemburgo, em língua portuguesa.

Biografado aos 36 anos, Camilo Castelo Branco ganhou a posteridade antes mesmo de escrever os livros que o tornariam famoso. A sua vida, e as histórias que sobre ele corriam, eram alvo da curiosidade pública. Os romances espantavam pela enorme quantidade e fascinavam como um vício. Entre a verdade e a ficção, Camilo movia-se e fazia-se: mito de si mesmo.

Maria Antónia Oliveira é autora dos livros "Alexandre O’Neill, Uma Biografia Literária" (2024); "Não. Uma Biografia do Ar.Co" (2014); "A Tristeza Contentinha de Alexandre O’Neill" (1992); e "Os Biógrafos de Camilo" (tese de doutoramento, 2010), que sairá este ano, em formato digital, na Imprensa Nacional. Desde 2002, dedica-se ao género biográfico sob forma de ensaio e narrativa biográfica. Escreveu a dramaturgia da peça "Portugal, Meu Remorso", a partir de textos de Alexandre O’Neill (2015). É coautora do guião do filme "Um Filme em Forma de Assim" (2022), de João Botelho. Leciona a disciplina de Escrita de Biografia na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Presentemente, escreve a biografia de Cesário Verde, para a qual obteve os apoios da Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (Bolsa de Criação Literária 2022) e da Fundação Eça de Queiroz (Bolsa de Residência Literária 2022/2023).

Esta iniciativa conta com o apoio do Camões, I.P.

Mais informação (em francês) aqui.