Punta del Este e Montevideu: Teatro Experimental de Cascais apresenta "À Espera de / Esperando a Godot", de Samuel Beckett
Description
O Teatro Experimental de Cascais (TEC) deslocar-se-á ao Uruguai para apresentar a peça “À espera de / Esperando a Godot”, de Samuel Beckett, nos dias 17 e 18 de janeiro de 2026, no Teatro MACA, em Punta del Este, e nos dias 22 a 25 de janeiro de 2026, no Teatro Solís, em Montevideu.
Nesta obra-prima inaugural do teatro do absurdo, publicada em 1952, as personagens dialogam sobre temas aparentemente banais enquanto esperam por uma figura que nunca chega: o enigmático Godot. Através de contínuos diálogos, revelam-se a solidão, a incerteza e o desamparo do ser humano confrontado com um mundo em que - como assinalou Sartre - não tem nada de inteligível no céu.
A desesperação por preencher o vazio e esperar o inatingível funciona como denúncia de Beckett perante o absurdo da existência humana. A peça estrutura-se numa simetria imperfeita: dois dias, dois atos, dois pares de personagens (Vladimir e Estragon, Pozzo e Lucky). Nesse espaço indefinido, todos vagueiam em terra de ninguém, apanhados entre a espera, a dúvida e a impossibilidade de avançar.
Os papéis principais são desempenhados pelo ator uruguaio Iván Solarich (Vladimir), e pelo ator português Manuel Coelho (Estragon), o que torna evidente uma das peculiaridades desta encenação: o permanente bilinguismo português-espanhol. Esta é curiosamente uma característica que aproxima esta produção teatral luso-uruguaia da encenação prevista por Samuel Beckett para o seu texto, em versão bilingue, inglês e francês.
Para além desta singularidade de respeitar a vontade do dramaturgo e escritor irlandês, também se realizou um casting, para o papel do Menino, entre estudantes do Instituto de Atuação de Montevideu (IAM). É desta forma que o estudante Yamandú Guillén se junta nos palcos uruguaios a atores de larga trajetória profissional, como os já mencionados e ainda Tobias Monteiro (Pozzo) e Luiz Rizo (Lucky), numa produção sob a direção de Flávia Gusmão.