Ravena: Participação portuguesa no Festival Polis de Ravenna

Description
O Festival Polis de Ravenna decorre de 6 a 11 de maio de 2025, nos principais espaços culturais de Ravenna. Esta edição centra-se no teatro contemporâneo da Península Ibérica e contará com a participação de vários artistas e encenadores portugueses.
A 9 de maio, a dupla Hotel Europa (André Amálio e Tereza Havlíčková) apresentará o espetáculo “Portugal Não É Um País Pequeno”; nos dias 10 e 11 de maio, Rui Pina Coelho ministrará uma conferência performativa intitulada “Icária, Icária, Icária”; ainda nos dias 10 e 11 de maio, no Museu de Arte de Ravenna, terá lugar uma performance site-specific intitulada “Manifestos para depois do fim do mundo”, da autoria de Isabel Costa (Os Possessos), com interpretação da companhia de teatro italiana Spazio A.
Numa perspetiva de intercâmbio internacional e de promoção da nova dramaturgia europeia, foi encomendada uma mise en espace da peça CorpoArena, da autoria de Joana Bértholo, à companhia italiana Teatro Onnivoro, que apresentará a peça, pela primeira vez, ao público italiano, no dia 11 de maio.
Para além da vertente puramente artística, o Festival Polis encoraja, igualmente, a criação de redes internacionais, para a troca de experiências e boas práticas. Neste sentido, Rui Pina Coelho irá moderar, no dia 10 de maio, uma mesa-redonda sobre as mais recentes tendências do teatro ibérico, com a participação, entre outros, de Gonçalo Amorim, diretor artístico do TEP -Teatro Experimental do Porto e do FITEI - Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica.
O Festival Polis de Ravenna conta com o apoio do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I. P. e da Embaixada de Portugal em Roma.