Geórgia

Atividades desenvolvidas pela Rede Camões na Geórgia.

 

2016

 

Artes Performativas

TBILISI | Teatro Marjanishvili | 12-06-2016

Companhia portuguesa no Festival de Dança Contemporânea

A Companhia de Dança Contemporânea de Évora (CDCE) abriu a terceira edição do Festival de Dança Contemporânea e Arte Experimental do Cáucaso em Tbilisi, no dia 12 de Junho de 2016, no Teatro Marjanishvili, com o espetáculo "Terra Chã", da coreógrafa Nélia Pinheiro.

A coreógrafa define o espetáculo como "Os sonetos de Florbela Espanca que nos falam da beleza e da alma do Alentejo. Através de um olhar contemporâneo trabalha-se a fusão entre a música de Ólafur Arnalds e as modas do Cante Alentejano. A coreografia desenha percursos concretos e abstratos na voz e nos ambientes do Alentejo."

Organização: Platform for Changes

Apoio: Camões, I.P.

 

2015

 

Artes Visuais

TBILISI | Centro de Língua Portuguesa | 26-03-2015

Conferência sobre "Fotografia portuguesa e imaginário coletivo”

Uma conferência dedicada ao tema "Fotografia portuguesa e imaginário coletivo" realizou-se no Centro de Língua Portuguesa/Camões na Universidade Estatal de Tbilisi.

Este evento fez parte de um ciclo de conferências/workshops em inglês sobre "Cultura Portuguesa e Brasileira para Principiantes / Portuguese and Brazilian Culture for Beginners", que decorreu ao longo do ano letivo 2014/15 no CLP de Tbilisi.

A apresentação da sessão esteve a cargo de Sérgio Rolando, professor de cinema e fotografia na ESMAE – Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto.

Apoio: Camões, I.P.

TBILISI | Galeria Europe House 17-09-2015 — 27-09-2015

Exposição de fotografia "Ibéria do Leste" de Sérgio Rolando

A exposição "Ibéria do Leste", de Sérgio Rolando, é o resultado visual de uma residência artística do fotógrafo na Geórgia em março de 2015. A mostra é composta por 13 imagens e esteve patente na galeria Europe House, em Tbilisi, de 17 a 27 de setembro de 2015.

Ibéria, fronteira difusa de um Reino desaparecido e de uma Europa que se vai dissipando à medida que entra no Cáucaso.

Sérgio Rolando nasceu em 1978. Vive no Porto onde trabalha como fotógrafo docente no Ensino Superior. Mestre em Fotografia e Cinema Documental pela ESMAE, expõe regularmente e possui diverso trabalho publicado.

Apoio: Camões, I.P.

Cinema e Multimédia

TBILISI | 20-02-2015 — 01-03-2015

Festival de Cinema da União Europeia

O Festival de Cinema da União Europeia, organizado com o objetivo de dar a conhecer ao público local filmes recentes de produção europeia, decorreu na Geórgia em várias cidades.

O evento foi organizado em colaboração com as Embaixadas europeias na Geórgia e contou com representação de vários Estados-Membros da União Europeia: Países Baixos, Alemanha, República Checa, Itália, Dinamarca, Suécia, França, Bulgária, Estónia, Lituânia e Eslováquia.

Portugal também esteve representado com uma seleção de curtas-metragens.

Apoio: Centro de Língua Portuguesa/Camões e Agência da Curta Metragem

TBILISI | 02-12-2015

Cineasta Vítor Gonçalves e “A Vida Invisível” no Festival Internacional de Cinema de Tbilisi

O realizador Vítor Gonçalves esteve presente na exibição do seu mais recente filme, "A Vida Invisível” /”Invisible Life", que decorreu no Festival Internacional de Cinema de Tbilisi.

O filme estreou em 2013, no Festival de Cinema de Roma e marcou o regresso do realizador ao cinema, 20 anos após o aclamado "Uma Rapariga No Verão / A Girl In Summer" (1986).

Organização: Festival Internacional de Cinema de Tbilisi

Apoio: Centro de Língua Portuguesa - Camões

TBILISI | Cinema Rustaveli | 04-12-2015

Filme de Margarida Cardoso presente no Festival Internacional de Cinema de Tbilisi

Numa parceria entre o Centro e Língua Portuguesa/Camõesz em Tbilisi e a Universidade Estatal daquela cidade, no dia 4 de dezembro de 2015, no Cinema Rustaveli, teve lugar a exibição do filme Yvone Kane (2014), de Margarida Cardoso, marcando a presença na 16ª edição do Festival Internacional de Cinema de Tbilisi.

Organização: Centro e Língua Portuguesa/Camões e Universidade Estatal de Tbilisi

Literatura

TBILISI | Centro de Língua Portuguesa | 27-04-2015

Atelier de trabalho dedicado à tradução de poesia portuguesa

O Centro de Língua Portuguesa/Camões, I.P. na Universidade Estatal de Tbilisi, foi palco de um atelier de trabalho dedicado à tradução de poesia portuguesa para a língua georgiana, aberto a estudantes de língua portuguesa.

Entre os autores traduzidos estavam Nuno Júdice, Gastão Cruz e António Ramos Rosa.

O atelier esteve a cargo de Guranda Pachulia, bolseira do Camões, I.P. em 2005/2006 e professora de língua portuguesa no Ministério dos Negócios Estrangeiros da Geórgia. Este evento fazia parte do ciclo de conferências/workshops em inglês sobre Cultura Portuguesa e Brasileira para Principiantes, que decorreu ao longo do ano letivo 2014/2015 no CLP de Tbilisi.

Apoio: Camões, I.P.

Música

TBILISI | Royal District Theatre | 04-11-2015

Concerto pelo ensemble português Suest'Arte

Numa iniciativa organizada pela Delegação da União Europeia em Tbilisi, em parceria com o Centro de Língua Portuguesa/Camões naquela cidade e a Academia de Música de Lagos, o ensemble português Suest'Arte apresentou o concerto "Roots and Revolution", no dia 4 de novembro de 2015, no Royal District Theatre.

A direção artística esteve cargo de Daniela Tomaz

Organização: Delegação da União Europeia em Tbilisi, Centro de Língua Portuguesa/Camões e Academia de Música de Lagos

 

2014

 

Artes Visuais

TBILISI | Centro de Língua Portuguesa | 03/06/2014

Exposição de Fotógrafos Portugueses no Centro de Língua

O Centro de Língua Portuguesa/Camões na Universidade Estatal de Tbilisi recebeu uma mostra de fotografia analógica experimental de dois artistas portugueses, Ana Faro e Nuno Quelhas, que apresenta interpretações originais de paisagens urbanas e turísticas portuguesas.

As fotos expostas, cujos direitos foram cedidos pelos autores, passarão a fazer parte do espólio do Centro de Língua Portuguesa/Camões em Tbilisi.

Apoio: Camões, I.P.

Literatura

TBILISI | Centro de Língua Portuguesa | 17/12/2014

Clássicos da Literatura Portuguesa e Brasileira - 800 anos da Língua Portuguesa

Uma oficina de trabalho intitulada "Clássicos da Literatura Portuguesa e Brasileira - celebração dos 800 anos da Língua Portuguesa" realizou-se no Centro de Língua Portuguesa/Camões na Universidade Estatal de Tbilisi.

Este foi o segundo evento de um ciclo de conferências/workshops em inglês sobre "Cultura Portuguesa e Brasileira para Principiantes | Portuguese and Brazilian Culture for Beginners", que decorreu ao longo do ano letivo 2014/15 no CLP de Tbilisi. A apresentação da sessão esteve a cargo de Vera Peixoto, Leitora do Camões, I.P. e diretora do Centro de Língua Portuguesa/Camões.

Apoio: Camões, I.P.