Namíbia

Atividades desenvolvidas pela Rede Camões na Namíbia.

 

2016

 

 Cinema e Multimédia

 

WINDHOEK | 05-10-2016 — 12-10-2016

Festival de Cinema Europeu EUNIC

O Cluster EUNIC na Namíbia apresentou a 5ª Edição do Festival de Cinema Europeu, EUNIC, subordinado ao tema “Migração e Solidariedade”. Durante uma semana foram exibidos no auditório do Centro Diogo Cão, no Centro Cultural Franco- Namibiano, no auditório do Goethe Zentrum e na UN Plaza 12 filmes, 11 oriundos de países europeus e 1 namibiano.

Em representação da Embaixada de Portugal e do Camões, I. P. foi exibido o filme português “Os Gatos não têm Vertigens”, de António-Pedro Vasconcelos, no dia 6 de outubro, no auditório do Centro Diogo Cão, em Windhoek.

Organização: EUNIC Namíbia

Apoio: Camões, I.P.

 

 

2015

 

Cinema e Multimédia

 

WINDHOEK | 16-09-2015 — 21-09-2015

Filme português presente na 4ª edição do “EUNIC Film Festival”

O filme português Amália, de Carlos Coelho da Silva, foi o filme escolhido para representar Portugal na 4ª edição do “EUNIC Film Festival – A beat of Europe”, que decorreu na capital daquele país, Windhoek, entre os dias 16 e 21 de setembro de 2015.

O festival teve como pano de fundo o tema “Música”, sendo exibidos ao longo de uma semana um total de 12 filmes, 11 oriundos de países europeus e 1 namibiano.

As exibições decorreram no auditório do Centro Cultural Franco Namibiano, no auditório do Goethe Zentrum, no auditório do Centro de Língua Portuguesa Diogo Cão/Camões, I.P., sediado na Universidade da Namíbia, de forma a alargar esta iniciativa aos estudantes e docentes desta instituição de ensino.

Organização: EUNIC Namibia, Embaixada de Portugal em Windhoek e Camões, I.P.

 

Língua

INDHOEK | Warehouse Theatre | 08-05-2015

Comemoração do Dia da Língua Portuguesa e da Cultura na CPLP

Récita de excertos de um romance e concerto de música em língua portuguesa

Apoios: Camões, I.P. e Centro de Língua Portuguesa – Diogo Cão

Literatura

 

WINDHOEK | 21-09-2015 — 25-09-2015

Ciclo de Conferências com a escritora Patrícia Reis

A jornalista e escritora Patrícia Reis esteve na Namíbia, de 21 a 25 de setembro de 2015, a fim de proferir uma série de conferências sobre o tema “A importância da escrita e da leitura”.

Nos dias 21 e 22 de setembro, a escritora esteve na Universidade da Namíbia (UNAM) onde apresentou uma palestra intitulada “Jornalismo e Literatura no feminino” e um curso de escrita criativa. Ambas as iniciativas destinavam-se aos alunos e docentes desta instituição.

Os dias 24 e 25 de setembro foram dedicados aos professores do Memorando de Entendimento e aos professores da rede EPE com uma ação de formação intitulada “A importância da leitura no ensino”. Esta formação decorreu no Centro Diogo Cão.

Organização: Coordenação do Ensino Português na Namíbia

Apoio: Embaixada de Portugal em Windhoek

 

Música

 

WINDHOEK, WALVIS BAY | 22-10-2015

Rumos Ensemble em digressão na Namíbia

Num concerto com o apoio do Camões, I.P. e da Embaixada de Portugal em Windhoek, o College of Arts, em Windhoek, acolheu, no dia 22 de outubro de 2015 um concerto pelo grupo português “Rumos Ensemble”.

O espetáculo consiste num concerto multimédia com músicas tradicionais portuguesas de várias regiões do país.

Este espetáculo repete-se a 23 de setembro em Walvis Bay

Organização: College of Arts

Apoios: Camões, I.P. e Embaixada de Portugal em Windhoek

 

 

2014

 

Cinema e Multimédia

WINDHOEK | Universidade da Namíbia | 12-05-2014 — 16-05-2014

Filme “A Gaiola Dourada” no Festival de Cinema Ibero-americano

O filme A Gaiola Dourada, de Ruben Alves, foi exibido na biblioteca da Universidade da Namíbia, em Windhoek, a propósito da 4ª edição do Festival de Cinema Ibero-Americano, que se realiza entre 12 e 16 de maio de 2014.

Organizado pelas Embaixadas do Brasil, Cuba, Espanha, Portugal e Venezuela, em parceria com o Camões I.P e a Universidade da Namíbia, o festival visava a projeção de um filme de cada país, diariamente às 18h00, com entrada gratuita.

Organização: Camões, I.P. e Embaixadas de Portugal, Brasil, Cuba, Espanha e Venezuela

WINDHOEK | Centro de Língua Portuguesa Diogo Cão | 10-09-2014 — 17-09-2014

Filme “O Cônsul de Bordéus” representou Portugal no Festival de Cinema EUNIC

Portugal foi um dos 14 países europeus representados no programa do Festival de Cinema Europeu EUNIC que decorreu na capital da Namíbia, Windhoek, nesta 3ª edição subordinado ao tema “Celebrando os Heróis”.

Em representação de Portugal foi exibido o filme “O Cônsul de Bordéus” (2012), realizado por Francisco Manso e João Correia, inspirada na vida e obra de Aristides de Sousa Mendes.

O Cluster EUNIC-Namíbia é composto pela Alliance Française, o British Council, Camões, I.P./Centro Diogo Cão, Franco-Namibian Cultural Centre, Goethe Zentrum, Embaixadas de Espanha e da Finlândia e União Europeia.

Apoios: Camões, I.P. e Embaixada de Portugal em Windhoek

Música

WALVIS, WINDHOEK

19/11/2014 – 21/11/2014

Concertos de Ana Maria Pinto e Nuno Vieira de Almeida na Namíbia

A soprano Ana Maria Pinto e o pianista Nuno Vieira de Almeida realizaram dois concertos na Namíbia no Town Hall, em Walvis, e na Eros Dutch Reformed Church, em Windhoek. A dupla atuou também em várias cidades da África do Sul.

Ana Maria Pinto nasceu no Porto e iniciou os seus estudos de canto no Conservatório de Música da mesma cidade. Depois de vários anos a estudar na Universidade de Artes de Berlim foi convidada a integrar o estúdio de ópera da Ópera de Lyon. Foi ainda bolseira da Fundação Walter-Kaminsky (Munique) e da Fundação Calouste Gulbenkian.

Organização: Embaixada de Portugal em Windhoek, College of The ArtsApoio, Camões, I.P.

 

2013

 

Cinema e Multimédia

WINDHOEK | 03-08-2013 — 09-08-2013

Filme “Florbela” representou Portugal em Festival EUNIC

A 2ª Edição do Festival de Cinema EuropeuEUNIC, subordinado ao tema “From Europe with love”, decorreu em Windhoek incluindo na sua programação 13 filmes oriundos de 13 países europeus, todos inspirados na temática do amor, como “Florbela”, do cineasta português Vicente Alves do Ó.

Da organização deste evento fazem parte membros do Cluster EUNIC – Namíbia, FNCC- Franco Namibian Cultural Centre, Goethe Zentrum, Camões, I.P. / Centro Diogo Cão, British Council, Embaixadas de Espanha e da Finlândia e ainda Embaixadas de países não residentes na Namíbia: Croácia, República Checa, Dinamarca, Itália, Polónia e Suécia.

Apoios: Camões, I.P.

Literatura

WINDHOEK | Universidade da Namíbia | 14-10-2013 — 15-10-2013

Curso de Escrita Criativa com Rui Zink

Rui Zink é responsável por um curso de Escrita Criativa e por uma palestra sobre “Literatura e Humor” a realizar na Universidade da Namíbia, em Windhoek.

O curso de Escrita Criativa, de entrada livre e gratuita para todos os alunos e professores de instituições de ensino superior, que no final receberam um certificado de participação.

No dia 15 de outubro, após uma sessão de autógrafos no auditório do Centro de Língua Portuguesa Diogo Cão o escritor proferiu uma palestra subordinada ao tema “Literatura e Humor”.

Organização: Centro de Língua Portuguesa Diogo Cão

Apoios: Camões, I.P., Embaixada de Portugal em Windhoek e Universidade da Namíbia

Música

WINDHOEK | Concert Hall do College of Arts | 04-10-2013

Músicos portugueses deram concerto de piano e violoncelo

Os irmãos Luís Costa e Fernando Costa deram um concerto em Windhoek com obras de Chopin, Schumann e Brahams num recital de piano e violoncelo, no Concert Hall do College of Arts.

O evento, organizado pela Embaixada de Portugal em parceria com o College of Arts, foi antecedido por uma prova de vinhos portugueses.

Organização: Embaixada de Portugal em Windhoek e College of The Arts

Apoio: Camões, I.P.