Turquia

Atividades desenvolvidas pela Rede Camões na Turquia.

 

2016

Artes Performativas

ITAMBUL | 03-05-2016 — 19-05-2016

Portugal representado no Festival Internacional de Teatro de Istambul

A companhia de teatro portuguesa “Teatro Praga” participou no Festival Internacional de Teatro de Istambul, com a peça “Zululuzu” - inspirada na vida de Fernando Pessoa - que foi apresentada no dia 19 de maio de 2016.

A 20.ª edição do Festival Internacional de Teatro de Istambul - que decorreu de 3 a 28 de maio de 2016 - é organizada pela Fundação para a Cultura e a Arte de Istambul (IKSV), e conta com a participação de diferentes teatros na Europa.

Apoios: Camões, I.P. e Embaixada de Portugal em Ancara

MERSIN | 21-11-2016

Apresentação de “Eros & Psiché” pela Companhia de Dança de Évora

A Embaixada de Portugal em Ancara e o Leitorado do Camões, I.P., em cooperação com a AKOB, Associação de Ópera de Bailado do Mediterrâneo, promoveram no dia 21 de novembro de 2016, no Centro Cultural Atatürk, na cidade turca de Mersin, a apresentação de Eros & Psiché.

Este evento marcou a estreia da dança contemporânea portuguesa nos palcos turcos. A peça, da autoria da coreógrafa Nélia Pinheiro, foi apresentada pela CDCE, Companhia de Dança de Évora.

Apoio: Camões, I.P.

Cinema e Multimédia

ISTAMBUL | 24-02-2016 — 26-02-2016

Filme de Manoel de Oliveira no Festival Internacional de Cinema IF Istanbul

O filme de Manoel de Oliveira “Visita ou Memórias e Confissões” foi exibido em Istambul nos dias 24 e 26 de fevereiro de 2016 no âmbito da 15ª edição do Festival Internacional de Cinema local e em Ancara em data posterior.

O filme “Visita ou Memórias e Confissões”, realizado em 1982, apenas foi exibido após a morte de Manoel de Oliveira, a pedido do cineasta, e fez parte do “elenco” do último Festival de Cannes. Esta obra foi agora apresentada pela primeira vez na Turquia.

Apoios: Camões, I.P. e Embaixada de Portugal em Ancara

ANCARA | 25-04-2016

Filme Português nas Comemorações do 25 de Abril

No âmbito das comemorações do Dia da Liberdade de 2016, foi exibido no dia 25 de abril, o filme “Cinco Dias, Cinco Noites” de José Fonseca e Costa, adaptado do romance homónimo de Manuel Tiago.

A apresentação do filme - traduzido para turco – que teve lugar nas instalações da Fundação Ugur Mumcu, em Ancara, foi seguida de uma breve palestra em torno da revolução portuguesa e de uma conversa com o público presente.

Apoio: Camões, I.P.

ANCARA | 28-04-2016 — 08-05-2016

Filmes portugueses no Festival Internacional de Cinema de Ancara

A trilogia do realizador português Miguel Gomes, “As Mil e Uma Noites”, foi exibida na 28ª edição do Festival Internacional de Cinema de Ancara, na Turquia, que decorreu entre os dias 28 de abril e 8 de maio de 2016.

O festival incluia, na secção in memoriam, o filme “Belle Toujours” de Manoel de Oliveira, como homenagem ao realizador.

Apoios: Camões, I.P. e Embaixada de Portugal em Ancara

Interdisciplinar

ANCARA | 07-05-2016 — 08-05-2016

Portugal representado nas Comemorações do Dia da Europa na Turquia

A Delegação da União Europeia na Turquia organizou as comemorações do Dia da Europa - 9 de maio – que foi celebrado neste país nos dias 7 e 8 de maio de 2016.

Portugal esteve representado com um stand informativo sobre o país, com enfoque especial na língua, cultura, educação e turismo.

A celebração ocorreram nas instalações do Cermodern, o centro de arte moderna da capital turca.

Apoios: Camões, I.P. e Embaixada de Portugal em Ancara

Música

ANCARA | Ankara Palas | 08-03-2016

Participação portuguesa no Festival de Músicas do Mundo de Ancara

O fadista português Ricardo Ribeiro apresentou-se pela primeira vez ao público turco no dia 8 de março de 2016, no âmbito do Festival de Músicas do Mundo, organizado pela ALTUS produções.

Ricardo Ribeiro, apresentado na Turquia como o novo “príncipe do Fado”, é já um valor consagrado da geração mais nova do Fado, com larga experiência internacional. Em 2007, participou no filme “Fados”, de Carlos Saura, interpretando um dos temas da sua banda sonora.

Apoios: Camões, I.P. e Embaixada de Portugal em Ancara

ANCARA | 16-12-2016

Fado com Margarida

No âmbito da edição de 2016 do Festival Internacional de Música “Sefika Kutluer”, a jovem fadista portuguesa Margarida, acompanhada pelos guitarristas Artur Caldeira e Daniel Paredes, apresenta-se ao público de Ancara, no dia 16 de dezembro de 2016, às 20h00, no Centro Cultural Nazim Hikmet Yenimahalle Belediyesi.

Apoios: Embaixada de Portugal em Ancara e Leitorado do Camões, I.P.

 

2015

 

Cinema e Multimédia

ANCARA | 27-04-2015

Comemoração do 25 de Abril – Dia da Liberdade

Celebração do 41º aniversário da Revolução dos Cravos, que pôs fim ao regime ditatorial que governou Portugal durante 48 anos e instaurou um regime democrático no nosso país.

No ano de 2015, assinalou-se a data com a exibição do filme Fantasia Lusitana, de João Canijo, um documentário de 66 minutos que, usando imagens da época, retrata o Portugal da II Guerra Mundial. Este filme reflete sobre o papel dos media e da propaganda na preservação dos regimes autoriários.

Organização: Camões, I.P., Embaixada de Portugal em Ancara e Fundação ugur Mumcu

ANCARA | 08-05-2015 — 18-05-2015

Margarida Cardoso no Festival Internacional de Cinema Feminino

A 18.ª Edição do Festival Internacional de Cinema Feminino de Ancara, um dos mais prestigiados festivais femininos da Europa e o único do género com prémio FIPRESCI, incluiu no seu programa o último filme da realizadora portuguesa Margarida Cardoso, “Yvone Kane” – que também escreveu o argumento.

Este é o 10.º filme de Margarida Cardoso, que iniciou a sua carreira de realizadora em 1996 com o filme “Dois Dragões” e que já ganhou três prémios internacionais e foi nomeada para mais dois.

Margarida Cardoso esteve em Ancara para participar no festival.

Apoios: Camões, I.P. e Embaixada de Portugal em Ancara

Música

ANCARA | 26-03-2015 — 31-03-2016

Camané no Festival de Músicas do Mundo

O fadista Camané atuou em Ancara, no âmbito do primeiro Festival de Músicas do Mundo daquela cidade, certame que decorreu entre os dias 26 e 31 de março de 2015.

Camané, que na Turquia é conhecido como o “Príncipe do Fado”, apresentou-se em Istambul em 2014, num concerto que teve grande sucesso. O fado é muito apreciado na Turquia, que cada vez mais recebe concertos deste género musical, um movimento iniciado com recentes espetáculos de Cláudia Madur, Ana Lains e Mariza.

Apoio: Camões, I.P.

ANCARA | 01-12-2015

Fado de Ana Lains abre Festival Internacional “Sefika Kutluer”

Ana Lains e o Fado abriram, no dia 1 de dezembro de 2015, o programa oficial do Festival Internacional “Sefika Kutluer” que irá decorrer em Ancara, no MEB Sura Salonu, numa iniciativa que conta com o apoio do Camões, I.P. e da Embaixada de Portugal na Turquia.

O festival internacional, na sua 6ª edição, carrega o nome da sua fundadora, Sefika Kutluer, conceituada flautista turca, com prestígio ao nível europeu, e que já atuou para o público português, num concerto realizado no Palácio Foz, Lisboa.

A sala escolhida para o concerto tem capacidade para mais de 1000 pessoas, reveladora das ambições da organização e garante da visibilidade que este concerto permitirá atingir.

O concerto foi precedido por uma apresentação sobre o Fado e a sua história apresentada também por Ana Lains.

Apoio: Camões, I.P. e Embaixada de Portugal em Ancara