Estados Unidos da América

Atividades desenvolvidas pela Rede Camões nos Estados Unidos da América.

2016

 

Cinema e Multimédia

BELMONT | West Newton Cinema | 18-04-2016

“Sangue do meu Sangue” no Festival Belmont World Film

O filme português “Sangue do meu Sangue”, do realizador João Canijo, foi exibido no dia 18 de abril  no West Newton Cinema em Belmont, Massachusetts.

O evento decorreu no âmbito da programação da 11ª edição do Boston Portuguese Festival em parceria com o Belmont World Festival nos E.U.A, que este ano celebra 15 anos a promover o entendimento entre culturas.

Apoio: Camões, I.P.

BOSTON | 02-11-2016

“A Morte de Carlos Gardel” no Festival de Cinema Ibero Americano

Iniciou-se a 2 de novembro de 2016 a XXI edição do Festival de Cinema Ibero Americano de Boston. Trata-se de uma mostra anual de filmes contemporâneos de países da América Latina e da Península Ibérica com representação consular naquela cidade.

Portugal fez-se representar com o filme “A Morte de Carlos Gardel” (2011) da realizadora Solveig Nordlund.

A 20ª edição do Festival, aberto ao público e com entrada gratuita, contou com a participação de um total de 9 países: Argentina, Brasil, Colômbia, El Salvador, Espanha, Guatemala, México, Portugal e Venezuela.

Apoios: Camões, I.P., Coordenação do Ensino Português nos EUA e Consulado-Geral de Portugal em Boston

Língua

BOSTON | 04-11-2016

Escritora Isabel Zambujal nos EUA

No âmbito do plano de incentivo à leitura do Camões, I.P., e de mais uma iniciativa de promoção da leitura em língua portuguesa e a convite da Coordenação do Ensino de Português nos EUA (CEPE-EUA), em articulação com os vários postos consulares, a escritora portuguesa de literatura infanto-juvenil, Isabel Zambujal, visitou, entre 4 e 13 de novembro de 2016, escolas comunitárias portuguesas e escolas públicas americanas, onde se ensina a Língua Portuguesa, de diversas áreas consulares da Costa Leste dos EUA, nomeadamente em Boston, New Bedford, Providence, Newark, Nova Iorque e Connecticut.

Organização: Coordenação do Ensino de Português/Camões, I.P. nos EUA

Apoio: Camões, I.P.

Literatura

CAMBRIDGE | Universidade de Harvard | 11-10-2016

Clara Ferreira Alves na Universidade de Harvard, apresentação do romance «Pai Nosso»

A escritora Clara Ferreira Alves, esteve em Cambridge, na área consular de Boston, a convite do Professor Onésimo T. Almeida, da Brown University, com apoio da Coordenação do Ensino de Português/Camões, I.P. nos EUA e do Centro de Língua Portuguesa/Camões, I.P. na UMass Boston, em articulação com o Consulado-Geral de Portugal em Boston e o Departamento de Línguas e Literaturas Românicas da Universidade de Harvard.

O evento realizou-se a 11 de outubro, no CGIS South Building do Asia Center.

Apoio: Camões, I.P.

 

2015

 

Artes Performativas

NEW BEDFORD | 08-09-2015

Teatromosca leva a cena “Moby Dick” no Museu da Baleia

No dia 8 de outubro de 2015, o Art Institute, com o apoio do Camões, I.P. e do Consulado de Portugal em New Bedford, levou à cena no Museu da Baleia de New Bedford, a peça “Moby Dick” pelo Teatromosca, numa adaptação de Tiago Patrício a partir do romance de Herman Melville e com direção artística de Pedro Alves.

Organização: Arte Institute

Apoio: Camões, I.P.

NOVA IORQUE | 03-10-2015

Teatromosca leva a cena “Moby Dick” no Access Theater, em Nova Iorque

No dia 3 de outubro de 2015 o Art Institute, com o apoio do Camões, I.P., levou à cena no Access Theater, em Nova Iorque, a peça “Moby Dick” pelo Teatromosca, numa adaptação de Tiago Patrício a partir do romance de Herman Melville e com direção artística de Pedro Alves.

Organização: Arte Institute

Apoio: Camões, I.P.

Cinema e Multimédia

BOSTON | Cambridge Public Library | 25-04-2015

Exposição sobre Cinema Português e projeção de filme “O Cônsul de Bordéus”

O cinema português esteve em destaque em Boston com a inauguração de uma exposição evocativa da história do Cinema Português e a exibição do filme "O Cônsul de Bordéus", dos realizadores Francisco Manso e João Correa.

A exposição sobre o cinema português, constituída por 23 cartazes bilingues, retrata a sua história, ao longo de mais de cem anos, desde o cinema mudo à comédia à portuguesa, passando pelo cinema de propaganda, curtas-metragens, cinema de autor, entre outros géneros.

Organização: Consulado-Geral de Portugal em Boston, Centro de Língua Portuguesa/Camões, I.P. em Boston, em parceria com a Cambridge Public Library

NEW BEDFORD | 10-09-2015 | NY Portuguese Short Film Festival

New Bedford irá acolher no próximo dia 10 de setembro de 2015 o NY Portuguese Short Film Festival

Tratou-se de uma iniciativa promovida pelo Arte Institute de Nova Iorque com o apoio do Camões, I.P que chegou agora a New Bedford depois de ter passado por Nova Iorque, Londres, Sidney, Macau, Lisboa e Cascais.

Organização: Arte Institute

Apoio: Camões, I.P.

BOSTON | 10/09/2015

Filme “José e Pilar” no Festival de Cinema Ibero-americano

O filme "José e Pilar" (2010) de Miguel Gonçalves Mendes, inaugurou, no dia 2 de outubro de 2015, o “XX Boston Ibero American Film Festival”, certame organizado por Portugal, com o apoio da Coordenação do Ensino Português nos Estados Unidos da América/Camões, I.P. e do Consulado-Geral de Portugal em Boston.

O festival, que celebra 20 anos em 2015, terá lugar na Boston University entre 2 e 23 de outubro de 2015.

Apoio: Camões, I.P. e Consulado-Geral de Portugal em Boston

Língua

SÃO FRANCISCO | 05-05-2015

Consulados de Portugal e do Brasil em São Francisco celebram Dia da Língua Portuguesa

Celebrando a Língua Portuguesa foi o mote para uma sessão de poesia, música e petiscos do Brasil e de Portugal no Consulado-Geral do Brasil em São Francisco.

Organização: Consulados-Gerais de Portugal e do Brasil, o IBEC, Street Smart Brazil e o Camões, I.P. 

Literatura

SANTA BARBARA | Center for Portuguese Studies da University of California - Santa Barbara | 18-03-2015

Conferência sobre tradução de “Os Lusíadas”, por Tiago S. Garcia, em Santa Barbara

O Center for Portuguese Studies da University of California, Santa Barbara, acolheu uma Guest Lecture por Tiago S. Garcia, da University of Kent e Universidade do Porto, com o título "How The Lusiad got English'd. Manuel Faria y Sousa, Richard Fanshawe and the first English translation of Os Lusíadas".

Apoio: Camões, I.P. 

BOSTON | Universidade de Massachusetts - Boston | 21-04-2015

Conferência de Literatura em Língua Portuguesa no Boston Portuguese Festival

As escritoras convidadas foram Inês Pedrosa, de Portugal, Vera Duarte Pina, de Cabo Verde e Carol Bensimon, do Brasil.

Esta conferência, que abriu a 10ª edição do Boston Portuguese Festival, pretendeu cruzar os percursos de três escritoras contemporâneas, refletindo sobre o que as mulheres destes três espaços produzem, o que pensam, como pensam, como dão voz às suas palavras. Um debate que visava também repensar modos e meios de aproximação e pontos de contacto entre escritoras dos persos países de língua portuguesa.

Organização: Consulados de Portugal, do Brasil e de Cabo Verde, em Boston, e Centro de Língua Portuguesa - Camões na UMass Boston

Apoio: Camões, I.P.

Música

NOVA IORQUE | 08-09-2015 — 11-09-2015

Rita RedShoes atuou em Nova Iorque e em Fall River

Rita RedShoes realizou concertos em Nova Iorque, no Drom, no dia 8 de setembro de 2015 e Fall River, no Narrows Center, no dia 11 de setembro.

Organização: Arte Institute

Apoio: Camões, I.P.

 

2014

 

Artes Visuais

BOSTON | Metropolitan Waterworks Museum | 08-05-2014

Exposição “Aquedutos de Portugal”, de Pedro Inácio, em Boston

A exposição “Aquedutos de Portugal”, um levantamento fotográfico de aquedutos portugueses da autoria de Pedro Inácio, esteve patente ao público no Metropolitan Waterworks Museum, em Boston, inserida na programação do Boston Portuguese Festival, cuja inauguração da exposição contou com a presença do fotógrafo.

Organização: Boston Portuguese Festival

Apoio: Camões, I.P.

Cinema e Multimédia

NOVA IORQUE | Museu de Arte Moderna de Nova Iorque (MoMA) | 12-02-2014

Filme “A Gaiola Dourada” exibido no Museu de Arte Moderna (MoMA) de Nova Iorque

O filme “A Gaiola Dourada”, do lusodescendente Ruben Alves, foi projetado no Museu de Arte Moderna de Nova Iorque (MoMA), na presença do realizador e dos atores Joaquim de Almeida e Rita Blanco.

A projeção num dos mais conceituados museus de arte moderna do mundo foi uma iniciativa do Arte Institute, uma organização sem fins lucrativos que promove a cultura e a arte portuguesas e que conta com o apoio do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua.

Organização: Arte Institute

Apoio: Camões - Instituto da Cooperação e da Língua

BOSTON | Consulado-Geral de Portugal em Boston | 23-10-2014

Exibição do documentário “Deportado”, de Nathalie Mansoux, em Boston

O Centro de Língua Portuguesa - Camões em Boston exibiu o documentário “Deportado”, da realizadora Nathalie Mansoux, evento que incluiu um debate com a realizadora, que após a visualização do documentário manteve uma conversa com o público.

“Deportado”, de Nathalie Mansoux (2012) - uma produção luso-francesa - conta a história de um grupo de emigrantes de origem açoriana que, tendo crescido e vivido nos EUA, é forçado a regressar aos Açores, após cometer delitos criminais.

Organização: Centro de Língua Portuguesa - Camões em Boston

Interdisciplinar

BOSTON | 25-04-2014 — 22-06-2014

Cultura Portuguesa em destaque no Boston Portuguese Festival

A 9.ª edição do Boston Portuguese Festival, dedicada à região do Minho, realizou-se em Boston, com diferentes atividades relacionadas com a língua e cultura portuguesas.

Apoio: Camões, I.P.

Língua

BOSTON | 18-09-2014 — 20-09-2014

Oficina de trabalho para professores de Português da região da Nova Inglaterra

Intitulada "Ensinar, Aprender, Avaliar: dos referenciais às boas práticas", a oficina foi dinamizada por José Pascoal, professor da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL) e Diretor do Centro de Avaliação de Português Língua Estrangeira (CAPLE).

A oficina de trabalho tinha uma componente prática, pelo que foram realizadas algumas atividades e fornecidos materiais que podem facilmente ser usados em contexto de sala de aula PLE.

Organização: Coordenação de Ensino Português no Estrangeiro/Camões, I.P. dos EUA

Apoios: Camões, I.P., Editora Lidel e Consulados de Portugal em Boston, New Bedford e Providence

BOSTON | Cambridge Public Library e Boston College | 21-11-2014

Escritora Ana Luísa Amaral visitou a comunidade escolar em Boston

A escritora e poetisa portuguesa Ana Luísa Amaral realizou duas sessões de leitura em Boston a convite da Coordenação de Ensino Português dos EUA.

As sessões de leitura dirigidas à comunidade escolar portuguesa visavam criar o gosto pela leitura em Português, o que permitirá conhecer melhor a língua e manter a ligação à cultura portuguesa.

Organização: Coordenação de Ensino Português no Estrangeiro dos EUA

Apoio: Camões, I.P.

Literatura

NOVA IORQUE | New York University (NYU) e Rei Juan Carlos Center | 25-10-2014

Ciclo de Palestras sobre Novos Autores Portugueses em Nova Iorque

O Arte Institute organizou o ciclo “Novos Autores Portugueses”, um conjunto de palestras e apresentações com escritores e atores em que participaram Dulce Maria Cardoso e Afonso Cruz.

A seguir às palestras a atriz Monica Calle fez novas apresentações, inseridas num conjunto de interpretações chamado "Wallflowers, fightflowers", escritas por Dulce Maria Cardoso e baseadas na ideia original de Storytailors.

Organização: Arte Institute

Apoio: Camões, I.P.

SANTA BARBARA | Universidade da Califórnia - Santa Bárbara | 04-12-2014

Seminário de poesia sobre "A identidade Portuguesa como a viram os poetas”

O Seminário de Poesia "A identidade Portuguesa como a viram os poetas: olhares de dentro, olhares de fora" realizou-se na Universidade da Califórnia - Santa Bárbara, no dia 4 de dezembro de 2014, no Center for Portuguese Studies.

Apoio: Camões – Instituto da Cooperação e da Língua

Música

NOVA IORQUE | 19-02-2014

Concerto de Sofia Ribeiro em Nova Iorque

A cantora portuguesa Sofia Ribeiro deu um concerto em Nova Iorque, acompanhada por Juan Andrés Ospina (piano), Petros Klampanis (baixo), Marcelo Woloski (percursão) + Convidados

Organização: Arte Institute
Apoio: Camões, I.P.

 

2013

 

Interdisciplinar

NOVA IORQUE | Rogue Space Gallery | 20-10-2013

Projeto cultural celebra o papel das “Mulheres Portuguesas na América”

Uma exposição intitulada “Cartografias do Feminino” esteve patente na Rogue Space Gallery, em Nova Iorque, no âmbito do projeto cultural “Mulheres Portuguesas na América”, que celebra o papel da mulher portuguesa na sociedade norte-americana.

A cerimónia contou com a presença do Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Cesário, e da diretora do Arte Institute, Ana Ventura Miranda, entidade apoiada pelo Camões, I.P.

Organização: Arte Institute

Apoios: Camões, I.P. e Direcção-Geral dos Assuntos Consulares e Comunidades Portuguesas

Língua

BOSTON | 04-10-2013 — 13-10-2013

Maria João Lopo de Carvalho dinamizou amplo programa de formação de professores

A escritora e formadora Maria João Lopo de Carvalho deslocou-se aos EUA, a convite da Coordenação do Ensino Português (CEPE-EUA, do Camões IP), para dinamizar uma série de encontros e ações de formação na Costa Leste, destinadas a professores e alunos de Português Língua Estrangeira (PLE).

A iniciativa, que teve o apoio dos Consulados das persas áreas da Costa Leste dos EUA, levou a autora e formadora a efectuar um périplo por persas escolas públicas norte-americanas, escolas comunitárias, clubes e associações portugueses.

Organização: Coordenação de Ensino Português no Estrangeiro dos EUA

Apoio: Camões, I.P.

Literatura

BOSTON | 07-03-2013

Encontro de escritores luso-americanos

Escritores luso-americanos reuniram-se no Consulado-Geral de Portugal em Boston para participar num encontro de promoção da leitura intitulado “Kale Soup for the Soul”.

O evento, organizado pela escritora Millicent Accardi, inseria-se no plano de atividades culturais do Consulado (Boston Portuguese Festival) e tinha o apoio do Camões, I.P., através da Coordenação do Ensino Português no Estrangeiro dos EUA.

O grupo de escritores luso-americanos envolvido nesta iniciativa participou também na Conferência Anual e Feira do Livro da Associação Americana de Escritores e Programas de Escrita, que em 2013 decorreu em Boston de 6-9 de março.

Apoio: Camões, I.P.

BOSTON | Universidade de Massachusetts - Boston | 06-05-2013

II Conferência de Literatura em Língua Portuguesa

Dulce Maria Cardoso e Onésimo de Almeida representaram Portugal na II Conferência de Literatura em Língua Portuguesa intitulada Identities and Voices in Portuguese: construction, permanence and change. Of memory, silence and loss, na Universidade de Massachusetts - Boston.

Este evento contou, também, com a presença dos escritores João Gilberto Noll, do Brasil, e Danny Spínola, de Cabo Verde, realizando-se no âmbito do Boston Portuguese Festival 2013.

Apoio: Camões, I.P.

BOSTON | Universidade de Massachusetts - Boston | 14-11-2013

Escritor Richard Zenith em conferência sobre Fernando Pessoa em Boston

O escritor e tradutor Richard Zenith, vencedor do Prémio Pessoa em 2012, participou numa conferência sobre o poeta português Fernando Pessoa.

A conferência contou também com a intervenção de Anna M. Klobucka, professora de Literatura Portuguesa e Africana na UMass Dartmouth

Apoio: Camões, I.P.

NEWARK | Escola Luís de Camões | 18-11-2013

Jacinto Lucas Pires dinamiza sessões literárias com professores e alunos de Português em Newark

O escritor Jacinto Lucas Pires, de visita aos EUA para promover a edição inglesa da sua obra “O Verdadeiro Ator”, participou numa sessão literária organizada pela Coordenação EPE/Camões, I.P. naquele país, que decorreu na escola Luís de Camões, em Newark, e outra na Centro Lusófono da Universidade de Nova Jérsia - Rutgers

A Coordenação do Ensino Português nos Estados Unidos, do Camões IP, convidou todos os professores, diretores, alunos e pais para assistirem a estas sessões, que constituiram uma oportunidade para aprofundar o conhecimento sobre a literatura de língua portuguesa.

Organização: Coordenação do Ensino Português no Estrangeiro dos EUA
Apoio: Camões, I.P.