Formación de Profesores

Bilinguismo e Educação Bilingue

Nas últimas décadas, a sociedade portuguesa tem acompanhado a evolução de outros países, europeus e não europeus, tornando-se progressivamente mais multicultural e multilingue. Este desenvolvimento é espelhado no Ensino Português no Estrangeiro (EPE), que tem por público-alvo alunos bilingues, provenientes de famílias cuja língua materna é o português, mas também outras línguas.

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Ensino de Línguas Baseado em Tarefas: princípios fundamentais e implementação em sala de aula

A formação tem como objetivos clarificar os princípios fundamentais do Ensino de Línguas Baseado em Tarefas (ELBT), e ilustrar a sua implementação em contexto de ensino e aprendizagem de Português como Língua Não Materna (PLNM), com base em lições/sequências de aprendizagem, estratégias metodológicas e materiais didáticos variados.

Propõe-se um percurso formativo que começa com uma breve apresentação da base conceptual e científica que sustenta o ELBT, com destaque para alguns resultados recentes e exemplos de boas práticas.

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Didática do Português Língua de Herança

Este curso visa contribuir para o desenvolvimento de competências pedagógico-didáticas que permitam ao professor: compreender o conceito de Língua de Herança (LH); compreender as implicações psicolinguísticas e didáticas que advêm do reconhecimento da especificidade do aluno e falante de Língua de Herança; intervir adequadamente no seu contexto educativo.

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Aprendizagem e Ensino de Português Língua Não Materna

O curso pretende corresponder às necessidades de formação básica de um grupo diversificado de profissionais (professores, educadores e outros) que atuam (ou pretendem vir a atuar) na área do ensino de Português como Língua Não Materna (Língua Segunda e Língua Estrangeira). Visa, nesse sentido, reunir formandos com experiências pessoais e profissionais distintas e mutuamente enriquecedoras nesta área. 

Dado, no entanto, o seu perfil propedêutico, o curso adequa-se, igualmente, a todos quantos, cumprindo as condições de acesso, manifestem interesse e curiosidade pelas temáticas a abordar.

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