Formação de Professores

Bilinguismo e Educação Bilingue

Nas últimas décadas, a sociedade portuguesa tem acompanhado a evolução de outros países, europeus e não europeus, tornando-se progressivamente mais multicultural e multilingue. Este desenvolvimento é espelhado no Ensino Português no Estrangeiro (EPE), que tem por público-alvo alunos bilingues, provenientes de famílias cuja língua materna é o português, mas também outras línguas.

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A Gamificação e o Escape Room Educativo no ensino das línguas

As tecnologias digitais moldam o mundo e algumas têm grande potencial na educação. Mas a sua integração e eficácia dependem das escolhas metodológicas, da conceção de material didático de qualidade e da sua operacionalização. Por isso, o professor tem de ter um conhecimento alargado e consistente de diferentes metodologias participativas e ferramentas digitais, para uma incorporação adequada das mesmas no processo de ensino-aprendizagem. 

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Ensino de Línguas Baseado em Tarefas: princípios fundamentais e implementação em sala de aula

A formação tem como objetivos clarificar os princípios fundamentais do Ensino de Línguas Baseado em Tarefas (ELBT), e ilustrar a sua implementação em contexto de ensino e aprendizagem de Português como Língua Não Materna (PLNM), com base em lições/sequências de aprendizagem, estratégias metodológicas e materiais didáticos variados.

Propõe-se um percurso formativo que começa com uma breve apresentação da base conceptual e científica que sustenta o ELBT, com destaque para alguns resultados recentes e exemplos de boas práticas.

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Competências e ferramentas digitais no ensino das línguas

A suspensão do ensino presencial, decorrente da situação pandémica forçou professores, alunos e famílias a usar as tecnologias digitais e a encará-las como ferramentas de aprendizagem. Como refere a OCDE, é mais importante do que nunca mobilizar apoio para a inovação, a resiliência e a mudança na educação. Para isso, precisamos de encontrar e de implementar novas metodologias e estratégias de transformação digital na educação.

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Aprendizagem e Ensino de Português Língua Não Materna

O curso pretende corresponder às necessidades de formação básica de um grupo diversificado de profissionais (professores, educadores e outros) que atuam (ou pretendem vir a atuar) na área do ensino de Português como Língua Não Materna (Língua Segunda e Língua Estrangeira). Visa, nesse sentido, reunir formandos com experiências pessoais e profissionais distintas e mutuamente enriquecedoras nesta área. 

Dado, no entanto, o seu perfil propedêutico, o curso adequa-se, igualmente, a todos quantos, cumprindo as condições de acesso, manifestem interesse e curiosidade pelas temáticas a abordar.

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Didática do Português Língua de Herança

Este curso visa contribuir para o desenvolvimento de competências pedagógico-didáticas que permitam ao formando: compreender o conceito de Língua de Herança (LH); compreender as implicações psicolinguísticas e didáticas que advêm do reconhecimento da especificidade do aluno e falante de Língua de Herança; intervir adequadamente no seu contexto de atuação.

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