Cursos de Especialização

Portugal: Memórias do fim do império

Memórias do fim do império é um curso avançado de pós-graduação que realiza uma “espetrografia” -em todos os sentidos- dos rastos do passado de Portugal em África. O processo de construção de uma memória de África, o campo de batalha de construção de uma memória contemporânea do colonialismo e dos seus problemáticos fins, os horizontes de uma possível memória comum deste tempo complexo, que combina passado e presente estão no centro das reflexões lançadas no curso.

Ler mais...

Subalternidades no Atlântico Sul

Curso avançado de pós-graduação dedicado ao Atlântico Sul, em particular à sua fundação/formação e às consequências históricas, políticas, sociais e culturais que o determinaram e que se projetam no horizonte contemporâneo. O percurso, que renova a tradição dos cursos de elearning “Estudos Pós-coloniais-Atlântico Sul” é genealógico: parte-se da contemporaneidade para analisar os efeitos do tráfico de escravos em contextos diferenciados como o de Portugal e o do Brasil e aprofunda-se o conhecimento das narrativas remontando os inícios do espaço conceitual, político e social do Atlântico meridional.

Ler mais...

Tradução e Tecnologias de Informação Linguística

Este curso visa o desenvolvimento de competências com vista ao domínio de métodos e práticas de tradução com recurso a ferramentas linguísticas fiáveis e a tecnologias de gestão, aproveitamento e organização da informação, com particular destaque para as computacionais.

Ler mais...

Introdução à Cooperação Internacional para o Desenvolvimento

O objetivo geral do curso é dotar os formandos de competências básicas que envolvem os mecanismos da cooperação para o desenvolvimento, incluindo a conceção de projetos e a estratégia da cooperação portuguesa para o desenvolvimento, procurando-se articular a componente prática com a teoria e com os desafios atuais.

Ler mais...

Boa Governação, Cidadania e Direitos Humanos

Os conceitos de boa governação, participação e democracia adquiriram enorme saliência no discurso e prática da cooperação nas últimas duas décadas (Doornbos 2001). Independentemente das dificuldades definicionais que apresentam, existe um consenso sobre a sua importância para o desenvolvimento – seja como meios para este, seja como fins em si do desenvolvimento. 

Ler mais...