Portugal: Memórias do fim do império

Memórias do fim do império é um curso avançado de pós-graduação que realiza uma “espetrografia” -em todos os sentidos- dos rastos do passado de Portugal em África. O processo de construção de uma memória de África, o campo de batalha de construção de uma memória contemporânea do colonialismo e dos seus problemáticos fins, os horizontes de uma possível memória comum deste tempo complexo, que combina passado e presente estão no centro das reflexões lançadas no curso.

Parceria:  Camões, I.P.- Cátedra Eduardo Lourenço/ Università degli Studi di Bologna - Projeto Memoirs Filhos do Império e Pós-memórias Europeias ERC Horizon 2020 n.648624 sediado no Centro de Estudos Sociais (CES)/Universidade de Coimbra.

 

Créditos da imagem: "Padrão dos Descobrimentos" (2006), do artista angolano Kiluanji Kia Henda   

 

Objetivos

 

  • Configurar as paisagens de memórias, individuais e coletivas, relativas às descolonizações das colónias portuguesas em África;
  • Analisar o impacto dos arquivos mais complexos do passado em/ de África (saudades coloniais, a experiência da Guerra colonial, o movimento do Retorno e dos “retornados, etc.);
  • Realizar uma abordagem inicial às emergências das produções culturais afropolitanas portuguesas, como um espaço acesso alternativo aos labirintos da experiência de Portugal em África e a sua contemporaneidade europeia;

 

    Metodologia

    Atividades assíncronas e síncronas com partilha de material multimédia, trabalhos individuais e de grupo, em discussão permanente com os docentes.

    Duração

    12 semanas: de outubro 2020 a fevereiro 2021 (1 semestre)

    Avaliação

    O trabalho participativo por módulo (4-5 horas por semana) é submetido a uma avaliação continuada, tanto individual como de grupo. A nota final será o resultado das avaliações parciais formuladas por cada módulo.

    Certificação

    Será emitido um certificado conjunto pelo Camões, I.P., e a Cátedra Eduardo Lourenço para os candidatos que realizarem as ativividades com aproveitamento. Este certificado é equivalente a um curso de 30 horas presenciais no Mestrado de Letterature Moderne Comparate e Postcoloniali do Departamento de Línguas Literaturas e Culturas Modernas da Universidade de Bolonha.

     

     

    + Info: