Comunicados de Imprensa

Camões, I.P. e OEI e aprofundam compromisso de cooperação a favor da língua portuguesa na região ibero-americana

Lisboa, 19 de abril de 2021

Camões I.P. e OEI reforçam o compromisso de cooperação entre as duas organizações, em especial no domínio da difusão da língua portuguesa. De acordo com o seu compromisso de tornar a OEI uma organização bilingue, os estudantes dos leitorados do Camões I.P. têm agora a possibilidade de realizar estágios nos escritórios dos 18 países onde a OEI está representada. 

Ler mais...

Portugal apoia os esforços de Timor-Leste na recuperação dos danos causados pelas cheias

Lisboa, 17 de abril de 2021

Portugal tem apoiado aos esforços do Governo de Timor-Leste na sequência das cheias do passado dia 4 de abril, que atingiram os 13 municípios do país, sendo a capital, Díli, a mais afetada.

Ler mais...

Portugal mantém programação especial em 2021 como País Convidado da Feira do Livro de Leipzig, adiada para 2022

Lisboa, 1 de abril de 2021

Depois do adiamento para 2022 da presença como País Convidado na Feira do Livro de Leipzig, Portugal prepara agora a participação no festival literário digital que, em substituição da edição deste ano da Feira, cancelada por força da pandemia, irá decorrer no próximo mês de maio, em Leipzig, aproveitando para promover vários dos cerca de 50 novos livros de autores de língua portuguesa que serão editados ao longo do ano na Alemanha.

Ler mais...

Cátedra de Português Língua Segunda e Estrangeira Camões, I.P. / Universidade Eduardo Mondlane

Lisboa, 11 de março de 2021

Projeto DiPoMo – Dicionário do Português de Moçambique

A Cátedra de Português Língua Segunda e Estrangeira na Faculdade de Letras e Ciências Sociais da Universidade Eduardo Mondlane (UEM), em Maputo, acolheu, na primeira semana de março, o 1.º Curso de Formação sobre a construção do corpus do português de Moçambique, inserido nas atividades de elaboração do Dicionário do Português de Moçambique (DiPoMo), projeto cofinanciado pelo Camões – Instituto da Cooperação e Língua, através do Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP).

Ler mais...

Portugal entrega 60 000 testes PCR a Cabo Verde, Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe

Lisboa, 5 de março de 2021

Portugal vai entregar cerca de 60.000 testes PCR, para testagem à COVID-19, e correspondentes kits de extração, a Cabo Verde, Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe, associando-se desta forma ao apoio a estes países africanos de língua oficial portuguesa (PALOP), para reforço dos meios de diagnóstico e de rastreio, na deteção e tratamento dos casos de infeção.

Ler mais...

Plataforma web vai apoiar a formação jurídica e judiciária dos Países de Língua Oficial Portuguesa

Lisboa, 22 de fevereiro de 2021

A Ministra da Justiça de Portugal, Francisca Van Dunem, e a Ministra da Justiça e do Trabalho da República de Cabo Verde, Janine Lélis, na qualidade de presidente em exercício da Conferência de Ministros da Justiça dos Países de Língua Oficial Portuguesa (CMJPLOP), assinam, no próximo dia 23 de fevereiro, às 15:30 (hora de Lisboa/ 14:30 de Cabo Verde), numa cerimónia online, os Acordos de Delegação relativos à Plataforma de Formação e Cooperação desenvolvida no âmbito do Projeto de Apoio à Consolidação do Estado de Direito nos PALOP e Timor-Leste (PACED), financiado pela União Europeia e cofinanciado e gerido pela Cooperação Portuguesa através do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P.

Ler mais...

União Europeia e Cooperação Portuguesa fortalecem laboratório da Polícia Científica de Investigação Criminal de Timor-Leste

No âmbito do PACED – Projeto de Apoio à Consolidação do Estado de Direito nos PALOP e em Timor-Leste, realiza-se na sede da Polícia Científica de Investigação Criminal (PCIC), em Díli, a cerimónia de entrega do quarto lote de material de laboratório, que reforçará a capacidade de atuação na prevenção e combate à criminalidade organizada.No âmbito do PACED – Projeto de Apoio à Consolidação do Estado de Direito nos PALOP e em Timor-Leste, realiza-se na sede da Polícia Científica de Investigação Criminal (PCIC), em Díli, a cerimónia de entrega do quarto lote de material de laboratório, que reforçará a capacidade de atuação na prevenção e combate à criminalidade organizada.

Ler mais...

Pandemia obriga ao cancelamento da Feira do Livro de Leipzig 2021, mas mais autores serão publicados na Alemanha

Face à proibição da realização de grandes eventos na Alemanha, no contexto da atual crise pandémica, a Direção da Feira do Livro de Leipzig cancelou a edição de 2021 daquela importante Feira, na qual Portugal seria o País Convidado de Honra, sob o signo de Maria Gabriela Llansol. Foi igualmente cancelado o Festival Literário que deveria decorrer em paralelo, “Leipzig Lê”.

Ler mais...

Bolsas de Estudo da Cooperação Portuguesa

Lisboa, 18 de janeiro de 2021

 

1. Dados sobre as Bolsas de Estudo da Cooperação Portuguesa relativas ao ano letivo (2020/2021)

As Bolsas da Cooperação compreendem duas realidades (bolsas de estudo em Portugal e bolsas de estudo no país de origem do bolseiro):

Ler mais...

Webinar Subvenções | Convite 4 FRESAN - Segurança Alimentar e Nutrição no Sul de Angola

Lisboa, 11 de janeiro de 2021

O Projeto FRESAN – Fortalecimento da Resiliência e da Segurança Alimentar e Nutricional em Angola, financiado pela União Europeia, gerido parcialmente e cofinanciado pelo Camões, I.P., irá realizar no próximo dia 13 de janeiro de 2020, pelas 10h30 (hora de Lisboa) um Webinar sobre o Convite 4 à apresentação de propostas para cofinanciamento de projetos de organizações da sociedade civil destinados a subvencionar ações que contribuam para a redução da fome, pobreza e vulnerabilidade à insegurança alimentar e nutricional, através do fortalecimento sustentável da agricultura familiar, nas províncias angolanas da Huíla, Cunene e Namibe.

Ler mais...