Comunicados de Imprensa

Catarina Furtado é a próxima convidada do ciclo de conversas “Camões dá que falar”

Camões, I.P. – 22 de janeiro de 2019, 18h00

Catarina Furtado, apresentadora, atriz e documentarista, é a primeira convidada de 2019 do ciclo de conversas “Camões dá que falar. A sessão terá lugar no dia 22 de janeiro de 2019, às 18h00, no Auditório do Camões, I.P. (Rua Rodrigues Sampaio, 113, Lisboa).

Ler mais...

Apresentação Pública da Obra “ Camões e Cervantes – Contrastes e Convergências”

Camões, I.P., 21/01/2019

Será apresentada no dia 21 de janeiro de 2019, às 16h30, no Auditório do Camões, I.P. (Rua Rodrigues Sampaio, 113, Lisboa), a obra “ Camões e Cervantes – Contrastes e Convergências”, uma publicação do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. e do Instituto Cervantes, que presta homenagem aos dois maiores expoentes da literatura ibérica e europeia. Esta sessão contará com a presença dos autores, Helder Macedo e Carlos Alvar, bem como do Presidente do Camões, I.P., Luís Faro Ramos e do Presidente do Instituto Cervantes, Luís Garcia Montero.

Ler mais...

Seminário sobre Cooperação, Cultura e Língua

Lisboa, 7 e 8 de janeiro de 2019

O Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. irá realizar nos dias 7 e 8 de janeiro de 2019, em Lisboa, um Seminário sobre Cooperação, Cultura e Língua, destinado a adidos, conselheiros e técnicos setoriais de cooperação para o desenvolvimento, coordenadores de projetos de cooperação bilateral e delegada, adidos e conselheiros culturais, responsáveis de cátedras, leitores e coordenadores de ensino de português no estrangeiro e adjuntos.

Ler mais...

Assinatura de Protocolo de Cooperação entre o Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., o Ministério das Relações Exteriores do Brasil (MRE) e a Escola Internacional das Nações Unidas (UNIS)

Camões, I.P., 05/12/2018

Tem lugar hoje, dia 5 de dezembro de 2018, às 16 horas (21h de Lisboa), em Nova Iorque, a assinatura de um Protocolo de Cooperação entre o Camões, I.P., o Ministério das Relações Exteriores do Brasil (MRE) e a Escola Internacional das Nações Unidas (UNIS), para a implementação de aulas de português extracurricular nessa Escola em Nova Iorque.

Ler mais...

Desaparecimento da Professora Giulia Lanciani

O Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. e a Embaixada de Portugal em Roma manifestam o seu profundo pesar pelo falecimento da Professora Giulia Lanciani, uma brilhante académica, investigadora, tradutora e docente de Língua Portuguesa em Itália e, para várias gerações de lusitanistas e estudantes, uma referência ímpar na ligação entre os nossos dois países.

Ler mais...

“Último caderno de Lanzarote”, diário de José Saramago, em debate na sessão especial do “Camões dá que falar” com Pilar del Río

Camões, I.P. – 5 de novembro de 2018, 18h00

Pilar del Río, atual presidente da Fundação José Saramago, é a oradora convidada da sessão especial do ciclo de conversas “Camões dá que falar”. A sessão terá lugar no dia 5 de novembro de 2018, às 18h00, no Auditório do Camões, I.P. (Rua Rodrigues Sampaio, 113, Lisboa).

Ler mais...

“A Língua Portuguesa no mundo globalizado” em debate no “Camões dá que falar” com Domício Proença Filho

Camões, I.P. – 31 de outubro de 2018, 18h00

Domício Proença Filho, antigo presidente da Academia Brasileira de Letras, é o próximo orador convidado do ciclo de conversas “Camões dá que falar”. A sessão terá lugar no dia 31 de outubro de 2018, às 18h00, no Auditório do Camões, I.P. (Rua Rodrigues Sampaio, 113, Lisboa).

Ler mais...

Inauguração da Cátedra Fernão de Magalhães na Universidade de Playa Ancha

Chile - 19/10/2018

No âmbito da deslocação ao Chile da Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Teresa Ribeiro, terá lugar no dia 19 de outubro de 2018, a inauguração da Cátedra Fernão de Magalhães na Universidade de Playa Ancha, em Valparaíso, no Chile.

Ler mais...

Camões, I.P. e Fundação José Saramago disponibilizam exposição inédita comemorativa dos 20 anos do Prémio Nobel de Literatura de José Saramago

Uma parceria entre o Camões, I.P. e a Fundação José Saramago tornou possível que qualquer instituição, em qualquer parte do mundo, tenha a partir de hoje à sua disposição uma exposição inédita, em português e inglês, comemorativa dos 20 anos do Prémio Nobel de Literatura de José Saramago, até hoje único autor em língua portuguesa a receber tal distinção.

Ler mais...

Camões, I.P. assina memorando de entendimento com Fundação espanhola Mulheres por África para melhorar o desenvolvimento de África e das comunidades africanas em Espanha e Portugal

Camões, I.P. - 10/10/2018

Terá lugar no dia 10 de outubro, pelas 12h30, na sede do Camões, I.P., em Lisboa, a assinatura de um memorando de entendimento entre o Camões, I.P. e a Fundação Mulheres por África.

Ler mais...