Comunicados de Imprensa

Portugal país convidado de honra da Bienal Internacional do Livro de São Paulo

Lisboa, 14 de abril de 2022

Portugal é o país convidado de honra da Bienal Internacional do Livro de São Paulo 2022, que decorre entre os dias 2 e 10 de julho.

Ler mais...

Editora LIDEL e Camões, I.P. e renovam cooperação para a Promoção da Língua Portuguesa

Lisboa, 18 de março de 2022

Foi assinada hoje, dia 18 de março de 2022, na sede do Camões, I.P., em Lisboa, a renovação do Protocolo de apoio à promoção da língua portuguesa para o biénio 22-23, entre o Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. e a editora LIDEL – Edições Técnicas, Lda, uma das entidades pioneiras a adquirir o estatuto de Empresa Promotora da Língua Portuguesa.

Ler mais...

Assinatura de Memorando de Entendimento entre o Camões, I.P. e a Universidade da África do Sul (UNISA)

Lisboa, 04 de fevereiro de 2022

O Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. assinou no dia 04 de fevereiro de 2022 um Protocolo de Cooperação com a Universidade da África do Sul (UNISA), que visa estabelecer as condições para a criação e manutenção de um programa de formação de professores de português, promovendo a língua portuguesa e as culturas de expressão portuguesa, mediante o apoio à contratação de um docente de língua e cultura portuguesas.

Ler mais...

Porto Editora e Camões, I.P. renovam cooperação no âmbito do programa Empresa Promotora da Língua Portuguesa

Lisboa, 04 de fevereiro de 2022

Foi assinado no dia 04 de fevereiro de 2022, na sede do Camões, I.P., em Lisboa, um Protocolo entre o Camões – Instituto da Cooperação e da Língua e a Porto Editora, S.A. que visa o apoio à promoção da Língua Portuguesa. A cooperação foi celebrada pelo Presidente do Camões, I.P., João Ribeiro de Almeida, e pelo Diretor do Departamento Internacional da Porto Editora, S.A., Miguel Martins.

Ler mais...

Criação da Licenciatura em Língua e Literatura Portuguesas na Faculdade de Letras e Filosofia da Universidade de Liubliana, na Eslovénia

Lisboa, 18 de janeiro de 2022

A criação de uma licenciatura em Língua e Literatura Portuguesas na Faculdade de Letras e Filosofia da Universidade de Liubliana é a concretização de um objetivo prosseguido há cerca de 15 anos pelo Leitorado da Língua e Cultura Portuguesas em Liubliana e pelo Departamento das Línguas e Literaturas Românicas daquela Faculdade, iniciando uma nova fase da promoção da lusofonia na Eslovénia.

Ler mais...

Portugal reforça o apoio ao orçamento de Cabo Verde

Lisboa, 27 de dezembro de 2021

Portugal irá reforçar em 100.000 euros o seu apoio direto ao Orçamento do Estado de Cabo Verde. Em 2021, o apoio total será de 600.000 euros.

Ler mais...

Criação da Cátedra Mário Soares na Universidade de Rennes 2

Lisboa, 14 de dezembro de 2021

Foi assinado hoje, dia 14 de dezembro de 2021, em Rennes, um Protocolo entre o Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. e a Universidade de Rennes 2, que cria a Cátedra Mário Soares, a sexagésima do Camões, I.P.

Ler mais...

O Camões, I.P. e a Embaixada de Portugal em Marrocos apresentam 5 vídeos sobre a presença de Portugal em Marrocos entre os séculos XV e XVIII

Lisboa, 07 de dezembro de 2021

A presença de Portugal em Marrocos entre os séculos XV e XVIII é o tema de cinco vídeos da autoria do arquiteto Frederico Mendes Paula disponíveis a partir de 07 de dezembro de 2021, no canal de vídeo do YouTube do Camões, I.P.: https://www.youtube.com/c/CamoesIP.

Ler mais...

Projeto PROCULTURA PALOP/TL apoia a criação artística contemporânea nos PALOP

Lisboa, 29 de novembro de 2021

O Projeto PROCULTURA PALOP-TL vai apoiar quatro polos de criação artística contemporânea em Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe, num total de 200 mil euros.

Ler mais...

Polícias Guineenses recebem formação da INTERPOL em combate ao tráfico de armas de fogo e crimes associados

Bissau, 24 de novembro de 2021

Realiza-se, entre os dias 24 e 26 de novembro de 2021, em Bissau, o Curso de Formação contra o Tráfico de Armas de Fogo e Crimes Associados, uma iniciativa do Programa de Armas de Fogo da INTERPOL, em coordenação com o PACED – Projeto de Apoio à Consolidação do Estado de Direito nos Países de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) e Timor-Leste, financiado pela União Europeia e cofinanciado e gerido pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. (Camões I.P.)

Ler mais...