Lisboa, 7 de outubro de 2025
- Portugal enviou ampolas de Fomezipole injetável, medicamento essencial para tratar as vítimas de intoxicação por metanol em diferentes regiões do Brasil.
- A operação envolveu o Ministério dos Negócios estrangeiros, o Ministério da Saúde, a Secretaria-Geral do Ministério da Saúde, o INFARMED, I.P. e o Camões, I.P.
Doação de medicamento visa diminuir número de vítimas mortais
Em resposta a um pedido das autoridades brasileiras, Portugal enviou, hoje, 7 de outubro de 2025, para a República Federativa do Brasil ampolas de Fomepizole injetável, medicamento essencial para o tratamento dos doentes que foram vítimas de intoxicação exógena por metanol em diferentes regiões daquele país.
A doação do Governo português insere-se no quadro das excelentes relações de cooperação e amizade entre os dois países e mobilizou diferentes entidades nacionais nos últimos dias, em particular o Ministério dos Negócios Estrangeiros, o Ministério da Saúde, a Secretaria-Geral do Ministério da Saúde, o INFARMED, I.P. e o Camões, I.P.
Portugal espera que a doação contribua para ultrapassar a situação de emergência de saúde pública que aquele Estado-membro da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) enfrenta e, sobretudo, para diminuir o número de vítimas mortais.
Comunicado conjunto do Ministério dos Negócios Estrangeiros e Ministério da Saúde