Notícias

Lisboa: Sessão de trabalho sobre a Agenda da Cooperação para o Desenvolvimento Europeia e Iniciativas Equipa Europa

Decorreu a 17 de janeiro de 2022, a visita a Lisboa de Félix Fernandez-Shaw, Diretor da INTPA.D (DG INTPA - Directorate-General for International Partnerships) - Política de Desenvolvimento Sustentável e Coordenação, inserida em périplo por algumas capitais europeias (Lisboa, Madrid, Berlim, Copenhaga e Estocolmo), para clarificar questões relativas à organização e funcionamento das Iniciativas Equipa Europa.

Ler mais...

Apresentação da programação da Temporada Portugal-França

A apresentação da programação da Temporada Portugal-França, que terá lugar entre fevereiro e outubro deste ano, decorreu hoje numa sessão em ‘streaming’ a partir do Palácio da Ajuda, em Lisboa, e da Torre Eiffel, em Paris.

Ler mais...

Eslovénia: Criação da Licenciatura em Língua e Literatura Portuguesas na Faculdade de Letras e Filosofia da Universidade de Liubliana

A criação de uma licenciatura em Língua e Literatura Portuguesas na Faculdade de Letras e Filosofia da Universidade de Liubliana é a concretização de um objetivo prosseguido há cerca de 15 anos pelo Leitorado da Língua e Cultura Portuguesas em Liubliana e pelo Departamento das Línguas e Literaturas Românicas daquela Faculdade, iniciando uma nova fase da promoção da lusofonia na Eslovénia.

Ler mais...

Concurso de fotografia Portugal-Marrocos "Olhares cruzados 2021"

O vencedor da 2.ª edição do concurso de fotografia “Portugal-Marrocos: Olhares cruzados” é o fotógrafo Rui Fernandes. A foto vencedora ,“Nevoeiro mágico”, tirada no porto de Essaouira, foi anunciada pela Embaixada de Portugal em Rabat no dia 13 de janeiro de 2022.

Ler mais...

Conferência de imprensa de apresentação da "Temporada Portugal-França" 2022

A "Temporada Portugal-França 2022" realiza-se entre fevereiro e outubro de 2022 sob o mote "O sentimento Oceânico", fio condutor para uma programação intensa e diversificada que inclui mais de 200 eventos e 400 entidades em ambos os países.

Ler mais...

Projeto Karibu - Integração escolar de deslocados internos em Cabo Delgado

O Projeto “Karibu (Bem-vindos) Integração escolar de deslocados internos em Cabo Delgado”, que decorrerá durante 2 anos no Bairro de Mahate em Pemba, Moçambique, completou, no mês de dezembro de 2021, a sua primeira fase que corresponde ao primeiro ano de implementação.

Ler mais...

Guiné-Bissau: Projeto “PAPIA KU MI - Promoção da Saúde e dos Direitos Sexuais e Reprodutivos na Ilha de Bolama”

Encontra-se em curso, na Ilha de Bolama do Arquipélago dos Bijagós na Guiné-Bissau, o projeto “PAPIA KU MI: Promoção da Saúde e dos Direitos Sexuais e Reprodutivos na Ilha de Bolama”, promovido pela Fundação AMI – Assistência Médica Internacional em parceria local com as Direções Regionais de Saúde e de Educação de Bolama, com o cofinanciamento do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P.

Ler mais...

Um ano de projeto "1 000 dias de boa alimentação - de mãos dadas entre a agricultura e a nutrição pelas mulheres grávidas e crianças do distrito da Ilha de Moçambique"

O projeto "1 000 dias de boa alimentação - de mãos dadas entre a agricultura e a nutrição pelas grávidas e crianças do distrito da Ilha de Moçambique" completou a sua primeira fase, que corresponde a 1 ano de implementação, no mês de dezembro de 2021.

Ler mais...

Moçambique: Realização do 3.º Comité Gestor do Projeto Gorongosa Café para a produção sustentável de café na Serra da Gorongosa

Realizou-se, em dezembro de 2021, o 3.º Comité Gestor do Projeto Gorongosa Café - projeto de cooperação trilateral que resulta de uma parceria entre o Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., a Agência Brasileira de Cooperação e o Ministério da Terra, Ambiente e Desenvolvimento Rural de Moçambique, tendo como objetivo geral a caracterização e implementação de um sistema de produção de café sustentável na Serra da Gorongosa, em Moçambique, mitigando os efeitos da desflorestação e das alterações climáticas, promovendo o agronegócio e aumentando o rendimento e a segurança alimentar das famílias rurais.

Ler mais...

Projeto "ED-Comunicar: do conhecimento à mobilização"

O último trimestre de 2021 marcou o arranque do projeto “ED-Comunicar: do conhecimento à mobilização”, que conta com a parceria coordenada pela ADRA Portugal, composta por outras sete Organizações Não Governamentais para o Desenvolvimento (ONGD): AIDGLOBAL – Acção e Integração para o Desenvolvimento Global, Associação Par – Respostas Sociais, Fundação Cidade de Lisboa, FGS - Fundação Gonçalo da Silveira, IMVF – Instituto Marquês de Valle-Flôr, Mundo a Sorrir e Rosto Solidário.

Ler mais...