Notícias

Angola: Projeto PACED faz apresentação do Manual do Processo Penal Angolano

No dia 30 de junho de 2022, decorreu no Auditório do Instituto Nacional de Estudos Judiciários, em Luanda, a cerimónia de apresentação do Manual do Processo Penal Angolano e de entrega dos certificados da formação de formadores a Técnicos e Oficiais de Justiça no âmbito do Projeto de Apoio à Consolidação do Estado de Direito nos PALOP e em Timor-Leste (PACED).

Ler mais...

Guiné-Bissau: Entrega de certificados da oficina de técnicas de redação “Escrever+”

No dia 30 de junho de 2022, decorreu a entrega de certificados de participação da oficina de técnicas de redação “Escrever+”, dinamizada no Camões - Centro de Língua Portuguesa (CLP) em Bissau.

Ler mais...

Senegal: Gincana no âmbito das comemorações dos 450 anos da 1.ª edição d’ "Os Lusíadas"

No dia 25 de junho de 2022, no âmbito da comemoração dos 450 anos da 1.ª edição de "Os Lusíadas", o Camões - Centro de Língua Portuguesa (CLP) em Dacar, na Universidade Cheikh Anta Diop (UCAD), organizou uma gincana que decorreu no campus da universidade.

Ler mais...

Guiné-Bissau: Assinatura do Protocolo do Programa de Cooperação Técnico-Policial e Proteção Civil

Decorreu no dia 28 de junho de 2022, no Camões - Centro Cultural Português em Bissau, a assinatura do Protocolo do Programa de Cooperação Técnico-Policial e Proteção Civil com a República da Guiné-Bissau, referente aos anos 2021 e 2022, e a entrega de equipamento informático.

Ler mais...

Brasil: Portugal país convidado de honra na Bienal Internacional do Livro de São Paulo

Portugal é país Convidado de Honra da 26.ª edição da Bienal Internacional do Livro de São Paulo (BILSP), onde desenvolverá, entre 2 e 10 de julho de 2022, uma intensa programação literária e cultural nos espaços oficiais da Feira e no Pavilhão concebido para o efeito.

Ler mais...

Brasil: Exposição “Amado Saramago – Uma visita à Bahia”

No âmbito do Festival Viva a Língua, terá lugar no dia 8 de julho de 2022, na Casa do Rio Vermelho - casa onde viveram Jorge Amado e Zélia Gattai -, a inauguração da exposição fotográfica “Amado Saramago – Uma visita à Bahia”.

Organizada pelo Consulado Geral de Portugal na Bahia, em parceria com a Fundação José Saramago e Fundação Casa de Jorge Amado, a exposição reúne fotografias inéditas de ambos os escritores tiradas pelo fotógrafo baiano Xando Pereira, durante a visita a Salvador de José Saramago, em 1996.

Durante o evento será transmitida em vídeo a leitura de cartas trocadas entre José Saramago e Jorge Amado, por Pilar del Río e Paloma Amado. Será ainda inaugurado o quarto de visitas da Casa Jorge Amado, com objetos pessoais de José Saramago.

Na ocasião, será lançado no Brasil o livro “Saramago, os seus nomes”, com a presença dos escritores Ricardo Viel e Alejandro Garcia.

Conferência dos Oceanos 2022 | Projeto GO BLUE realiza evento “Advancing the Blue Economy in Kenya”

No dia 28 de junho de 2022, à margem da Conferência dos Oceanos, o Projeto GO BLUE realizou um evento, em formato vitual, com o título Advancing the Blue Economy in Kenya.

Ler mais...

Cabo Verde: Reunião do 3.º Comité Estratégico do Projeto da União Europeia GESTDOC

O 3.º Comité Estratégico do GESTDOC - Modernização e Reforço da Cadeia de Identificação e Segurança Documental em Cabo Verde e na Guiné-Bissau, realizou-se no dia 28 de junho de 2022, em Cabo Verde, tendo sido acompanhado por videoconferência na Guiné-Bissau.

Ler mais...

Assinatura do Memorando de Entendimento com a República da Guiné-Bissau

Foi assinado, no dia 29 de junho de 2022, o Memorando de Entendimento entre o Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. e o Governo da República da Guiné-Bissau, no âmbito da implementação do programa "Apoio à Estratégia Marítima Integrada da África Ocidental" (SWAIMS - Support to West Africa Integrated Maritime Strategy).

Ler mais...

Projeto PFMO | Deputados e técnicos do Parlamento Nacional de Timor-Leste realizam missão de estudo em Portugal

No dia 27 de junho de 2022, iniciou-se, em Portugal, a missão de estudo de 12 deputados e 3 técnicos da Comissão de Finanças Públicas do Parlamento Nacional de Timor-Leste às Instituições de Supervisão Orçamental e de Gestão das Finanças Públicas Portuguesas, promovida no âmbito do projeto “Parceria para a melhoria da prestação de serviços através do reforço da Gestão e da Supervisão das Finanças Públicas em Timor-Leste” (PFMO), financiado pela União Europeia e cofinanciado e gerido pelo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P.

Ler mais...