Notícias

II Concurso de Fotografia "Portugal e Marrocos: Jardins do Atlântico”

No dia 10 de junho - Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas - de 2021, a Embaixada de Portugal em Marrocos e o Camões - Centro Cultural Português em Rabat lançaram um concurso de fotografia com o objetivo de promover e divulgar, através da imagem fotográfica, os laços existentes entre Portugal e Marrocos.

Ler mais...

Senegal: Conferência de Jean Karim Coly em Dacar

Decorreu no Camões – Centro de Língua Portuguesa em Dacar, no dia 11 de junho de 2021, uma conferência/lançamento do livro de Jean Karim Coly “La Démocratie: un facterur fondamental pour le développement économique et durable de l’Afrique de Ouest et pour la stimulation du commerce international”. A conferência, em português, teve uma duração de quase duas horas, a que se seguiu um período com intervenções do público (cerca de 25 estudantes).

Ler mais...

2.ª Conferência sobre a Fragilidade dos Estados: Pandemia, Vacinação e Solidariedade

O Clube de Lisboa e g7+, com o Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., a Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Económico (OCDE), o Instituto Marquês de Valle Flôr (IMVF) e a Câmara Municipal de Lisboa como parceiros, irão organizar a 2.ª Conferência sobre a Fragilidade dos Estados no dia 28 de junho de 2021, em formato online.

Ler mais...

Hungria: Inauguração da ”Calçada Portuguesa em Budapeste”

A Embaixada de Portugal e o  Camões - Centro de Língua Portuguesa em Budapeste, em colaboração com as Escolas de Jardinagem e de Calceteiros da Câmara Municipal de Lisboa e com a autarquia do Bairro do Castelo da capital húngara, inauguram, no dia 15 de junho de 2021, uma obra simbólica de calçada portuguesa no Parque Europa de Budapeste, às portas do bonito Bairro do Castelo, como forma de assinalar a Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia e de, simultaneamente, celebrar os fortes laços existentes entre as duas cidades geminadas: Lisboa e Budapeste.

Ler mais...

PALOP e Timor-Leste congratulam-se com os resultados alcançados pelo PACED

O Comité de Pilotagem do Projeto de Apoio à Consolidação do Estado de Direito nos PALOP e Timor-Leste (PACED) reuniu a 9 de junho de 2021. Este que é o principal órgão de direção estratégica do projeto louvou os resultados atingidos, aprovou o plano das atividades para 2021 e sublinhou o interesse na continuidade da cooperação nas áreas de atuação pelo PACED depois do seu término.

Ler mais...

Colóquio virtual "O espanhol e o português: projeção internacional"

O colóquio virtual "O espanhol e o português: projeção internacional", terá lugar nos dias 16 e 17 de junho de 2021, às 15h30. O evento é organizado pelo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. e o Instituto Cervantes, em colaboração com a Secretaria Geral Ibero-americana (SEGIB).

Ler mais...

Senegal: Comemorações do Dia de Portugal pelo Camões – Centro de Língua Portuguesa de Dacar

O Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas foi celebrado pelo Camões - Centro de Língua Portuguesa (CLP) em Dacar, com a realização da "Gincana 10 de junho de 2021", que contou com a participação direta de 40 estudantes de Português.

Ler mais...

Alemanha: Lançamento da "Cabine Berlim-Portugal 2021/2022" na Bebelplatz Berlim

No âmbito da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia, teve lugar, no dia 8 de junho de 2021, a inauguração, na praça berlinense Bebelplatz - onde, em maio de 1933, decorreu a queima de livros decretada pelo regime nazi - , uma instalação com livros de autores portugueses e alemães censurados, apreendidos e queimados durante o período em que, em Portugal e na Alemanha, vigoraram regimes ditatoriais.

Ler mais...

Guiné-Bissau: União Europeia e Camões, I.P., reforçam Centro Nacional de Formação Jurídica

Teve lugar, no dia 7 de junho de 2021, na Faculdade de Direito de Bissau, a entrega de equipamento de formação à distância ao CENFOJ - Centro Nacional de Formação Jurídica da Guiné-Bissau, no âmbito do PACED - Projeto de Apoio à Consolidação do Estado de Direito nos PALOP e em Timor-Leste, financiado pela União Europeia e cofinanciado e gerido pelo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P.

Ler mais...

Senegal: Embaixada de Portugal em Dacar e a Associação Zéro Déchet Sénégal anunciam os restaurantes certificados com “Meu restaurante zero lixo”

No dia 31 de maio de 2021, a Embaixada de Portugal no Senegal e a Associação Zéro Déchet Sénégal anunciaram os 15 primeiros restaurantes a receber a certificação “Meu restaurante zero lixo”, ultrapassando a meta de 10 restaurantes.

Ler mais...