Notícias

Candidaturas abertas para Residência Artística em Dança na cidade de Lisboa

O Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. e a Câmara Municipal de Lisboa selecionam um artista para uma residência artística na cidade de Lisboa, com a duração de um mês, a realizar de 1 a 30 de novembro de 2019.

Read more ...

Colômbia: Teresa Salgueiro e Ana Moura apresentam-se em concertos em Bogotá

Em 2019 passam 200 anos sobre o termo da Batalha de Boyacá, um marco fundamental na consolidação da Independência da Colômbia e na afirmação da nação colombiana como se entende hoje. No âmbito destas celebrações, realiza-se nos dias 6 e 7 de setembro de 2019, no Teatro Jorge Eliécer Gaitan - um dos principais teatros municipais da cidade de Bogotá - o Festival “Voces de Libertad”, que contará com a presença de Teresa Salgueiro, no dia 6, e de Ana Moura, no dia 7. 

Read more ...

Guiné-Bissau: Lançamento do livro "Olonko", de Ernesto Dabo

Realizou-se, no dia 8 de agosto de 2019, no Camões - Centro Cultural Português em Bissau, o lançamento do livro Olonko, de Ernesto Dabo.

Read more ...

Pautas finais do processo de certificação das aprendizagens do Ensino Português no Estrangeiro – 1.ª Época – América e Europa

Informam-se os alunos e encarregados de educação residentes nos países onde se realizou o exame de Certificação EPE da 1.ª Época – América e Europa que se encontram disponíveis para consulta, nas respetivas Coordenações de Ensino, nas Embaixadas e/ou nos Consulados, as pautas finais com os resultados das provas realizadas a 18 de maio de 2019.

Brasil: Congresso Internacional "Sena & Sophia: centenários”, no Rio de Janeiro

O Real Gabinete Português de Leitura e a Cátedra Jorge de Sena, da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro, realizam o Congresso Internacional “Sena & Sophia: centenários”, entre 2 e 5 de setembro de 2019, no Rio de Janeiro.

Read more ...

México: Assinatura de Protocolo de Cooperação entre o Camões, I.P. e a Escola de Bachirellato da Universidade Latina de América

A assinatura de um Protocolo de Cooperação entre o Camões, I.P. e a Escola de Bachirellato da Universidade Latina de América (UNLA), para a implementação de aulas de português curricular, decorreu no dia 20 de agosto de 2019, em Morélia, no México. A assinatura teve lugar na UNLA e contou com a presença do Presidente Municipal da Cidade de Morélia, Raúl Morón, em representação do Governador do Estado de Michoacán.

Read more ...

Compacto Lusófono para São Tomé e Príncipe

No dia 15 de agosto de 2019 foi assinado, no Palácio dos Congressos, na cidade de São Tomé, o Memorando de Entendimento Específico do Compacto Lusófono para São Tomé e Príncipe, entre o Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), o Governo Português e o Governo Santomense.

Read more ...

I Seminário sobre Cultura, Identidade Coletiva e Empreendedorismo em Maputo

Realizou-se no dia 14 de agosto de 2019, no Camões - Centro Cultural Português em Maputo, o I Seminário sobre Cultura, Identidade Coletiva e Empreendedorismo, no âmbito do Projeto Raízes e Cultura – Empreendedorismo cultural e reforço da identidade e cultura moçambicana, coordenado pela FEC - Fundação Fé e Cooperação e pela Associação Khandlelo, e cofinanciado pelo Camões, I.P. e pela União Europeia.

Read more ...

Assinatura do Memorando de Entendimento de Apoio ao Setor Educativo de São Tomé e Príncipe

O Vice-Presidente do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., Gonçalo Teles Gomes, assinou, no dia 15 de agosto de 2019, o Memorando de Entendimento entre Portugal e São Tomé e Príncipe para a implementação do Programa de Apoio Integrado ao Setor Educativo de São Tomé e Príncipe (PAISE-STP), com a Ministra da Educação e Ensino Superior, Julieta Izidro Rodrigues, na presença do Embaixador de Portugal, Luís Gaspar da Silvano.

Read more ...

Dia Mundial da Ajuda Humanitária | 19 de agosto

Assinala-se, a 19 de agosto, o Dia Mundial da Ajuda Humanitária, proclamado pela Organização das Nações Unidas (ONU), em solidariedade com as vítimas e populações mais vulneráveis dos conflitos armados e em homenagem à atuação dos trabalhadores humanitários.

Read more ...

Filters: