Formação de Professores
A Gamificação e o Escape Room Educativo no ensino das línguas
As tecnologias digitais moldam o mundo e algumas têm grande potencial na educação. Mas a sua integração e eficácia dependem das escolhas metodológicas, da conceção de material didático de qualidade e da sua operacionalização. Por isso, o professor tem de ter um conhecimento alargado e consistente de diferentes metodologias participativas e ferramentas digitais, para uma incorporação adequada das mesmas no processo de ensino-aprendizagem.
Ensino de Línguas Baseado em Tarefas: princípios fundamentais e implementação em sala de aula
A formação tem como objetivos clarificar os princípios fundamentais do Ensino de Línguas Baseado em Tarefas (ELBT), e ilustrar a sua implementação em contexto de ensino e aprendizagem de Português como Língua Não Materna (PLNM), com base em lições/sequências de aprendizagem, estratégias metodológicas e materiais didáticos variados.
Propõe-se um percurso formativo que começa com uma breve apresentação da base conceptual e científica que sustenta o ELBT, com destaque para alguns resultados recentes e exemplos de boas práticas.
Cinema e Vídeo. Desconstruções Pedagógicas
Este curso é disponibilizado em articulação com o Plano Nacional de Cinema (PNC), um programa de literacia para o cinema e de divulgação de obras cinematográficas nacionais junto do público escolar. Este programa é uma iniciativa conjunta da Presidência do Conselho de Ministros, através do Gabinete do Secretário de Estado da Cultura, e do Ministério da Educação e Ciência, pelo Gabinete do Secretário de Estado do Ensino Básico e Secundário.
Neste curso, os formandos utilizarão práticas pedagógicas inovadoras recorrendo a obras cinematográficas, aplicando modelos e estratégias de exploração do cinema em ambientes educativos.
O vídeo como dispositivo pedagógico e possibilidades de utilização didática: produção e edição de conteúdos audiovisuais
O século XXI colocou as escolas, e a educação em geral, perante um panorama tecnológico repleto de informação digitalizada e no meio de uma grande explosão de comunicação audiovisual. Perante este cenário de vertiginosa evolução das tecnologias deparamo-nos com a necessidade de pensar e apostar na renovação dos processos e dispositivos pedagógicos, numa escola cada vez mais plural (Moreira, 2017).
Competências e ferramentas digitais no ensino das línguas
A suspensão do ensino presencial, decorrente da situação pandémica forçou professores, alunos e famílias a usar as tecnologias digitais e a encará-las como ferramentas de aprendizagem. Como refere a OCDE, é mais importante do que nunca mobilizar apoio para a inovação, a resiliência e a mudança na educação. Para isso, precisamos de encontrar e de implementar novas metodologias e estratégias de transformação digital na educação.
Aprendizagem e Ensino de Português Língua Não Materna
O curso pretende corresponder às necessidades de formação básica de um grupo diversificado de profissionais (professores, educadores e outros) que atuam (ou pretendem vir a atuar) na área do ensino de Português como Língua Não Materna (Língua Segunda e Língua Estrangeira). Visa, nesse sentido, reunir formandos com experiências pessoais e profissionais distintas e mutuamente enriquecedoras nesta área.
Dado, no entanto, o seu perfil propedêutico, o curso adequa-se, igualmente, a todos quantos, cumprindo as condições de acesso, manifestem interesse e curiosidade pelas temáticas a abordar.
Didática do Português Língua de Herança
Este curso visa contribuir para o desenvolvimento de competências pedagógico-didáticas que permitam ao formando: compreender o conceito de Língua de Herança (LH); compreender as implicações psicolinguísticas e didáticas que advêm do reconhecimento da especificidade do aluno e falante de Língua de Herança; intervir adequadamente no seu contexto de atuação.
Promoção da Leitura na Era Digital
São objetivos principais deste curso: contribuir para alargar a compreensão dos processos de aprendizagem da leitura, junto de profissionais e de cidadãos, interessados na promoção da leitura, analisando a mudança de paradigma ocorrida no século XXI, resultante da permanente oferta de recursos em suporte digital; permitir uma análise fundamentada dos fatores que na nossa época contribuem para a aquisição (ou inibição) de competências e hábitos de leitura; disponibilizar resultados da investigação científica sobre leitura e literacia de forma sintética; contribuir para a eficácia nas práticas de promoção de leitura.
Tecnologias Móveis para o Ensino de Português L2
Durante o desenvolvimento desta oficina de formação, os professores descobrirão formas inovadoras de integrar dispositivos móveis e apps no currículo, em particular, no processo de ensino e aprendizagem do Português como Língua Segunda, explorando cenários de aprendizagem em que os professores se envolvem em práticas reais de utilização e reflexão sobre as potencialidades e os desafios que acarreta a inclusão destas tecnologias em contextos educativos.
- + Info: