Competências e ferramentas digitais no ensino das línguas

A suspensão do ensino presencial, decorrente da situação pandémica forçou professores, alunos e famílias a usar as tecnologias digitais e a encará-las como ferramentas de aprendizagem. Como refere a OCDE, é mais importante do que nunca mobilizar apoio para a inovação, a resiliência e a mudança na educação. Para isso, precisamos de encontrar e de implementar novas metodologias e estratégias de transformação digital na educação.

Vários estudos mostram como as tecnologias digitais podem ajudar a melhorar a aprendizagem de línguas maternas e estrangeiras. Existem ferramentas digitais à disposição dos professores capazes de os apoiar, tanto no ensino presencial, como a distância. Vivemos numa sociedade altamente informatizada, por isso há necessidade de investimento na formação docente direcionada para as literacias digitais e a integração pedagógica da tecnologia.  Com esta formação, pretende-se oferecer oportunidades para fomentar nos participantes o seu desenvolvimento profissional e digital, contribuindo também para o sucesso do plano de transição digital na educação, não só no ensino das línguas em Portugal, mas também no contexto particular do Ensino Português no Estrangeiro.

 

Objetivos

  • Fomentar as competências digitais e metodológicas dos participantes;
  • Favorecer a utilização crítica das TIC como ferramentas transversais ao currículo;
  • Fomentar a leitura do currículo, partindo da lógica da ação e não apenas do conteúdo;
  • Gerir atividades e projetos curriculares, com apoio a ferramentas digitais;
  • Promover a transição digital na educação;
  • Criar e modificar apresentações digitais interativas;
  • Utilizar as tecnologias digitais, para colaboração e trabalho em equipa;
  • Desenvolver uma variedade de habilidades digitais, adequadas ao contexto de ensino-aprendizagem.

Organização e metodologia

Sessões síncronas (videoconferência): Apresentação e demonstração de temas, recursos e ferramentas digitais; Exploração dos conteúdos da ação; Realização de atividades teóricas e práticas; Análise/discussão/reflexão dos recursos criados individualmente ou em grupo e das estratégias e metodologias implementadas e avaliação dos resultados.

Sessões assíncronas de debate e criação de recursos na plataforma Moodle, com supervisão da formadora.

Módulo 1.

  • Realização das leituras sugeridas, reflexão e partilha no fórum;
  • Estruturação do portfólio digital num website;

Módulo 2.

  • Planificação de atividades e recursos digitais memoráveis;
  • Construção de conteúdos pedagógico-didáticos digitais em formatos variados;

Módulo 3.

  • Criação de recursos multimédia em áudio e vídeo;
  • Avaliação e reformulação das atividades criadas e reflexão sobre possível melhoria;
  • Estruturação de Portfólio Digital com estratégias e produtos criados e partilha de saberes.

Duração

A ação tem 25 horas (10h síncronas e 15h assíncronas).

Propina

A frequência do curso implica o pagamento de 180 €;

No caso dos docentes da rede de Ensino do Português no Estrangeiro e agentes de Cooperação do Camões, I.P. a frequência do curso é gratuita.

Avaliação

A avaliação traduz-se numa classificação final quantitativa, na escala de 1 a 10, expressa através do referencial de menções qualitativas previstas na legislação em vigor. A aprovação no curso dependerá da obtenção de classificação igual ou superior a 5 valores e da frequência mínima de 2/3 do total de horas síncronas e assíncronas da ação.

Cada formando terá de elaborar um Portfólio Digital com todos os recursos produzidos e um documento escrito individual sobre a ação, com opinião crítica sobre o valor da formação e a aplicação das aprendizagens em sala de aula.

A avaliação final será contínua baseada nos seguintes itens gerais:

- Participação nas sessões síncronas (atitudes, qualidade das intervenções e contributos) e sessões assíncronas com reflexões nos fóruns e conceção de recursos (25%);

- Portfólio Digital e recursos pedagógicos produzidos e aplicação dos conteúdos (60%);

- Relatório de reflexão crítica sobre a própria dinâmica de participação na formação (15%).

Certificação

Certificado pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, na modalidade de Curso de Formação.

Destinado a: Professores de línguas dos grupos 110,120, 200, 210, 220, 300, 310, 320, 330, 340 e 350.

 

 

+ Info: