Ensino de Línguas Baseado em Tarefas: princípios fundamentais e implementação em sala de aula

A formação tem como objetivos clarificar os princípios fundamentais do Ensino de Línguas Baseado em Tarefas (ELBT), e ilustrar a sua implementação em contexto de ensino e aprendizagem de Português como Língua Estrangeira, Português como Língua Segunda e Português como Língua de Herança, com base em lições/sequências de aprendizagem, estratégias metodológicas e materiais didáticos variados.

Propõe-se um percurso formativo que começa com uma breve apresentação da base conceptual e científica que sustenta o ELBT, com destaque para alguns resultados científicos recentes e exemplos de boas práticas.

Num segundo momento, e depois de estabelecida uma relação entre a base conceptual do ELBT e alguns documentos fundamentais como o QECR (2001), o QuarEPE (2011) e o Referencial Camões PLE (2017), a formação incidirá, sobretudo, em questões práticas, relacionadas com a preparação de aulas, elaboração de materiais didáticos e modo de implementação em sala de aula.

 

Objetivos

Esta formação tem como finalidade contribuir para o desenvolvimento de competências pedagógico-didáticas que permitam aos participantes:

  • aprofundar conhecimentos sobre metodologias eficazes para o ensino e aprendizagem de Português como Língua Estrangeira, Português como Língua Segunda e Português como Língua de Herança, à luz de resultados de investigações atuais e exemplos de boas práticas;
  • conhecer os princípios fundamentais do Ensino de Línguas Baseado em Tarefas (ELBT);

  • conceber, planificar e implementar aulas baseadas em tarefas, adequadas ao seu contexto de atuação;
  • adotar, sempre que adequado, uma pedagogia baseada em tarefas no ensino de Português como Língua Estrangeira, Português como Língua Segunda e Português como Língua de Herança.

Organização e metodologia

A ação de formação assenta numa metodologia teórico-prática. Esta formação tem uma duração de 30 horas, com sessões assíncronas de trabalho individual autónomo (via Moodle) e sessões síncronas (por videoconferência).

 

Duração

A ação de formação tem uma duração de 3 meses.

 

Propina

  • A frequência do curso implica o pagamento de 200 €;
  • No caso dos docentes da rede de Ensino do Português no Estrangeiro e agentes de Cooperação do Camões, I.P. o custo do curso é de 125 €.

 

Avaliação

A avaliação será contínua e a aprovação na Oficina dependerá da obtenção de classificação igual ou superior a 5 valores, de acordo com o Despacho n.º 4595/2015, Diário da República, 2.ª Série, N.º 87, de 6 de maio.

 

Certificação

A ação de formação  “Ensino de Línguas Baseado em Tarefas: princípios fundamentais e implementação em sala de aula” é uma ação acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico de Formação Contínua, na modalidade de Oficina de formação, com o registo nº CCPFC/ACC-107634/20, relevando para a progressão em carreira de Professores dos grupos 300, 220, 210, 200 e 110.

 

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